Site do Tesouro Direto: informações úteis para investir em títulos públicos

Por Redação Onze

Site do Tesouro Direto

Qual é o site oficial do Tesouro Direto?

Quando falamos sobre o site do Tesouro Direto, é importante deixar claro que existe apenas um endereço oficial, que é o www.tesourodireto.com.br.

Ao fazer uma busca pela internet, é possível encontrar diversos portais com informações sobre o programa de forma não oficial. Portanto, tenha atenção ao site visitado para se certificar de que está na página correta.

O que tem no site do Tesouro Direto?

O site do Tesouro Direto pode ser um grande aliado do investidor na hora de tomar suas decisões financeiras. O programa disponibiliza em seu endereço virtual uma variedade de conteúdos e informativos para o usuário planejar seus investimentos de maneira estratégica.

Conheça a seguir as principais ferramentas e funcionalidades oferecidas pelo Tesouro:

Conteúdo informativo

Para quem está começando sua jornada pelo mundo dos investimentos, o site é um prato cheio de informações e conteúdos educativos. Dentro da aba “como investir”, o usuário encontra orientações que podem ajudá-lo a entender a lógica de funcionamento dos títulos públicos.

A área se propõe a apresentar um conteúdo que vai do básico ao avançado, disponibilizando uma série de vídeos divididos entre quatro categorias diferentes.

Para quem preferir, é possível ainda baixar um dos diversos e-books gratuitos, como o “Guia do Investidor”.

Regras do investimento

Para quem já entende um pouco mais sobre o funcionamento da negociação com o Tesouro Direto, pode ser interessante pular diretamente para as informações de cada título.

Ao clicar na aba “títulos”, o usuário é encaminhado para a relação de ativos disponíveis para compra e venda no mercado.

Antes de seguir em frente, será preciso escolher entre uma das três categorias: Prefixados, Tesouro Selic ou Tesouro IPCA. Embaixo de cada modalidade, você confere um breve descritivo com as regras básicas de funcionamento de cada uma.

Simulador

Nem todo mundo tem familiaridade suficiente com os números para conseguir calcular uma projeção de rendimentos com sucesso. Para facilitar esse processo fundamental, o Tesouro Direto oferece em seu site um simulador de investimentos.

A ferramenta apresenta várias opções ao investidor e permite o cálculo dos seus ganhos nos diversos tipos de título.

A simulação pode ser feita com base no valor que você tem para investir hoje (com ou sem aporte mensal) ou utilizando a conta inversa, partindo do montante que você pretende resgatar no vencimento.

Títulos públicos

A principal função do site do Tesouro Direto é apresentar de maneira oficial todos os títulos públicos disponíveis no mercado. Essa função pode parecer um pouco redundante, afinal a informação pode ser encontrada no sistema de qualquer corretora de valores, mas no fim serve a um propósito.

A tabela do Tesouro Direto nada mais é do que uma referência oficial dos títulos que estão sendo comercializados, ou seja, é uma fonte sobre o assunto, pois os dados vêm diretamente da entidade emissora.

Preços e taxas

Quando falamos de preços e taxas, o site oferece uma tabela completa com todas as informações que o investidor precisa ter para tomar sua decisão.

No documento, é possível conferir o preço unitário de cada ativo, assim como o valor mínimo para aplicação. A diferença entre esses custos se dá pelo fato de os títulos do Tesouro Direto poderem ser comercializados de forma fracionada.

Balanço e estatísticas

Além das informações de preços e taxas, o canal digital do Tesouro Direto tem uma seção dedicada a mostrar o histórico de altas e baixas de cada título.

No final da página da tabela que citamos no tópico anterior, você vai encontrar o campo “histórico de preços e taxas”, onde está o botão “saiba mais”, que redireciona para a apresentação dos resultados em formato de gráfico.

Nessa aba, é possível conferir a evolução dos títulos a partir do valor unitário ou da taxa de rentabilidade, filtrando a busca por mês, 90 dias, um ano ou todos os anos desde o lançamento do ativo.

Como investir no site do Tesouro Direto?

Ainda que o investidor possa conferir informações, educar-se e simular seu investimento diretamente no site do Tesouro Direto, a aplicação em si não pode ser feita por esse canal.

Quem quiser investir em títulos públicos precisa abrir uma conta em uma corretora de investimentos. Assim, pesquise bem as suas opções para se comprometer com uma instituição de confiança e credibilidade no mercado.

Dentro da plataforma de investimento, então, o cliente pode conferir suas alternativas e solicitar a compra ou venda dos títulos junto à corretora.

Viu como o site do Tesouro Direto é cheio de ferramentas interessantes? Para aprender mais sobre o mundo dos investimentos, continue acompanhando o blog da Onze.