ANBIMA: você já conhece esse órgão regulador? Tire suas dúvidas já

Por admin

Fazer investimentos é uma atividade que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil ao longo dos últimos anos. Afinal, ser um investidor pode ser muito vantajoso, pois traz segurança financeira e potencializa a renda familiar.

No entanto, com o crescimento desse mercado, é comum encontrar supostos especialistas no mercado financeiro, mas que não possuem a qualificação adequada para atuar nesse segmento.

Ao lidar com os seus próprios investimentos ou ao contratar um profissional da área, é importante estar devidamente habilitado com alguma certificação oferecida por instituições do setor. Esse é o caso da ANBIMA. 

Quer saber mais sobre qual é o papel dessa instituição no mercado financeiro? Então confira neste artigo!

O que é ANBIMA?

A sigla ANBIMA é uma abreviação para Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela foi criada em 2009 por meio de uma fusão entre as antigas Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (ANDIMA) e Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID).

A ANBIMA funciona como uma espécie de órgão regulador do mercado de ações e de capitais. Com mais de 300 associados, é uma das maiores entidades financeiras de todo o Brasil.

Assim, ela fala em nome de diversas instituições, como bancos, corretoras, administradoras, entre outras, unindo as empresas para representar a variedade do mercado.

Quais são os quatro compromissos da ANBIMA?

A associação tem a sua atuação organizada em torno de quatro compromissos fundamentais. São eles:

Representar

A ANBIMA funciona como representante de uma ampla gama de instituições atuantes no mercado financeiro, sendo que promove um diálogo entre elas para colaborar com o desenvolvimento do segmento.  

Autorregular

Outro compromisso da associação é o da autorregulação, por meio dos Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas, cuja adesão é voluntária. As regras da instituição são criadas pelo mercado e para ele, sendo que a ANBIMA supervisiona e orienta as empresas associadas.

Informar

A ANBIMA atua como a principal fonte de informações no setor de mercado que representa. Ela é responsável por divulgar uma série de dados consistentes, como preços e índices que impactam no mercado, além de estudos específicos para o segmento.

Educar

Por fim, essa associação também desenvolve ações com o intuito de educar e profissionalizar o mercado financeiro. Nesse sentido, a ANBIMA desenvolve ações em três vertentes: 

  • Certificações para ingressantes na área;
  • Educação continuada para qualificar os profissionais já certificados;
  • Divulgação de conteúdos de educação financeira. 

Quais são as certificações oferecidas pela ANBIMA?

Como parte de seu compromisso com a educação, a associação oferece um programa de capacitação para agentes profissionais do mercado e também para investidores.

As certificações mais conhecidas são a CPA 10 e CPA 20. Entenda o que caracteriza cada uma delas:

CPA-10

A Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 é direcionada a profissionais que trabalham com a venda e distribuição de produtos de investimento para o público em agências bancárias ou em outras plataformas de atendimento.

Com validade de 5 anos para quem trabalha em alguma dessas instituições e de 3 anos para quem não atua no setor, ela tem o objetivo de certificar os conhecimentos do profissional na área financeira.

A formação aborda conteúdos como economia, finanças, ética, fundos de investimentos, produtos financeiros e sistema financeiro nacional.

CPA-20

Já a Certificação Profissional ANBIMA – Série 20 também é voltada para quem deseja atuar com prospecção de clientes e venda de produtos investimentos, porém com o diferencial de poderem realizar a manutenção de uma carteira de investimentos nos segmentos do varejo alta renda, private, investidores institucionais e corporate.

Quem obtém essa certificação automaticamente já pode exercer também as atividades contempladas na CPA-10. Além dos assuntos da primeira, também são abordados: manipulação de preços, gestão de riscos, estatística, mercado de capitais e tributações, entre outros.

Agora que você entende sobre  ANBIMA, entre em contato com a Onze Invest e recebe as melhores indicações para o seu perfil! A Onze Invest realiza os seus investimentos com o apoio de profissionais capacitados na área. Acesse o site e confira!