Saúde ocupacional: o que é, para que serve e qual importância

Por Redação Onze

Saúde-ocupacional

O bem-estar dos colaboradores é um importante tema dentro das organizações. Ele passa por questões legais, como ações obrigatórias de saúde ocupacional, mas também traz inúmeros benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa, inclusive em questões de lucratividade. Abaixo, você tem um resumo de tudo o que precisa saber sobre esse importante setor nas empresas.

O que é saúde ocupacional?

A saúde ocupacional é uma área da empresa destinada a manter a saúde dos colaboradores. Seu objetivo principal é prevenir doenças e outros problemas de saúde que possam ser originados no ambiente de trabalho. No entanto, a saúde ocupacional acaba envolvendo tanto o bem-estar físico quanto emocional dos trabalhadores, proporcionando-os um ambiente de trabalho de qualidade e incentivando-os a manter esse ambiente também em sua vida pessoal.

Para que serve a saúde ocupacional?

Como abordado acima, a principal finalidade da saúde ocupacional é a promoção do bem-estar no ambiente do trabalho. Isso também leva a uma série de benefícios para a empresa, como o aumento da produtividade (e consequentemente, da lucratividade), a melhoria da imagem organizacional, a retenção de talentos, a redução de custos e aumento de vantagem competitiva, entre muitos outros.

Como implantar ações de saúde ocupacional na sua empresa

Algumas documentações e ações são obrigatórias com relação à saúde ocupacional, como:

Laudo Ambiental (LTCAT)

A empresa precisa documentar todos os agentes nocivos relacionados ao seu ambiente de trabalho e os cargos para os quais serão necessários o pagamento de insalubridade.

PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)

Baseado no Laudo Ambiental, a empresa precisa realizar um conjunto de ações para a preservação da saúde dos colaboradores.

PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional)

Todas as empresas com empregados precisam ter um programa de controle de exames admissionais, demissionais, periódicos e de retorno ao trabalho.

PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)

Esse é um documento exigido pelo INSS quando um colaborador é desligado da empresa.

CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

Dependendo do segmento da empresa e do número de colaboradores, é preciso constituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, além de um um colaborador que realize um curso de CIPA.

Questões não-obrigatórias

Fora as obrigações, as ações de saúde organizacional devem ser pensadas com relação às demandas dos colaboradores e, portanto, criadas junto a eles, formando um documento chamado PSST – Políticas de Saúde e Segurança do Trabalho. É preciso visualizar a empresa como um todo e pontuar os problemas de saúde mais recorrentes para, assim, criar um plano de prevenção e tratamento desses problemas.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros artigos sobre o assunto.