Susep: guia sobre a Superintendência Nacional de Seguros Privados

Por Redação Onze

Susep

A Susep, Superintendência Nacional de Seguros Privados, é o órgão público responsável por regulamentar, controlar e fiscalizar os planos abertos de previdência privada.

Se você investe ou está pensando em investir em aposentadoria complementar, vale a pena conhecer a entidade, como funciona e quais são suas regras.

Afinal, é ela quem controla as políticas relacionadas aos programas previdenciários abertos no Brasil. Siga a leitura, entenda o que é a Susep, suas principais funções e como as atividades do órgão impactam nos investimentos, incluindo os seus.

O que é Susep?

A Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep) é uma autarquia nacional responsável pelos mercados de previdência complementar aberta, seguros, capitalização e resseguros no Brasil.

Ou seja, produtos financeiros como aposentadoria complementar, seguros de vida e títulos de capitalização são controlados e monitorados pela Susep.

Como uma entidade autárquica, ela é dotada de personalidade jurídica de Direito Público, tendo autonomia administrativa e financeira.

Origem e história da Susep

A sua história no Brasil é tão antiga quanto à própria criação dos seguros no país.

Em dezembro de 1901, há mais de 100 anos, os seguros de vida foram arregimentados pelo “Regulamento Murtinho”, no Decreto nº 4.270.

Neste documento, a “Superintendência Geral de Segurados” foi criada, sendo vinculada ao Ministério da Fazenda. Ela reuniu atribuições que diferentes departamentos faziam até então.

Dessa forma, funções como fiscalização e inspeção dos seguros ficaram sob competência desse órgão governamental.

Em 1903, através do Decreto n° 5.072, a Superintendência Geral de Seguros foi substituída por uma Inspetoria de Seguros, também subordinada ao Ministério da Fazenda.

Já em 1966, o Sistema Nacional de Seguros Privados foi instituído pelo Decreto-Lei nº 73, regulando as operações de seguros e resseguros.  Ele era composto por diferentes entidades e, o que fez surgir a Susep, a Superintendência Nacional de Seguros Privados.

Com o passar dos anos, a previdência privada e os seguros foram se aperfeiçoando na legislação brasileira.

Atualmente, a superintendência é vinculada ao Ministério da Economia, está sediada no Rio de Janeiro e fiscaliza mais de 350 empresas de previdência privada aberta, seguros e outros serviços.

Qual a função da Susep?

A entidade tem como principal função coordenar as atividades dos operadores de produtos previdenciários e securitários.

Em outras palavras, ela atua ordenando as instituições financeiras que vendem planos de benefícios e seguros, além de títulos de capitalização e resseguros.

Além disso, a Susep presta serviços como:

  • Compilação e disponibilização de informações sobre entidades de previdência autorizadas;
  • Divulgação de dados do mercado;
  • Consulta a produtos e empresas autorizadas;
  • Instruções ao consumidor e mercado;
  • Pesquisa pela performance de fundos..

Em resumo, a superintendência tem importantes funções como na coordenação do mercado, e orientação aos contratantes dos planos de previdência e seguro.

Por isso, se você está estudando novas possibilidades em aposentadoria complementar aberta, pode acessar o portal da Susep e encontrar informações relevantes sobre as regras que atingem as operadoras e seus planos.

Principais atribuições da Susep

De acordo com o site da autarquia, a Susep tem nove principais atribuições, sendo elas:

  • Fiscalização da constituição, organização, funcionamento e operação de:
  • Proteção da captação de poupança popular que se efetua através das operações de:
  • Zelo pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados;
  • Promoção do aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados;
  • Promoção da estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem;
  • Zelo pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado;
  • Regularização e acompanhamento dos investimentos daquelas entidades;
  • Observação ao cumprimento das deliberações do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e exercício das atividades que, por este, forem delegadas;
  • Promoção dos serviços de Secretaria-Executiva do CNSP.

Basicamente, as atribuições da Susep são na gestão do mercado de aposentadoria complementar aberta e seguros, além da orientação às entidades e consumidores.

O que compete à Susep na previdência privada?

A previdência privada é dividida entre aberta e fechada.

As entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) estão sob supervisão da Previc – Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Por outro lado, os planos abertos de aposentadoria privada são coordenados pela Susep.

Assim, a autarquia é responsável pela fiscalização dos planos de previdência privada ofertados pelas entidades abertas (EAPC). Modelos como PGBL e VGBL são regulamentados e supervisionados pela Susep.

Assim, se você já investe na aposentadoria complementar aberta ou pretende investir, deve ficar atento aos comunicados e atualizações prestados pela Superintendência de Seguros Privados.

Além disso, acompanhe nossos conteúdos completos sobre previdência privada. Aqui, no blog da Onze, você encontra as informações mais atualizadas e práticas sobre aposentadoria complementar.

Acesse a calculadora da previdência, confira quantos anos faltam para você se aposentar e escolha os melhores planos previdenciários.

Somos uma gestora de investimentos independente, que oferece planos de previdência para o público corporativo. Como a primeira PrevTech do Brasil, estamos transformando a previdência privada corporativa do país.

Trabalhamos com a alocação inteligente dos recursos depositados pelos funcionários e pela empresa para garantir tranquilidade financeira para seus colaboradores.