Poupança para filho: as melhores estratégias e investimentos com esse objetivo

Por Redação Onze

Talvez ele ainda seja pequeno e ainda nem esteja na escola, mas você já parou para pensar na importância de fazer uma poupança para filho

Ainda que, agora, talvez não faça muito sentido, mas criar o hábito de economizar pequenas quantias mensalmente pode fazer toda a diferença mais tarde.

Ou seja, se você é do tipo que valoriza um futuro com mais tranquilidade e segurança financeira, vale a pena conferir as dicas que separamos neste artigo.

Aprenda como fazer uma poupança para filho e conheça investimentos que funcionam muito bem para esse objetivo.

O que é uma poupança para filho?

Ao falar de poupança, talvez a primeira imagem que surja na sua cabeça seja a da caderneta, o modelo de investimento bancário mais conhecido pelo brasileiro. 

De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), entre os 34% dos brasileiros que costumam fazer reserva financeira, 62% apostam exatamente nessa opção.

No entanto, iniciar uma poupança para filho é mais do que decidir depositar um valor específico no banco todos os meses. Estamos falando do conceito de poupar como estratégia financeira, tendo por objetivo garantir um futuro a quem você ama, independentemente do tipo de investimento escolhido.

Poupança para os filhos vale a pena?

Olhar para os seus filhos já crescidos e imaginar quais desafios eles podem enfrentar é uma boa maneira de entender a importância de poupar desde agora. Essa é uma escolha que sempre vai valer a pena, desde que pensada com cuidado e dentro da realidade do seu orçamento. 

Afinal, não adianta tentar separar mensalmente um valor alto demais e acabar impedindo que a sua família tenha o mínimo de qualidade de vida e bem-estar no presente. 

O segredo está no equilíbrio, fazendo uma análise realista do balanço entre receitas e despesas. É sobre pensar na saúde financeira, economizando dinheiro de maneira regular e inteligente. 

Ao fazer isso, sonhos como ver o seu filho se formar em uma universidade, oferecer a ele o conforto de um carro ou permitir que ele viva a experiência de um intercâmbio internacional ficam muito mais próximos. 

Como abrir uma poupança para o filho?

Um dos principais atrativos da caderneta de poupança é a facilidade de iniciar o investimento. Ainda que o passo a passo possa variar de um banco para o outro, o principal cuidado para evitar perda de tempo é já separar alguns documentos básicos

A lista inclui: 

  • RG e CPF de um representante legal da criança
  • Comprovante de residência (deve ser dos últimos três meses)
  • RG ou certidão de nascimento da criança
  • CPF da criança.

Depois que o processo for concluído, você vai precisar cadastrar uma senha de acesso. Em alguns dias, também deve receber o cartão, que vai ser utilizado para movimentações. 

Mas mesmo trazendo vantagens, como liquidez e ausência da cobrança de taxas e de Imposto de Renda, essa não é a melhor opção para investir o dinheiro e construir uma poupança para filho. 

Um dos motivos é o valor da taxa Selic, mecanismo de correção do rendimento da caderneta. Quanto mais baixa for a taxa básica de juros da economia, menos a poupança rende. Por vezes, nem cobre as perdas provocadas pela inflação.

A dica, então, é buscar outras opções de investimento e colocar tudo na ponta do lápis. 

Três  investimentos de poupança para filho

A seguir, separamos uma lista com três opções de investimentos para filho que podem ser alternativas mais rentáveis, e ainda assim seguras, do que a tradicional poupança. 

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional que vende títulos públicos federais para pessoas físicas. Todo o processo ocorre de forma online. 

De acordo com fatores como o valor total – as aplicações iniciam perto dos R$ 30 – e o tempo de investimento, é possível simular no site as opções com melhor rentabilidade. 

Vale ter atenção, no entanto, para queda de rentabilidade nos últimos meses, por conta da variação negativa das taxas que balizam o retorno oferecido. 

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos modelos mais simples e populares de investimento. Trata-se de um título de renda fixa que é emitido pelos bancos para captar dinheiro e poder financiar as suas atividades, a exemplo da oferta de empréstimos. 

É uma alternativa que oferece boa rentabilidade na comparação com a poupança, mas que também exige atenção às variações negativas das taxas atreladas. 

Previdência privada

Ideal como investimento de longo prazo, mesmo que o objetivo não seja acumular recursos para a aposentadoria, a previdência privada é uma opção que favorece a economia mensal de um valor específico, definido por você. 

Um dos benefícios é a sua simplicidade, pois não exige a gestão ativa do beneficiário. Toda a administração fica a cargo da instituição financeira. 

Outra opção é incentivar a sua empresa a oferecer planos patrocinados de previdência privada. A contribuição é descontada mensalmente da folha de pagamento e a própria empresa pode optar por realizar um aporte adicional periodicamente. 

Assim, o dinheiro acumulado serve de poupança para filho, familiares e outros herdeiros que você tenha.

Operadores independentes, como a Onze, garantem que esse modelo de investimento tenha mais taxas competitivas, melhorando a rentabilidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o nosso blog, com conteúdos especializados, e entre em contato conosco!