Sucesso pessoal: o que significa e como chegar lá?

Por Redação Onze

Buscar o sucesso pessoal pode significar uma série de objetivos, mas é sempre um desafio que pode ser vencido. 

Não se trata de recorrer a fórmulas milagrosas, que prometem trazer a realização e o bem-estar na vida particular em tempo recorde. O segredo é focar no desenvolvimento de competências comportamentais, aliar essas habilidades com hábitos saudáveis e buscar a evolução dia após dia.

Neste artigo, vamos falar mais sobre que competências são essas, como o processo de autoconhecimento pode ajudar e qual a relação disso tudo com saúde financeira.

Siga acompanhando!

Sucesso pessoal: o que isso significa?

Antes de pensar em alcançar o sucesso pessoal, é preciso estabelecer o que, de fato, ele significa para você. E aqui estamos falando de uma definição bastante individual, pois, da mesma forma que se sentir realizado para alguma pessoa possa ter determinada interpretação, para você, pode haver outra bem diferente.

Isso não quer dizer, no entanto, que algum ponto de vista está certo e outro errado. Apenas, que há valores e premissas mais valorizados por um do que por outro.

Por exemplo, para você, sucesso pessoal pode significar ter uma vida tranquila e segura, constituir uma família e ter uma casa para chamar de sua. Para outra pessoa, por outro lado, o significado pode ter a ver com a realização de suas metas de curto, médio e longo prazo.

Seja como for, sempre há uma ligação com a saúde financeira. E isso fica mais claro ao entender a relação entre dinheiro e felicidade.

Sucesso pessoal x financeiro

É praticamente impossível dissociar o sucesso pessoal do financeiro, pois, ainda que se tenha definições diferentes a respeito do primeiro, uma relação mais saudável com o dinheiro permite a você alcançar os seus objetivos, sejam eles quais forem.

Usando os exemplos trazidos, tanto para constituir uma família, ter uma casa própria e uma vida mais cômoda, quanto para cumprir suas metas pessoais, uma condição econômica equilibrada aparece como uma aliada.

Dinheiro e felicidade podem sim ser aliados desde que o conceito de saúde financeira faça parte da sua vida.

O sucesso pessoal como meta

A dica é fazer do sucesso pessoal um objetivo de vida. Uma vez que você tenha definido o conceito de realização, trace estratégias para chegar lá, sempre com a saúde financeira como uma facilitadora nesse caminho.

Organize o seu orçamento de forma a conseguir economizar uma quantia mensal e, com base nessa poupança, estime um prazo para realizar esse sonho.

Não importa se o seu objetivo for comprar uma casa ou fazer uma viagem ao redor do mundo, com organização e disciplina, é possível mudar a relação com o seu dinheiro e ser uma pessoa mais realizada.

Como alcançar o sucesso pessoal: passo a passo

Não existe receita única para atingir o sucesso pessoal. Mas é certo que algumas dicas podem ajudar. Nesse sentido, reunimos abaixo bons hábitos que você deve adotar desde já. Confira!

1. Se conheça melhor

Com o autoconhecimento bem desenvolvido, fica mais fácil definir prioridades e montar um plano de ação para atingir o seu objetivo – no caso, o sucesso pessoal.

2. Potencialize o que há de melhor em você

Todos nós temos pontos fortes e fracos, que ajudam a formar nossa essência. Quando passamos a nos conhecer melhor, é possível visualizar essas virtudes e desenvolvê-las ainda mais. Com essas valências bem aprimoradas, o sucesso fica mais próximo. 

3. Invista em conhecimento

Um dos segredos da evolução contínua, que ajuda a levar a realização pessoal, é nunca achar que se sabe tudo. Sempre há espaço para desenvolver novos saberes e investir em conhecimento. 

4. Desenvolva hábitos saudáveis

Da mesma forma que beber água é um hábito saudável, cuidar das suas finanças também é. Por isso, na hora ao traçar metas para atingir o sucesso pessoal, lembre-se de cortar gastos desnecessários, poupar certo e aplicar o seu dinheiro em um fundo rentável.

5. Pare de procrastinar

Outro passo importante para atingir o sucesso pessoal é gerenciar melhor o seu tempo. Adiar tarefas, por exemplo, além de ser uma atitude contraproducente, também gera estresse e ansiedade.

6. Planeje o futuro

Falar em sucesso pessoal é também planejar o futuro. Afinal, a evolução diária só faz de você um ser humano melhor, mas também mais preparado para alcançar os objetivos traçados. 

Portanto, o último passo é: não deixe para amanhã os sonhos que podem ser projetados hoje. Se a sua meta é ter mais saúde financeira e mais tranquilidade daqui para frente, por exemplo, é preciso melhorar a sua relação com o dinheiro agora mesmo. 

Uma alternativa inteligente de fazer isso é poupar um valor mensal para investir em modalidades como a previdência privada.

A Onze, primeira PrevTech do Brasil, oferece planos de previdência para o público corporativo com o mínimo de burocracia. Nos planos patrocinados, tanto a empresa quanto os colaboradores podem contribuir mensalmente com valores pré-definidos, em uma prática conhecida como match. 

Além do mais, nosso aplicativo auxilia o usuário na sua tarefa de economizar de forma regular e consciente, personalizando ações de acordo com seu perfil.

Para saber mais, visite o site da Onze, entre em contato com a nossa equipe, tire todas as suas dúvidas e siga em busca do seu sucesso pessoal.