Segunda via de Imposto de Renda: como solicitar em 2024
![segunda-via-imposto-de-renda](https://www.onze.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/05/segunda-via-imposto-de-renda-770x478.jpg)
Precisa da segunda via do Imposto de Renda, mas não sabe como proceder? Então, confira nosso guia completo!
Uma cópia do documento pode ser solicitada online, retirada presencialmente e até recuperada no seu próprio computador. Para facilitar sua vida, preparamos um passo a passo bem simples com tudo que você deve fazer para obter a segunda via do Imposto de Renda e manter seus documentos em ordem. Ficou interessado? Siga a leitura
É possível solicitar segunda via de Imposto de Renda?
Tanto pessoa física quanto pessoa jurídica podem solicitar segunda via da declaração de Imposto de Renda.
É possível requerer cópia de documentos apresentados e arquivados na Receita Federal e comprovação de pagamento do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
A solicitação pode ser feita pelo computador, aplicativos de celular, sistema e-Cac ou por atendimento presencial, que deve ser agendado no site da Receita. Mas vale lembrar que as cópias do documento só podem ser retiradas pelo solicitante.
Além disso, é possível obter cópia em arquivo digital desde que você forneça uma mídia de gravação, como pendrive.
Como solicitar segunda via de Imposto de Renda
A solicitação de segunda via do Imposto de Renda pode ser feita de três maneiras diferentes. Confira o passo a passo para cada uma delas na sequência.
Pelo seu computador
Antes de solicitar a segunda via para a Receita, a dica é conferir se ela está gravada no seu computador, caso você ainda utilize a mesma máquina atualmente.
O primeiro passo é identificar se o programa da Receita utilizado para fazer a declaração está salvo no seu computador. Se você precisa da declaração de 2021, por exemplo, o programa deverá estar salvo como “IRPF2021“.
Caso você encontre o programa, abra-o para imprimir a segunda via da declaração.
Pelo sistema e-Cac e aplicativos móveis
Existe também a possibilidade de obter uma segunda via por meio do sistema e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal e pelos aplicativos para Android e IOS.
Nesse caso, a cópia estará disponível na aba “Meu Imposto de Renda”. Simples assim.
Para acessar o e-Cac é necessário criar um código de acesso ou utilizar um certificado digital.
O certificado digital é um cartão vinculado ao CPF que comprova a sua identidade digital. Por meio dele,é possível realizar transações online, garantindo autenticidade e proteção das informações.
Por atendimento presencial
Outra forma de solicitar a segunda via do Imposto de Renda é presencialmente nos postos de atendimento da Receita Federal. Primeiro agende uma consulta para ir ao posto de atendimento mais próximo de onde você mora.
O agendamento da visita deve ser feito por meio da página de agendamento no site da Receita. Depois de agendar, vá até o posto da Receita.
A documentação completa necessária está listada na página de solicitação da Receita, para contribuintes jurídicos e físicos. Não se esqueça de levar documento de identidade com foto (RG ou CNH) para fazer a solicitação e preencher o formulário disponível na página. Documentos sem foto não são aceitos nos servidores da Receita.
Cuidados para não extraviar declaração de Imposto de Renda
Agora você já sabe como obter a segunda via do Imposto de Renda. Mas, a partir de agora, a dica é ter alguns cuidados na hora de fazer a declaração de IR para não extraviar o documento no próximo ano.
Veja as recomendações abaixo e coloque-as em prática em 2024:
1. Guarde o documento em arquivo digital
A maneira mais eficaz de não extraviar a declaração de Imposto de Renda é salvar o documento em um arquivo digital assim que ele for emitido. Você pode enviá-lo para o seu e-mail ou arquivá-lo em um pendrive, por exemplo.
Mas o melhor método é guardar o documento em uma plataforma de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, por exemplo.
Dessa forma, você não corre o risco de perder a declaração devido a corrompimento de arquivos no pendrive, nem de que o documento fique perdido em meio a uma lista gigante de e-mails.
2. Organize os arquivos de Imposto de Renda
A segunda dica é prezar pela organização na hora de guardar o documento. Aqui vale criar uma pasta para armazenar todas as declarações de IR, reunindo os documentos de cada ano em um único local.
Dessa forma, fica mais fácil acessá-los se for necessário, sem que você fique se perguntando onde eles estão arquivados.
Lembre-se de que, em 2024, a declaração de Imposto de Renda começa em 15 de março e tem prazo até dia 31 de maio.
Com as dicas acima, você não vai mais precisar de uma segunda via do Imposto de Renda nos próximos anos.
Aproveite para colocá-las em prática em 2024 e siga atento aos conteúdos do blog da Onze para ficar por dentro de todos os cuidados, prazos e dicas para declarar o Imposto de Renda.