Contratar a cobertura do Seguro de Vida é um bom investimento?
Com certeza você já ouviu falar em seguro de vida, certo? Esse produto financeiro já é conhecido por muita gente e tem se popularizado nos últimos anos, mas ainda permanece envolto em alguns tabus para muitos brasileiros.
Enquanto cresce a venda de seguros para bens materiais, como carros e eletrônicos, há quem ainda pense que um seguro de vida não é importante.
Contudo, milhares de famílias se veem desamparadas após acidentes e tragédias que resultam em falecimento ou invalidez. Pensando nisto, neste texto vamos te explicar como contratar um seguro de vida, qual é a sua cobertura e se esse investimento vale a pena. Confira!
Leia também: Melhores aplicações financeiras para 2020.
O que é um Seguro de Vida?
O seguro de vida é um tipo de produto financeiro que oferece cobertura financeira no caso de morte do segurado. Existem também algumas coberturas de seguro de vida que garantem indenização por acidentes e invalidez.
Funciona da seguinte maneira: algum membro da família, geralmente o principal provedor, contrata o seguro por meio de uma investidora e paga apólices mensais. Essas parcelas costumam ter valor baixo, pois este é um investimento de longo prazo. No entanto, em alguns casos, o valor mensal pode aumentar conforme o segurado fica mais velho.
As principais vantagens do Seguro de Vida
Contratar um seguro de vida pode oferecer diversos benefícios para o segurado e o seu núcleo familiar. Veja os principais:
Bom custo-benefício
Atualmente, já podemos encontrar uma ampla variedade de tipos de seguros de vida disponíveis no mercado. É possível escolher, junto à seguradora, qual opção melhor se adapta ao bolso do segurado e às suas expectativas de cobertura, garantindo um valor de apólice que caiba no orçamento.
Segurança para a família
O seguro de vida garante proteção para a família do segurado em caso de acidentes. Esse é um dos pontos mais importantes dessa aplicação financeira, pois garante que filhos e cônjuge não fiquem desamparados nesse momento de dificuldades.
Dependendo da cobertura, a indenização pode cobrir gastos com burocracias após um falecimento ou ainda garantir uma renda em casos de invalidez.
Não faz parte do inventário
Outra grande vantagem do seguro de vida é que ele não precisa tramitar no inventário do falecido. Dessa forma, os familiares podem fazer o resgate da indenização em pouco tempo, geralmente dentro de um prazo de 30 dias, e evitando os custos e desgaste com burocracias.
A cobertura do Seguro de Vida
A cobertura do seguro de vida varia de acordo com o plano contratado pelo segurado. Em geral, costuma constar:
- Invalidez permanente causada por acidentes;
- Mortes de causas naturais;
- Mortes de causas acidentais;
- Assistência funerária;
- Transplante de órgãos, etc.
Como calcular um Seguro de Vida?
O valor cobrado na apólice do seguro de vida depende da seguradora, das coberturas oferecidas e também das características do segurado, como idade e hábitos. Isso porque, assim como em um seguro de carro, esses fatores podem influenciar na probabilidade do contratante sofrer um acidente e precisar resgatar logo o seguro.
Em geral, as apólices partem de cerca de R$ 120,00 e podem chegar a aproximadamente R$ 700,00. O mais indicado para saber o valor exato para as suas necessidades é fazer uma simulação de contratação com empresas do ramo.
O que é um Seguro de Vida Resgatável?
O seguro de vida resgatável é uma modalidade diferenciada dessa aplicação. Isso porque, ao contrário do seguro tradicional, ele pode resgatado pelo segurado ainda em vida, caso ele assim desejar.
Essa opção surgiu mais recentemente devido à demanda de muitos contratantes dos seguros de vida tradicionais, que não estavam satisfeitos em só poder retirar o dinheiro investido em caso de um acidente familiar. Ele funciona como um misto entre seguro e investimento, já que o dinheiro resgatado será corrigido e com juros.
Existem duas possibilidades de seguro de vida resgatável. No primeiro modelo há um prazo determinado para o resgate, definido em contrato. Após esse período, o segurado resgata todo o dinheiro aplicado, mas perde a cobertura do seguro de vida.
Já na outra variedade, não há prazo estabelecido para o resgate. O segurado decide a qualquer momento se deseja continuar com a cobertura do seguro de vida ou se quer encerrar a aplicação e resgatar o dinheiro após um prazo inicial de carência.
Apesar da vantagem do resgate a critério do contratante, o seguro de vida resgatável costuma ter apólices um pouco mais elevadas que o modelo tradicional. Isso porque as seguradoras tentam compensar a possibilidade de retirada prévia pelo segurado.
Contratar um Seguro de Vida é um bom investimento?
Ter a cobertura de um seguro de vida é uma ótima opção para investidores que buscam tranquilidade em um investimento seguro de longo prazo, com baixo risco financeiro.
Além disso, é especialmente indicado para quem têm filhos e desempenha papel de provedor nas finanças da própria família, pois ampara o núcleo familiar em situações de vulnerabilidade.
Saiba mais sobre como contratar um Seguro de Vida com a Onze!
A Onze Invest oferece as melhores opções de investimento para o patrimônio financeiro dos brasileiros que buscam taxas justas e uma experiência digital exclusiva e mostra. Saiba mais no site.