Tesouro Direto Prefixado: rentabilidade, tributação e dicas para investir

Por Redação Onze

O Tesouro Direto Prefixado é um investimento interessante para quem busca segurança financeira. Com ele, dá para calcular exatamente quanto a aplicação vai render até o prazo de vencimento. E a rentabilidade segue uma taxa estabelecida previamente.

Mas é preciso conhecer o funcionamento dos papéis antes de comprá-los. Além da rentabilidade, você deve olhar para a tributação e para a marcação a mercado a fim de evitar a perda dos rendimentos. É justamente sobre isso que você vai aprender aqui. Confira ao longo do artigo os principais tópicos sobre o Tesouro Direto Prefixado.

O que é o Tesouro Direto Prefixado

Tesouro Direto Prefixado é o nome dado aos títulos públicos com taxa de juros predefinida no momento da aplicação. Esses papéis são emitidos pelo governo para financiar as contas da União e são negociados pelo Tesouro Nacional, que vende os ativos para investidores.

Trata-se de uma aplicação de renda fixa, ideal para metas de médio a longo prazo. Além disso, é um investimento bastante seguro: o investidor só levaria calote se o governo quebrasse por completo. 

Rentabilidade do Tesouro Direto Prefixado

No Tesouro Direto Prefixado, a taxa de juros já é conhecida no momento da aplicação. Por isso, é possível calcular o valor exato que o investimento vai render no resgate, desde que ele seja mantido até o prazo do vencimento.

Há dois tipos de títulos na modalidade. Um deles é o Tesouro prefixado simples, que tem rentabilidade atrelada a uma taxa de juros contratada previamente. 

O outro é o Tesouro prefixado com juros semestrais (NTN-F), em que o investidor é remunerado periodicamente até o vencimento do título.

Para entender melhor, vamos a alguns exemplos. No dia 18 de junho de 2020, era possível encontrar o título Tesouro Prefixado 2023, com rentabilidade anual de 4,20% e vencimento para 01/01/2023. Para esse papel, o investimento mínimo era de R$ 36,04.

Outra opção, também disponível em 18 de junho de 2020, era o Tesouro Prefixado com juros semestrais 2031. A rentabilidade anual do título era de 7,00% com prazo de resgate para 01/01/2031. O investimento mínimo era de R$ 37,81. A lista completa de títulos disponíveis pode ser encontrada no site do Tesouro Direto.

Tributação do Tesouro Direto Prefixado

Nas linhas abaixo, descubra como funciona a tributação do Tesouro Direto Prefixado. Nessa hora, vale lembrar que o pagamento de Imposto de Renda interfere na rentabilidade dos títulos:

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras incide no Tesouro Direto quando os títulos são resgatados em menos de 30 dias. A alíquota é bastante agressiva: começa em 96% para resgates em um dia. E termina em 3% para resgates em 29 dias. Ao pagar IOF, a rentabilidade do investimento é comprometida.

Imposto de Renda

O Imposto de Renda tem alíquotas que seguem a tabela regressiva. Na prática, significa que o percentual cobrado diminui conforme o período até o resgate. Confira os prazos e as respectivas alíquotas:

  • Até 180 dias: 22,5%
  • De 181 a 360 dias: 20%
  • De 361 a 720 dias: 17,5%
  • A partir de 721 dias: 15%.

Marcação a mercado no Tesouro Direto Prefixado

Ao investir no Tesouro Direto Prefixado, é importante prestar atenção à marcação a mercado se você quiser resgatar os títulos antes do prazo de vencimento. 

Nesse caso, é necessário cautela: o resgate antecipado pode levar a uma rentabilidade diferente daquela que foi contratada inicialmente. Você pode até perder dinheiro, dependendo do cenário dos juros no Brasil.

Essa variação acontece porque, antes do vencimento, o Tesouro Nacional paga o valor de mercado do título no dia. E aí entra a chamada marcação de mercado. Trata-se do mecanismo de atualização do valor dos papéis a cada dia. O valor é a diferença entre o preço de compra e de venda. 

Então, ao verificar a marcação a mercado, você sabe exatamente quanto iria receber se fizesse o resgate no dia. É um passo essencial para identificar a rentabilidade. Ou seja: para saber se você não está fazendo um bom ou mau negócio.

Para não precisar se preocupar com isso, você deve permanecer com os títulos até a data de vencimento. Nesse sentido, um bom planejamento financeiro pode fazer toda a diferença. Com essa estratégia, é possível fazer uma previsão da data em que você vai precisar do dinheiro e, assim, investir com maior tranquilidade.

E aí, entendeu como funciona o Tesouro Direto Prefixado? Se você curtiu as dicas do artigo, compartilhe. Leia outros conteúdos do blog e aprenda a planejar os seus investimentos de forma assertiva.