5 startups que facilitam sua vida financeira

Por Redação Onze

A tecnologia mudou a forma com que nos comunicamos com outras pessoas e realizamos nossas tarefas diárias. Nesse sentido, as startups, empresas que utilizam a tecnologia para criar produtos ou serviços inovadores, ocupam um papel importante nessa mudança. Presentes em diferentes setores da economia, elas agora ganham o mercado financeiro e prometem revolucionar a nossa forma de lidar com o dinheiro.

Quer saber como? Então conheça a seguir 5 startups que facilitam sua vida financeira e transforme sua forma de fazer pagamentos, conseguir empréstimos e até mesmo fazer o dinheiro render.

Mas antes, vamos falar sobre o que faz um empreendimento ser encaixado como uma startup. Vem ver:

O que são Startups?

Startup é um termo utilizado há várias décadas nos Estados Unidos, mas que aqui no Brasil só ganhou força com a popularização da internet. Ele é utilizado para designar um modelo de negócio inovador, em fase inicial de desenvolvimento.

Porém, para ser considerada uma startup, a empresa precisa ter algumas características bem específicas. Além de inovador, o modelo de negócio também precisa ser repetível, escalável e ainda, atuar em um cenário de incertezas.

Veja a seguir a definição de cada uma dessas características:

Modelo de negócios inovador

Segundo o  Contudo, para se enquadrar na categoria de startup, é preciso que o empreendimento seja capaz de gerar valor para o cliente através de um produto ou serviço inovador.

Muitas pessoas conferem esse caráter inovador à utilização da internet e de demais recursos digitais. Embora a base principal das startups seja a tecnologia, elas são muito mais do que isso.

Na realidade, são empresas que propõem ideias criativas para solucionar determinados problemas dos consumidores, os quais os concorrentes não foram capazes de atender.

Confira 12 formas práticas para ganhar uma renda extra ao final do mês.

Repetível

Essa característica está diretamente relacionada à capacidade que a empresa tem de reproduzir um produto ou serviço em uma escala ilimitada. Isso significa entregar o mesmo produto ou serviço de forma simples e sem muitas adaptações ou customizações para cada cliente.

Escalável

Ser escalável significa crescer em faturamento, ou seja, receita. Porém, em uma proporção bem maior quando relacionada aos custos.

Cenário de incertezas

Por apresentar um modelo de negócios inovador e, portanto, ainda não testado no mercado, não se sabe se o produto ou serviço oferecido atenderá as dores do cliente, e se será bem aceita.

Atualmente, é possível encontrar vários tipos diferentes de startups.  Desde uma empresa baseada no estilo de vida do empreendedor, até aquelas que facilitam sua vida financeira, as fintechs. Ou seja, elas são classificadas de acordo com o objetivo que pretendem alcançar no mercado.

O que são Fintechs?

Fintech é um termo oriundo da junção de duas palavras, Financial (financeiro) + Technology (tecnologia).  Como o próprio nome sugere, fintechs são empresas que se utilizam da tecnologia para propor soluções financeiras para os seus clientes de forma inovadora. .

Por também apresentarem ideias inovadoras, ainda não testadas ou pouco testadas no mercado, essas empresas podem ser consideradas startups que facilitam a sua vida financeira. Contudo, cabe salientar que existe uma pequena diferença entre os dois conceitos.

Enquanto as Fintechs são empresas de tecnologia que atuam única e exclusivamente no setor financeiro, as startups podem atuar em qualquer setor. E embora ambas tenham como base principal a tecnologia, as fintechs têm como objetivo principal facilitar a vida de seus clientes através de serviços financeiros eficientes, de processos simplificados e custos menores.

Aprenda a poupar dinheiro e investir.

Onde atuam as startups que facilitam sua vida financeira?

Através de sites e aplicativos para smartphones, as fintechs revolucionam a forma com que uma pessoa lida com o seu dinheiro. E de repente, elas até fazem parte do seu dia a dia, mas você ainda não se deu conta disso.

Veja a seguir alguns exemplos de startups que facilitam sua vida financeira e que provavelmente você não sabia que são fintechs:

  • Bancos digitais;
  • Plataformas de pagamentos online;
  • Sites de cupom de descontos e cashback;
  • Empresas de empréstimo online.

5 fintechs que facilitam a sua vida financeira

As fintechs estão presentes em vários setores, de serviços dedicados a controlar as finanças dos seus clientes até envio de dinheiro ao exterior. Aliando inovação com tecnologia, elas otimizam os serviços financeiros através de processos menos burocráticos e com custos mais acessíveis à população.

Veja a seguir algumas startups que facilitam sua vida financeira e os serviços oferecidos por cada uma delas:

1.     GuiaBolso

Lançada em 2014, o GuiaBolso é uma plataforma destinada a todos aqueles que desejam ter maior controle dos seus gastos pessoais. Isso é possível através da sincronização das contas bancárias do usuário com a plataforma, que possibilita que se possa analisar suas despesas, criar metas de consumo e até mesmo, fazer um empréstimo.

2.     Nubank

Fundado em 2013, o Nubank é um banco 100% digital. Por meio dele, é possível receber dinheiro do Brasil ou exterior, realizar transferências (TED), pagar contas e realizar recarga de celular.

Além disso, o Nubank não é somente uma das startups que facilitam sua vida financeira, mas também faz o seu dinheiro render. E isso, ocorre graças à função “guardar dinheiro” proporcionada pela fintech. Com ela, é possível obter rendimentos através da taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário)  ou através do RDB (Recibo de Depósito Bancário).

3.     PagSeguro

O PagSeguro é uma das plataformas de pagamentos online mais conhecidas do mercado. Inicialmente, o serviço era utilizado apenas por empreendedores virtuais (donos de e-commerces, blogueiros e freelancers), mas atualmente a solução estende-se também às lojas físicas.

Com taxas atrativas tanto para vendas no débito quanto no crédito, essa fintech tem sido a preferida de todos aqueles que desejam fugir das altas tarifas bancárias. Além disso, a plataforma se destaca pela segurança das transações e pela grande oferta de produtos financeiros que possui.

4.     Creditas

Já a Creditas é uma fintech brasileira que oferece empréstimos aos seus clientes por taxas bem atrativas. Porém, para se beneficiar dessa condição, é preciso oferecer um imóvel ou automóvel como garantia de pagamento.

Se você precisar de um empréstimo entre R$ 5 mil a R$ 150 mil, por exemplo, é possível oferecer seu carro como garantia e obter o empréstimo com  juros a partir de 1,59% ao mês.  Já empréstimos de valores maiores são concedidos através da oferta de um imóvel como garantia. Nesse caso, os juros se tornam ainda mais abaixo dos praticados pelo mercado, a partir de 0,99% ao mês.

5.     TransferWise

Fundada no Reino Unido em 2010, a TransferWise é uma fintech que facilita a vida financeira de quem precisa enviar e receber transferências internacionais.. Correspondente cambial dos bancos brasileiros MS Bank e Banco Rendimento, a plataforma online realiza remessas para centenas de países ao redor do mundo por tarifas justas, transparentes e processos simplificados.

Além de utilizar o câmbio comercial para realizar a conversão de moedas, a fintech ainda possibilita simular o envio de dinheiro em sua página principal. Isso significa mais transparência na transação financeira, já que o usuário é informado previamente sobre todas as tarifas utilizadas na operação.

Agora que você já conhece algumas das startups que facilitam sua vida financeira, que tal aproveitar as nossas dicas para economizar?