Taxas do Tesouro Direto e custos para começar a investir

Por Redação Onze

taxas

As taxas do Tesouro Direto são um tópico importante na análise desse investimento, especialmente em tempos de juros básicos nas mínimas históricas.

Em momentos assim, qualquer percentual tem impacto grande na rentabilidade final da aplicação e deve fazer parte do seu planejamento.

Por isso, resolvemos facilitar a sua vida e criamos um guia completo sobre o tema. Nas próximas linhas, você vai descobrir quais são as taxas do Tesouro Direto, além da tributação e todos os custos envolvidos nos títulos do Tesouro Nacional.

Taxas do Tesouro Direto

São duas taxas cobradas no Tesouro Direto: a de custódia, cobrada pela B3, e a de administração, pela sua instituição financeira. Entenda o que é cada uma:

Taxa de custódia 

A taxa de custódia do Tesouro Direto é cobrada pela Câmara de Ações e Renda Fixa Privada, administrada pela B3. Essa instituição é remunerada pela custódia dos títulos, necessária para manter esses títulos sob o CPF do investidor.

Em 2019, a taxa de custódia do Tesouro Direto foi reduzida para 0,25% – esse custo era de 0,30% a.a. nos anos anteriores. Essa é uma boa notícia para os brasileiros e um incentivo ao investimento em ativos mais rentáveis do que a poupança. 

Vale destacar que essa taxa não incide apenas sobre os rendimentos, mas sobre o total aplicado, e ela é cobrada semestralmente. Essa cobrança é automática: o Tesouro Nacional envia uma notificação por e-mail para todos os investidores com dois dias de antecedência e subtrai o valor devido. 

Taxa de administração

A taxa de administração do Tesouro Direto já foi abolida em muitas corretoras. Por isso, fique bastante atento para não ser cobrado pela sua.

Normalmente, as instituições financeiras oferecem a isenção dessa taxa para atrair investidores para outros produtos e serviços. 

Além das taxas do Tesouro Direto

Além das taxas do Tesouro Direto, você também deve considerar a tributação desse investimento na sua projeção de rentabilidade. Confira como fazer isso:

IOF

O IOF só é cobrado para resgates em prazos inferiores a 30 dias, ou seja, em curtíssimo prazo.

A tabela de tributação é regressiva, saindo de 96% no dia 1 até chegar a 0% no dia 30. Por isso, antes de investir no Tesouro Direto, vale se programar para não fazer a venda do título em tão pouco tempo. Após os 30 dias, o investidor fica isento do IOF.

Imposto de Renda

No Tesouro Direto, assim como em outras aplicações de renda fixa, o IR é calculado apenas sobre os rendimentos. O pagamento é feito no resgate e já fica retido na fonte. 

Assim como o IOF, o Imposto de Renda no Tesouro Direto também tem alíquotas regressivas, mas os períodos para mudança de alíquota são mais longos. Veja abaixo a relação entre o tempo de aplicação e a alíquota que irá incidir sobre seus rendimentos:

  • Até 180 dias – 22,5%
  • Até 360 dias – 20%
  • Até 720 dias – 17,5%
  • Após 720 dias – 15%.

A incidência do IR ocorre na venda do título, no seu vencimento ou, ainda, no pagamento dos juros semestrais.

Como reduzir as taxas e os custos do Tesouro Direto

As taxas do Tesouro Direto devem ser avaliadas com bastante critério e, quando possível, evitadas. Veja algumas dicas:

Encontre corretora sem taxa de administração

Hoje, para atrair novos investidores, diversas corretoras não cobram a taxa da administração sobre investimentos em Tesouro Direto. 

Busque uma instituição financeira que isente você da taxa, que pode chegar a até 1% a.a. – um desconto considerável.

Carregue o título por mais de 30 dias

Para se livrar do IOF, que tem uma alíquota bastante agressiva, vale a pena segurar os títulos do Tesouro Direto por mais de um mês. Isso é possível com o devido planejamento financeiro.]

Invista em fundos de Tesouro Direto

Uma maneira prática e simples de investir em Tesouro Direto sem taxas é buscar fundos de investimento que aplicam em títulos do Tesouro e não cobram taxa de administração. Eles existem em diferentes corretoras, como BTG Pactual Digital, Rico, Órama, entre outras.

Há opções de fundos que investem em Tesouro para curto, médio e longo prazo, e você pode escolher mais de um para se organizar adequadamente. Dessa forma, você elimina o pagamento daquele 0,25% anual sobre o investimento, o que oferece um bom ganho considerando o cenário de taxas baixas de juros na economia.

Agora que você conhece as taxas do Tesouro Direto e como reduzi-las ou zerá-las, poderá investir com mais segurança e tranquilidade. Pesquise com calma as opções que o Tesouro Direto oferece e corretoras de confiança que não cobrem a taxa de administração e que sejam transparentes e abertas na comunicação.

Gostou das dicas? Se você também pensa como a gente, com cabeça de longo prazo e foco na construção de patrimônio, conheça as soluções da Onze.