Quem pode contratar previdência privada? Guia completo responde

Por Redação Onze

Se você quer saber quem pode contratar previdência privada, significa que está avaliando o investimento em uma aposentadoria mais tranquila – o que é ótimo.

Seja para garantir um futuro melhor para você, para sua família ou mesmo para seu time de colaboradores (sim, a previdência complementar é também uma opção de benefício em empresas), essa é uma aplicação com várias vantagens.

Por isso, fica o convite para seguir a leitura. Neste artigo, vamos apresentar as possibilidades de contratação de planos de previdência privada e indicar a quais perfis eles se destinam.

Além disso, separamos dicas para você fazer um investimento certeiro. Siga acompanhando!

Quem pode contratar previdência privada?

Antes de respondermos quem pode contratar previdência privada, é importante separar esse investimento, também chamado de aposentadoria complementar, em duas modalidades. São elas: fechada e aberta.

O modelo fechado é oferecido de forma exclusiva a empregados e/ou associados de empresas e instituições de classe. A previdência fechada também é conhecida como fundo de pensão.

Por outro lado, a aposentadoria aberta é ofertada de maneira ampla por instituições financeiras a todos aqueles que desejam complementar a renda no futuro.

Na sequência, confira em detalhes quem pode contratar planos de previdência privada.

Previdência privada fechada

Como vimos, a aposentadoria fechada é restrita a algumas pessoas.

O formato de plano patrocinado é oferecido por empresas a seus funcionários. Nessa modalidade, a organização patrocina uma parcela do plano e o colaborador paga a outra parte.

Já o modelo de plano instituído é operado por associações e entidades de classe a seus associados. As operadoras não são obrigadas a fazer o patrocínio. Porém, essa formatação permite a inclusão de familiares nos planos.

Tanto as entidades patrocinadoras quanto as instituidoras não podem ter lucros com as operações. Portanto, as taxas dos fundos de pensão tendem a ser menores do que os outros tipos de aposentadoria.

Assim, se você está entre quem pode contratar previdência privada fechada, essa tende a ser uma ótima alternativa para o seu futuro.

Previdência privada aberta

A previdência privada aberta é o modelo mais democrático para complementar a renda no futuro. Afinal, os seus planos não exigem qualquer pré-requisito.

Assim, para contratar um produto previdenciário do tipo aberto, basta ser uma pessoa física, de qualquer idade, exercendo qualquer tipo de atividade remunerada (ou não) e que deseja aplicar dinheiro no investimento.

Confira, então, alguns dos perfis mais comuns de quem pode contratar previdência privada aberta:

Contribuinte do INSS

Todo trabalhador que tem a carteira assinada é, obrigatoriamente, um contribuinte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ou seja, ele faz recolhimentos regulares à Previdência Social. Ao final do período determinado e, cumprindo todos os requisitos, poderá se aposentar pelo INSS e receber uma renda mensal.

Contudo, com a crescente crise do sistema público previdenciário e com os baixos retornos sobre a contribuição, ele também pode optar por um plano de previdência privada. Assim, ela adquire o caráter de complementar a aposentadoria pelo INSS.

Trabalhador Autônomo / Profissional Liberal

A aposentadoria privada aberta é um ótimo investimento para os trabalhadores que não têm renda fixa. Dessa maneira, profissionais que atuam de forma autônoma ou se enquadram nas carreiras liberais podem investir em um plano aberto.

Inclusive, o investimento a longo prazo traz mais estabilidade financeira para seu futuro e o da sua família e herdeiros.

Estudantes, estagiários e pessoas sem carteira assinada

Estudantes, universitários e outras pessoas que ainda não têm remuneração ou carteira assinada também podem contratar planos abertos de previdência privada.

Quanto antes começar a investir na aposentadoria, menores serão os pagamentos mensais e taxas. Além disso, maiores serão as chances de construir uma boa poupança no futuro, quando encerrar as atividades profissionais.

Investidores

Por fim, pessoas que já fazem outros investimentos regulares em renda fixa ou renda variável também podem contratar planos abertos de previdência privada. Poupar e aplicar especificamente na aposentadoria traz maior segurança e estabilidade para os dias futuros do investidor.

Em resumo, qualquer pessoa pode contratar um plano de previdência privada. E vale dizer ainda que o investimento se justifica pela garantia de uma renda futura estável e proporcional ao seu estilo de vida.

Então, você está entre quem pode contratar previdência privada? Nesse caso, só resta saber como fazer isso.

Como contratar previdência privada

Agora que você já viu os diferentes formatos de aposentadoria complementar, veja como contratar um plano.

Faça isso em apenas três passos:

  1. Antes de tudo, faça um planejamento financeiro. Estabeleça orçamentos atuais e futuros e determine uma renda mínima e desejável para sua aposentadoria
  2. Em seguida, pesquise pelos formatos (fechados ou abertos). Vale considerar e comparar pelo menos três instituições diferentes e captar todas as informações possíveis, como:
    • Tipo do plano
    • Coberturas
    • Taxas e outros descontos
    • Resgates
    • Prazos
    • Formas de pagamento.
  3. Faça, então, um comparativo entre todos os planos pesquisados. Veja qual deles atende as suas expectativas e tem as melhores condições.

Dica para acertar no seu plano de previdência privada

Sabe quando o gerente do banco liga oferecendo plano de aposentadoria, com diversos outros seguros e produtos que você nem faz ideia do que sejam? Em geral, propostas não solicitadas do tipo costumam ser uma boa opção apenas para quem vende, não para quem adquire.

Por isso, a principal dica para acertar de vez na escolha do seu plano é calma e compreensão das expectativas. Assim, você não vai aceitar qualquer oferta porque saberá o que realmente precisa para a sua aposentadoria.

Além disso, conhecer os diferentes modelos de previdência privada, com seus prós e contras, é fundamental para optar pelo que se encaixa melhor nos seus projetos pessoais de vida.

E se a ideia é fazer um investimento que beneficie seus colaboradores, a dica certeira é contar com a Onze, que nasceu como a primeira PrevTech do Brasil, transformando a previdência privada corporativa do país.

Somos uma gestora de investimentos independente e trabalhamos com a alocação inteligente dos recursos depositados pelos funcionários e pela empresa.

Siga acompanhando nosso blog e se mantenha informado sobre aposentadoria complementar.

E na hora de contratar, fale com a Onze!