Seguro odontológico: o que é, como funciona e como contratar

Por Redação Onze

Seguro-odontológico

Reter talentos é uma questão cada vez mais difícil dentro das organizações. Isso porque colaboradores com alto nível de especialização, desempenho e comprometimento são bastante requisitados pelo mercado. Assim, ganha a empresa quem oferecer o melhor salário, a melhor estrutura dentro da companhia e, muito importante, os melhores benefícios, que vão desde seguros de vida, planos de saúde e previdência privada até seguro odontológico, que é o tema do artigo de hoje. Acompanhe.

O que é seguro odontológico

O seguro odontológico é como um plano de saúde voltado para a saúde bucal. Assim, um seguro odontológico empresarial pode incluir um número básico de consultas, exames, tratamentos de canais e assim por diante, de acordo com um mínimo de atendimentos explicitado pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, e planos estendidos oferecidos pelas seguradoras. Planos básicos costumam cobrir consultas, atendimentos de urgência e emergência, radiologia, prevenção, restaurações, cirurgias simples, tratamento de canal e aplicação de flúor e selante.

Como funciona o seguro odontológico

O seguro odontológico funciona de forma a oferecer um número x de procedimentos anuais aos colaboradores de forma compulsória ou de acordo com a escolha dos trabalhadores. Muitas empresas oferecem planos diversos, com valores acessíveis e desconto em folha, que podem inclusive incluir beneficiários, como membros da família do colaborador.

Para a empresa, as vantagens da oferta do seguro odontológico vão desde o pouco impacto na folha de pagamento até a valorização dos colaboradores, diminuição de faltas e impacto positivo no clima organizacional. Para o colaborador, a maior vantagem é a manutenção de uma boa saúde bucal a um custo acessível.

Como contratar seguro odontológico

É preciso contatar seguradoras de confiança para que elas apresentem propostas de seguro odontológicos que se adaptem ao perfil de sua empresa. É também necessário avaliar as demandas dos colaboradores, indicando os procedimentos mais requisitados, e assim escolher um plano adequado.

Muitas seguradoras atendem bem a grandes empresas, mas não conseguem suprir a necessidade de pequenas e médias, e, portanto, avalie bem as propostas e faça uma pesquisa ampla para conseguir o melhor custo-benefício.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros artigos sobre o assunto.