Previdência privada vitalícia: o que saber antes de contratar

Por Redação Onze

Saber que, em sua aposentadoria, você terá um valor mensal para receber e poder aproveitar com a família com tranquilidade é ótimo, mas nem sempre se pode contar apenas com o INSS. É em momentos como esse que surge a previdência privada vitalícia como opção para uma renda extra até o final da vida.

Mas, antes de contratar, é preciso conhecer mais sobre essa modalidade e entender se faz sentido ao seu perfil, de acordo com seus objetivos e metas para a previdência. Confira mais sobre o assunto!

O que é previdência privada vitalícia?

É caracterizada como previdência privada vitalícia aquela em que o beneficiário pode receber uma determinada renda até a sua morte através de planos específicos da previdência.

Ela é muito usada por quem pretende ter uma renda maior do que a oferecida pela previdência social, o INSS, e garantir um padrão de vida próximo do que tinha quando trabalhava ativamente.

Modalidades

Para suprir diversas necessidades, há várias modalidades de planos de previdência privada vitalícia disponíveis no mercado, desde as que abrangem apenas o beneficiário até as que são expandidas ao seus herdeiros. Conheça mais:

  • Renda mensal vitalícia: esta é a modalidade mais simples e objetiva. Nela, o beneficiário garante o recebimento de determinada renda até a sua morte. Após o falecimento, o plano é extinto e a renda é interrompida, sem repasses para herdeiros;
  • Renda mensal vitalícia com reversão ao beneficiário indicado: já nesta modalidade, como o nome sugere, há reversão dos valores ao beneficiário indicado pelo titular do plano.

Dessa forma, o beneficiário indicado, que não necessita ser herdeiro legal, como cônjuge ou filhos, passa a receber uma renda de forma vitalícia após o falecimento do titular;

  • Renda mensal vitalícia com prazo mínimo garantido: neste modelo, o beneficiário determina um prazo mínimo para que, após a sua morte, seus indicados continuem recebendo a renda. Após o prazo determinado, o fornecimento da renda é interrompido;
  • Renda mensal vitalícia reversível ao cônjuge com continuidade aos menores: sendo a mais completa entre os planos de previdência privada vitalícia, nesta opção o beneficiário titular recebe sua renda até o final da vida.

Após seu falecimento, o cônjuge passa a receber a renda. Quando este também falecer, seus filhos menores de idade têm direito à renda até que atinjam a maioridade. Caso já tenham mais de 18 anos, a renda é interrompida com o falecimento do cônjuge, último beneficiário.

Quem pode contratar um plano de previdência privada vitalícia?

Qualquer pessoa com disponibilidade para manter uma previdência pode contratar um plano que esteja de acordo com o seu objetivo. O ideal é que tenha disciplina ao fazer os aportes, para que este não seja interrompido.

Mas, como se trata de um investimento de longo prazo, caso haja necessidade de interrupção dos aportes mensais, em alguns casos é possível pausar as aplicações sem causar danos significativos em seu plano.

Para isso, é necessário conversar com a instituição em que seu plano foi contratado para que todos os detalhes sejam considerados.

Qual será o valor da minha renda vitalícia?

No caso da previdência privada vitalícia, quanto antes os aportes iniciarem, mais benéfico será na hora de usufruir da renda. Desse modo, serão acumulados valores maiores e poderão ser negociados planos com coberturas mais interessantes.

Nas modalidades vitalícias, o valor acumulado tem grande influência no valor da renda, porém ele não será o único fator avaliado. Como os cálculos são feitos através de um modelo chamado renda atuarial, há um conjunto de itens a serem considerados.

Entre esses fatores está a tábua de mortalidade, que é um estudo da estimativa de vida, aliado à idade que o beneficiário gostaria de iniciar o recebimento de renda.

Através desses cálculos, a instituição que oferece os planos de previdência privada vitalícia definirá quantos anos e qual o valor necessário de aportes para que a renda vitalícia desejada seja possível, de um jeito justo para a instituição e ao beneficiário.

Esse plano é vantajoso?

A maior vantagem da previdência privada vitalícia é sua tributação baseada na tabela regressiva, ou seja, quanto mais tempo os aportes do plano forem feitos, menor será o imposto sobre ele.

Há chances do beneficiário ser isento dos impostos devidos sobre a renda, caso este seja diagnosticado com alguma doença grave.

Além disso, a própria instituição financeira do plano será responsável pela administração e fornecimento dessa renda, ficando o beneficiário a cargo apenas de fazer uso do dinheiro. Uma boa alternativa para quem não quer preocupações com o investimento.

Previdência privada vitalícia é a única opção?

Se, após conhecer mais sobre a previdência privada vitalícia, você notar que deseja usufruir de todo o dinheiro acumulado antes de sua morte, há ainda as opções de renda financeira.

Nela, é possível fazer resgates de uma única vez ou, ainda, conforme a necessidade, aproveitando integralmente o valor acumulado e seus rendimentos.

Para saber mais sobre as oportunidades da previdência privada, acesse nossos artigos e veja conteúdos completos. Confira agora!