Quanto economizar do salário? Calcule o tamanho da sua poupança

Por Redação Onze

quanto economizar do salário

Não importa o tamanho da sua renda, saber quanto economizar do salário é fundamental para você ter a perspectiva de realizar sonhos. E se você tem dúvidas sobre o tamanho da poupança a construir, não se sinta sozinho.

Muita gente acha que não precisa se preocupar com o futuro porque, no momento, conta com um bom rendimento mensal. Outros, com orçamento limitado, focam no agora porque não enxergam como economizar ganhando tão pouco.

A verdade é que, mesmo em cenários financeiros extremos, juntar dinheiro é importante e possível. É isso que vamos ensinar ao longo deste artigo. Além de entender quanto economizar do salário todos os meses, você vai conferir dicas para melhorar sua saúde financeira. Siga acompanhando!

Quanto economizar do salário, afinal?

Essa é uma pergunta bem particular, que varia conforme a situação financeira de cada um. É claro que, quanto mais você conseguir economizar do salário, melhor. No entanto, existem despesas básicas fixas e outros compromissos eventuais que precisam ser honrados antes.

Você vai encontrar especialistas defendendo que o comprometimento de renda mensal de uma pessoa com custos essenciais, dívidas, empréstimos e financiamentos nunca deve ultrapassar os 80%. Em função dos juros, alguns recomendam que esse valor seja inferior a 70% do total disponível para o orçamento do mês.

Levando em conta que uma parte do salário deve ser destinada ao lazer, a margem da poupança ficaria na casa dos 20%.

No entanto, para chegar a essa porcentagem, você deve ter uma relação saudável com o seu dinheiro, analisando quais são as suas prioridades e, principalmente, verificando para onde ele está indo. 

Por que economizar parte do salário?

Economizar parte do salário é uma dica de educação e saúde financeira, que deveria virar uma rotina na vida das pessoas. Ao poupar uma quantia fixa por mês, com organização e disciplina, é possível planejar o seu futuro, criar um fundo de reserva para emergências e, o mais importante, realizar os seus sonhos.

O dinheiro sozinho pode não trazer felicidade, mas é inegável que ele é um facilitador, que aproxima você de seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Como economizar dinheiro todo mês?

Agora que você já sabe quanto economizar do salário, pode estar se perguntando como fazer isso. De fato, mudar hábitos financeiros não é exatamente fácil. Mas, com as dicas certas, você chega lá.

Fique de olho na lista:

  • Qualquer economia é bem-vinda: vale cortar até o cafezinho fora de casa.
  • Controle seus impulsos: se você não está precisando de nada, não é porque uma loja está em promoção que você precisa comprar.
  • Determine prioridades: monte um planejamento financeiro e não fuja dele na primeira tentação que aparecer.
  • Faça listas: na hora de ir ao mercado, atenha-se à lista de compras e leve para casa somente o necessário.
  • Cuidado com o cartão de crédito: o dinheiro de plástico é uma ferramenta de pagamento muito útil, mas precisa ser usada com sabedoria.
  • Lazer gratuito ou a baixo custo: passeios no parque e reuniões caseiras com amigos são excelentes passatempos também.
  • Evite usar o cheque especial: ele não é complemento de renda e ainda tem um dos juros mais altos praticados no mercado.
  • Estabeleça metas: com um propósito bem definido, fica muito mais fácil e prazeroso poupar.

Três melhores hábitos dos bons poupadores

Um bom poupador não sabe apenas quanto economizar do salário. Ele entende que é preciso adotar hábitos mais inteligentes na hora de se relacionar com o dinheiro. Assim, está sempre atento às oportunidades e sabe quais são os seus limites. 

Por conhecer as suas finanças a fundo, é o tipo de pessoa que está sempre um passo à frente na realização de sonhos. Para quem deseja trilhar o mesmo caminho, vale começar pelos três hábitos que listamos a seguir. 

1. Não ter medo dos números

É hora de deixar de lado aquele frio na barriga só de pensar em olhar o saldo da sua conta ou o valor da fatura. Sem conhecer muito bem os números relacionados às finanças pessoais, é difícil poupar com sabedoria

A tendência, ao contrário, é que você acabe gastando mais do que pode e só descubra quando o dinheiro não estiver mais disponível no banco.

2. Saber dizer não

As tentações de consumo são muitas, mas é preciso aprender a dizer não aos seus próprios impulsos e aos pedidos de outras pessoas. 

Se pagar uma rodada de cerveja para os amigos vai comprometer a sua renda, é preciso ter pulso firme. O mesmo vale para aquele carro novo que você deseja comprar, mas que não cabe agora no orçamento. 

3. Ter uma previdência privada

Por ser um modelo em que os investimentos são feitos mês a mês, mesmo que em pequenas quantias, a previdência privada favorece o hábito de economizar e ainda rentabiliza o dinheiro. Além disso, ajuda você a se preparar para um futuro de mais estabilidade financeira e segurança, sem pesar no bolso. 

Não por acaso, muitas empresas já adotam planos patrocinados, que funcionam como mais um benefício oferecido ao colaborador. 

A vantagem está no modo como o fundo de previdência é construído: uma pequena parte do salário do funcionário é deduzida e aplicada. Para cada R$ 1 do funcionário, a empresa pode optar por depositar mais R$ 1, em uma prática conhecida no mercado como match.

Já pensou em sugerir essa opção para a sua empresa? Acesse o nosso site e conheça o trabalho realizado pela Onze, a primeira PrevTech do Brasil.