Previdência privada tem garantia? Saiba tudo para investir bem!

Por Redação Onze

Previdência-privada-tem-garantia

Entender se a previdência privada tem garantia e os riscos envolvidos é uma parte importante da escolha no momento de aplicar o seu dinheiro.

Afinal, a previdência privada é onde as pessoas colocam o dinheiro para a sua aposentadoria e ninguém quer ter uma surpresa desagradável no futuro, certo?

Enquanto alguns produtos de renda fixa, como CDB, LCI e LCA já são mais conhecidos pelos investidores por serem garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), a previdência privada ainda causa dúvidas em relação às suas garantias.

O FGC cobre as aplicações em previdência privada?

O FGC é um mecanismo importante no mercado financeiro, pois é o que garante a proteção do dinheiro dos investidores, até o limite de R$ 250 mil em caso de falência de uma instituição financeira.

A poupança, CDBs e RDBs, LCIs e LCAs são alguns exemplos de investimentos que o FGC garante. Entretanto, nem todos os investimentos estão nesta lista do FGC.

No caso, a previdência privada não entra no rol de investimentos garantidos pelo FGC. Porém, isso não significa que não existam mecanismos de proteção para os produtos de previdência.

Existe fiscalização para a previdência privada?

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) é o órgão que fiscaliza e regula o mercado de seguros e previdências no Brasil.

Esta, está vinculada ao Ministério da Economia e tem a função de proteger o interesse dos consumidores deste tipo de produto.

Isso significa que a Susep cria e fiscaliza regras para evitar que os consumidores tenham problemas com as seguradoras.

Previdência Privada tem garantia?

Para entender se previdência privada tem garantia, é preciso saber algumas regras que existem neste mercado.

Seguradoras não são submetidas à Lei de Falências

Toda previdência privada é administrada por uma seguradora, mesmo aquelas oferecidas pelos grandes bancos. É comum que estes bancos tenham um braço no ramo de seguros para conseguir oferecer esses produtos.

A vantagem disso é que as seguradoras não são submetidas à Lei de Falências. Assim, diferente de uma empresa normal que ficaria livre das principais obrigações imediatas em caso de falência, a seguradora tem a obrigação de apresentar alternativas de recuperação para os seus clientes.

O fundo de previdência tem seu próprio CNPJ

Outro fator importante é o modo em que uma previdência privada é organizada. Como a previdência é um tipo de fundo de investimento, ela possui um CNPJ próprio. Ou seja, o patrimônio do fundo é separado do patrimônio da seguradora.

Isso garante mais segurança aos investidores, afinal, mesmo em uma situação de insolvência da gestora do fundo, esse dinheiro não pode ser usado para quitar suas dívidas, mesmo as trabalhistas.

Quais são os riscos da previdência privada?

Agora que você já sabe que a previdência privada tem garantia, é importante entender também quais são os riscos deste tipo de investimento.

A previdência privada funciona por meio de fundos. Ou seja, é possível encontrar diferentes fundos de previdência, com carteiras e riscos específicos.

Hoje é possível dividir estes fundos de previdência em quatro categorias:

  • Fundos de Previdência Privada de Renda Fixa

Os fundos de previdência privada de renda fixa, como o próprio nome sugere, aplicam o dinheiro dos investidores em investimento de renda fixa. Isso pode incluir títulos públicos, CDBs, entre outros.

  • Fundos de Previdência Privada de Ações

Este tipo de fundo de previdência investe o dinheiro dos participantes majoritariamente em ações. É importante ler as regras do fundo para entender se existe uma sobre quais ações o fundo irá investir, ou se o investimento ficará totalmente por conta do administrador.

  • Fundos de Previdência Privada Multimercados

Já os fundos de previdência privada multimercados são os fundos que investem o dinheiro dos participantes em diferentes ativos. Isso pode incluir uma mistura de ativos de renda fixa, renda variável e moedas estrangeiras, por exemplo. Neste tipo de fundo, é ainda mais importante conferir as regras para saber onde o dinheiro pode ser aplicado.

  • Fundos de Previdência Privada Balanceados

Por fim, os fundos de previdência privada balanceados são os que buscam retorno também com uma variedade de ativos. Porém, a parcela destinada às aplicações de renda variável é definida em porcentagens, podendo ser de 15%, de 15% a 30%, de 30% a 49% e acima de 49%.

Mas afinal, quais são os riscos destes fundos?

Para avaliar os riscos destes fundos e entender se a previdência privada tem garantia, é preciso analisar o tipo de investimento do fundo escolhido.

Por exemplo, os fundos de previdência de renda fixa são considerados mais conservadores, enquanto os fundos de previdência de ações já são considerados mais arriscados.

Por fim, é importante checar as regras do fundo desejado para analisar também quais são os ativos de renda fixa que o fundo escolhido está investindo, para entender o real risco daquele determinado fundo.

Conheça a primeira PrevTech do Brasil

Já pensou em oferecer uma previdência privada corporativa como benefício para os seus colaboradores?

A Onze é a primeira PrevTech do Brasil, com a missão de oferecer previdência privada corporativa para empresas de qualquer tamanho.

Conheça nossa plataforma tecnológica criada para eliminar burocracia, reduzir as taxas, e agregar mais valor para os seus funcionários.