Simulador Tesouro Direto: passo a passo para usar

Por Redação Onze

Simulador-Tesouro-Direto

O simulador do Tesouro Direto é uma ferramenta bastante útil, que permite conhecer e comparar os diferentes títulos disponíveis no mercado para a melhor escolha.

Mais do que isso, ele apresenta uma projeção de ganhos para cada opção e ajuda a decidir qual título público se adapta mais às suas necessidades.

Se interessou e quer saber mais? Continue lendo para entender como funciona o simulador do Tesouro Direto e aprender a utilizá-lo a seu favor.

Simulador do Tesouro Direto: o que é?

O programa do Tesouro Direto conta com um site repleto de conteúdos e ferramentas para facilitar a vida do investidor – entre elas, o simulador de investimentos. Com ele, a plataforma oferece um caminho rápido para o usuário estimar o rendimento que pode ter ao investir em diferentes títulos públicos.

Além de apresentar a rentabilidade possível a partir do valor inicialmente aplicado, o simulador disponibiliza um teste para determinar qual ativo melhor se adapta à sua realidade financeira.

Tudo isso com uma interface simples e intuitiva, capaz de transformar o processo em aprendizado.

Por que usar o simulador do Tesouro Direto?

Toda pessoa que começa a guardar dinheiro tem sempre algum objetivo em mente. Independentemente de você já ser um investidor ativo ou estar começando a sua jornada, o planejamento é parte essencial de qualquer estratégia financeira.

E é nesse sentido que o simulador do Tesouro Direto se faz tão útil. A ferramenta possibilita que você projete seus ganhos de acordo com suas metas e entenda qual caminho oferecerá a melhor performance para a realização dos seus propósitos.

É possível ainda fazer a conta inversa, indicando para a plataforma o valor que você quer resgatar para que, a partir disso, ela crie um plano de investimentos e aportes mensais.

Ou seja, com o simulador do Tesouro Direto, você consegue ter mais segurança no sentido de tomar decisões embasadas, que ajudam a evitar erros e possíveis prejuízos.

Passo a passo: simulando no Tesouro Direto

Até agora, falamos bastante sobre o que é o simulador e as vantagens que o seu uso é capaz de trazer para os seus investimentos. A seguir, você aprende em detalhes como utilizar a ferramenta. Confira!

1. Identifique seu perfil de investidor

Dentro do site, o simulador de investimentos do Tesouro Direto é acessado ao clicar no campo “simulador”, no menu superior.

Ao chegar até a página inicial da ferramenta, você vai se deparar com dois caminhos possíveis: um para quem já selecionou um título e outro para quem está em dúvida sobre seu perfil de investidor.

Se você ainda não sabe qual ativo escolher, clique em “vamos começar” para seguir com sua orientação financeira.

Na nova página, você deve responder algumas perguntas para que o sistema possa entender qual é o seu objetivo para a aplicação. Depois de indicar o que planeja fazer com o dinheiro investido, será preciso responder o tempo que pretende deixar o capital rendendo, entre outras questões.

Ao finalizar o questionário, a plataforma sugere a opção de título do Tesouro Direto que melhor atende às suas demandas.

2. Indique o valor do investimento

Terminada a primeira etapa, o sistema já conseguiu entender qual é o seu perfil de investidor e fez a sugestão da escolha mais interessante entre os títulos públicos.

Em seguida, duas opções serão apresentadas, de acordo com a forma como você pretende fazer seu investimento. Para simular a sua aplicação partindo de quanto será investido, clique na primeira alternativa.

Posteriormente, será preciso informar o valor que você tem disponível inicialmente e o montante do aporte mensal – caso não planeje realizar aportes, deixe o campo zerado.

Depois de respondidas essas questões, a plataforma vai apresentador uma projeção detalhada dos ganhos possíveis na aplicação, já estimando os descontos de tributação e custódia da bolsa.

3. Informe seu objetivo de resgate

Outra opção oferecida pelo simulador do Tesouro Direto é a de projetar seu investimento a partir do montante que você pretende resgatar no futuro.

Para seguir por esse caminho, basta selecionar a alternativa para ser conduzido à pergunta principal: qual valor você quer sacar no vencimento?

Depois de informar a quantia, outra tela vai aparecer questionando se você pretende fazer uma única aplicação ou aportes mensais.

Em seguida, preencha todos os campos de acordo com a sua situação financeira para obter uma indicação de plano de investimento que atenda às suas necessidades.

Onde mais tem simulador do Tesouro Direto?

Além do portal do Tesouro Direto, é possível encontrar na internet outras versões de simuladores de investimento em títulos públicos e demais aplicações.

Grande parte das corretoras de valores também oferecem a opção de projetar os ganhos com ativos do Tesouro Direto, LCI/LCA, fundos etc. Então, confira no site da sua prestadora as ferramentas que são disponibilizadas e faça bom uso delas.

Se você gostou de aprender sobre o simulador do Tesouro Direto, continue acompanhando o blog da Onze para conferir mais conteúdos a respeito do mundo dos investimentos.