Risco Brasil: o que é, importância e como calcular

Por Redação Onze

br

Você certamente já ouviu notícias sobre o Risco Brasil. Mas você sabe o que ele significa?

O Risco Brasil é um indicador econômico que mostra a investidores estrangeiros os riscos em investir no país. Resumidamente, indica se o risco de calote é alto ou baixo. Quanto mais alto o índice, maior o risco e menor a confiança dos investidores com relação ao Brasil.

Esse grau de confiança é baseado em fatores como momento político e financeiro, política monetária, expectativas de PIB e inflação, crescimento econômico, estabilidade ou instabilidade.

Então, você já deve imaginar que, em momentos de crise, esse índice não é favorável, o que pode fazer com que investidores estrangeiros não queiram negociar com o Brasil. Aliás, se você deduz que essa avaliação de crédito pode afetar seus investimentos, acertou.

Neste artigo, veremos a importância e como calcular o Risco Brasil.

O que é o Risco Brasil

O Risco Brasil é um conjunto de índices que leva em consideração fatores como:

  • Comportamento político e suas medidas;
  • oscilações do mercado e suas taxas;
  • dívida pública;
  • tensões e conflitos diplomáticos;
  • desastres naturais que possam afetar de forma negativa os investimentos.

Esses fatores podem impactar de forma negativa nos ativos de investidores estrangeiros, que decidem, então, retirar seu capital do país.

Também chamado de Risco País e Risco Soberano, funciona como um termômetro para investidores estrangeiros que desejam aplicar parte do seu capital no Brasil.

Quanto mais alta a temperatura, mais doente está o país. Ou seja, maior o risco de não cumprir seus compromissos financeiros e honrar suas dívidas.

Com isso, a confiança dos investidores cai, e o governo oferece juros maiores como forma de compensação por correrem esse risco. Esse “prêmio” acaba impactando nas contas públicas, tornando a economia mais instável e aumentando as chances de a dívida não ser paga. Isso, por sua vez, afasta o capital estrangeiro.

O Risco Brasil é composto por diversos índices, sendo os mais utilizados EMBI +Br, CDS e Rating.

Importância do Risco Brasil para os investimentos

O Risco Brasil tem impacto em todo o sistema financeiro nacional, e é percebido até em operações pequenas no mercado doméstico.

Com esse risco mais elevado, o capital estrangeiro procura refúgios mais seguros longe do país. Assim, o dólar sobe, os juros futuros se reforçam, as desconfianças aumentam e a liquidez de títulos e ações diminui.

Da mesma forma, quando o Risco Brasil reduz e indica estabilidade econômica, os investidores estrangeiros se sentem atraídos a colocarem seu dinheiro no país, aquecendo o mercado, valorizando papéis e favorecendo maior volume de negociações. Assim, se você opera ou pretende operar na bolsa, saiba que o Risco Brasil é uma peça fundamental desse quebra-cabeças.

Como é calculado o Risco Brasil

O Risco Brasil é calculado por diferentes instrumentos, sendo os principais o EMBI+Br, o CDS e rating.

EMBI+Br

O EMBI+Br, sigla para Emerging Markets Bond Index Plus (Índice de Títulos da Dívida de Mercados Emergentes), toma por base títulos de dívida pública, seus rendimentos e rentabilidade.

Esses dados são comparados aos do tesouro americano. A diferença de rentabilidade entre os títulos, também chamada de spread, indica o risco de o Brasil não honrar seus compromissos.

Ele não só indica a credibilidade do Brasil no pagamento de dívidas, como é aplicado no mercado na definição de preços de ativos. Esse índice é calculado pelo J.P. Morgan Chase desde o final de 1993 e avalia não apenas o Brasil, mas os países de economia emergente. Pode ser acompanhado na plataforma Ipeadata.

CDS

O CDS, sigla de Credit Default Swap, funciona como um seguro contra calote nas operações de crédito.

É um contrato bilateral entre a seguradora, que emite um título, e os investidores internacionais. Durante o período do contrato, o investidor paga um “prêmio” referente ao montante que deseja proteger. Em caso de inadimplência, ele recebe uma compensação sobre as perdas que teve.

Quanto maior o número de investidores que contratam essa proteção, chamada de hedge, maior o preço e maior o Risco Brasil. Criado no final da década de 90, era uma opção muito utilizada por bancos, tanto na compra quanto na venda, mas hoje é bastante popular quando o assunto é proteger carteiras de investimento.

Rating

O Rating é definido por agências especializadas em avaliar e indicar o risco de emissores de crédito, refletindo o momento do país. Algumas delas são S&P, Moody’s e Fitch.

Funciona como um selo de aprovação, com notas de AAA a C/D. Nesse caso, quanto mais alta a nota, menor o risco e mais indicado é fazer operações no país.

Agora que você já sabe o que é Risco brasil, sua importância e como é medido, está pronto para ficar de olho nesses indicadores. Se você gostou das dicas deste artigo, compartilhe com seus colegas nas redes sociais.