Porque a reserva de lucro é tão importante para as empresas?

Por Redação Onze

reserva-de-lucro

Você sabia que a reserva de lucros tem papel importante na proteção do capital social de uma empresa? Tratam-se de contas formadas por lucros gerados pela empresa, que passam a ser conservados e não distribuídos entre acionistas e sócios. Essa mudança de mindset permite à empresa criar uma reserva que pode ser um importante respaldo diante de qualquer eventualidade.

Normalmente, as reservas de lucro são direcionadas à proteção e fortalecimento da situação financeira e econômica da empresa, além de intensificar e garantir a segurança em toda a operação e estratégia.

Entretanto, a reserva de lucros só deve ser usada para fins específicos. Tais objetivos devem ser validados em reunião com os principais acionistas e diretores, e qualquer aporte ou investimento deve preceder do alinhamento da maioria para ser executado.

Importante lembrar que, a partir do momento que esses determinados fins para a reserva de lucros são alcançados ou deixam de existir, acontece a reversão da reserva de lucros. A partir daí, todo o capital até então preservado é distribuído através de dividendos.

Veja mais sobre os tipos de reserva de lucro

Existem diversos tipos de reserva de lucros. Cada um pode ser ajustável e melhor adaptável, dependendo do segmento e dos objetivos da empresa na hora de empenhar os lucros e garantir uma reserva.

A seguir falaremos um pouco mais sobre as variações.

Reserva Legal

A reserva de lucros legal prioriza, sobretudo, a boa gestão do capital social da empresa. Pode ser empregada para elevar o capital da empresa, em forma de investimento, ou reparar eventuais danos ou prejuízos.

Mas, de todas as formas, tem por objetivo resguardar o patrimônio do negócio. Antes de qualquer outro despacho, 5% do lucro líquido de qualquer exercício da empresa deve ser destinado à reserva legal.

Uma vez que o valor da reserva atingir 20% do capital social realizado, ela deixará de ser acrescida por novos aportes.

Reserva Estatutária

Esse tipo de reserva de lucros deve ser determinada pelo estatuto da companhia ou empresa. Elas não devem restringir o pagamento do dividendo obrigatório.

Nesta modalidade, a reserva de lucros deve contar com as seguintes determinações: limite máximo a ser reservado, critérios para a parcela anual de lucros a ser constituída e dados exatos sobre sua finalidade e objetivos.

Reserva para Contingência

Com objetivo de resguardar os dividendos da empresa, pode ser uma ferramenta usada, sobretudo, em épocas de crise ou instabilidade com relação ao futuro. É uma reserva de lucros preventiva para antecipar gastos com qualquer eventualidade.

Reserva de Retenção

O objetivo principal dessa reserva é garantir o financiamento de investimentos em prol da instituição. Assim como a anterior, pode ser aplicada para compensar eventuais prejuízos em um futuro – leia, também, o artigo sobre como obter sucesso sendo empreendedor.

Reserva de Lucros a Realizar

Essa é uma forma de prevenir que a empresa tenha de pagar dividendos incidentes por lucros ainda não realizados financeiramente.

Se, por acaso, a reserva for posta em prática no intervalo de tempo destinado a compensar o prejuízo, deve sofrer reversão. Aqui, no caso de uma reversão da reserva de lucros, o montante passa a ser adicionado a dividendos quitados.

Reserva de Dividendos Não Distribuídos

Existe ainda uma reserva que pode ser planejada em casos especiais. Ainda que a empresa atinja os lucros no período considerado, caso não esteja apta a distribuir os dividendos, o saldo passa a ser destinado a essa reserva.

Diferente da reserva de capital, a reserva de lucros está diretamente ligada aos valores do lucro líquido do exercício da empresa. São, portanto, fruto da comercialização de bens e serviços prestados.

A reserva de lucros, é uma forma, portanto, de prevenir, investir e sempre aprimorar a operação da empresa visando bons resultados – e um ciclo contínuo de aprendizados e melhoramentos.

Para você ter mais informações sobre investimentos, confira nossa lista com Top 10, com  livros de investimentos! Quer conhecer mais sobre investimentos e administração de fundos? Acesse o blog da Onze Investimentos e fique por dentro das novidades.