Auxílio-alimentação: o que é e por que oferecer

Por Redação Onze

Auxílio-alimentação

Oferecer auxílio-alimentação é uma forma de atrair e reter talentos e de valorizar o capital humano da empresa. Se você ainda não incluiu esse item no plano de benefícios, é hora de reavaliar essa etapa da gestão de recursos humanos e considerá-lo como um investimento.

O benefício não é descontado da folha de pagamento, o que significa uma economia substancial para o colaborador na hora de fazer as compras do mês. Dessa forma, a satisfação dele com o emprego aumenta. E assim a empresa colhe frutos, como o aumento da produtividade.

Quer saber quais são as demais vantagens de oferecer auxílio-alimentação e quais outros benefícios você pode proporcionar aos colaboradores? Acompanhe as dicas a partir de agora.

O que é auxílio-alimentação?

Auxílio-alimentação, também conhecido como vale-alimentação, é um benefício oferecido a funcionários para a compra de alimentos. Pode ser usado em diferentes estabelecimentos, como supermercados, padarias, açougues e até restaurantes, desde que aceitem essa forma de pagamento.

Ou seja: é um benefício que permite ao colaborador fazer as compras do mês sem prejudicar o orçamento. Vale lembrar que o auxílio-alimentação não é descontado do salário do funcionário. Assim, trata-se de um diferencial que a empresa oferece a seus profissionais  — o que ajuda na atração e retenção de talentos.

Por que oferecer auxílio-alimentação?

Se você está em dúvida em relação a oferecer auxílio-alimentação, descubra a seguir três vantagens imperdíveis de incluir esse benefício:

1. Atração e retenção de talentos

O auxílio-alimentação, conforme já mencionamos, é um diferencial para as empresas que buscam manter seus colaboradores fiéis.

Primeiro, porque fica mais fácil atrair profissionais do mercado, já que o benefício é bastante atraente em termos financeiros. Na retenção de talentos, não é diferente: profissionais que recebem benefícios financeiros se sentem mais satisfeitos com o trabalho e tendem a permanecer na empresa.

2. Aumento da motivação

Outra vantagem é o ganho de motivação entre os profissionais. O auxílio-alimentação representa uma economia significativa no orçamento mensal. Sem dúvida, o âmbito financeiro é essencial para que os colaboradores se mantenham comprometidos com o trabalho.

Além disso, o auxílio-alimentação é ainda mais atraente do que o vale-refeição — aceito apenas em restaurantes —, pois permite a compra em uma variedade maior de estabelecimentos.

3. Ganho de produtividade e foco

Com o aumento da motivação, a produtividade e o foco também são aprimorados na empresa. E isso está diretamente relacionado às condições financeiras dos colaboradores. Uma pesquisa da PwC de 2017 mostra que colaboradores preocupados com as finanças têm quase cinco vezes mais chances de serem menos produtivos devido a distrações.

Assim, oferecer auxílio-alimentação é uma forma de reduzir o estresse financeiro dos funcionários e, de quebra, otimizar a produtividade da equipe.

Benefícios além do auxílio-alimentação

Agora que você conhece as vantagens do auxílio-alimentação, saiba que existem outros recursos que podem ser oferecidos aos funcionários. Quanto mais diversificado é o plano de benefícios, maior é a satisfação proporcionada aos colaboradores. A seguir, confira os principais benefícios que você pode oferecer:

Plano de saúde

O plano de saúde é um dos benefícios mais atraentes para colaboradores, porque gastos relacionados à saúde costumam ser elevados. Então, os funcionários têm acesso a serviços médicos sem tirar dinheiro do salário.

Outro motivo para oferecer o benefício é que, dessa forma, você investe na saúde dos funcionários, o que permite aumentar a produtividade e o bem-estar e reduzir índices de presenteísmo e absenteísmo na empresa.

Vale-cultura

O vale-cultura também é um benefício interessante, por meio do qual os funcionários podem participar de diversas atividades como cinema, teatro e shows, além de comprar itens culturais, como livros, por exemplo.

Auxílio-estudo

Outro benefício é o auxílio-estudo, em que a empresa paga uma parcela da mensalidade dos cursos realizados pelos profissionais, como graduação ou workshops, por exemplo. Ao oferecer esse benefício, você investe diretamente no desenvolvimento e na profissionalização dos colaboradores, o que permite elevar a eficiência da equipe.

Previdência privada corporativa

Por fim, considere incluir a previdência privada corporativa no plano de benefícios. Por mirar no longo prazo, esse investimento funciona como um complemento à aposentadoria fornecida pelo INSS. Então, é uma forma de garantir um futuro financeiro mais atraente para os funcionários.

Uma das vantagens de oferecer previdência privada corporativa é que, ao optar pelo plano PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), a empresa pode fazer dedução no Imposto de Renda no regime de tributação do lucro real. Essa dedução é de até 20% da folha salarial dos colaboradores que participam da previdência.

E aí, gostou das dicas deste artigo? Se elas foram úteis de alguma maneira, compartilhe. E agora você já pode montar o plano de benefícios para os seus funcionários. Lembre-se de incluir o auxílio-alimentação para aproveitar as vantagens citadas aqui.