TJLP: entenda como era aplicada a taxa de juros de longo prazo

Por Redação Onze

tjlp

A mudança da taxa aplicada sobre os empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) é apenas uma da série de ajustes e reformas que vêm sendo implementadas pelo governo.

A alteração gera impacto nas novas relações financeiras e marca uma nova era para o BNDES. O banco passa a receber menos subsídios da União.

Leia o artigo a seguir para saber qual taxa entra no lugar da TJLP (taxa de juros de longo prazo) e quais as suas principais características.

O que é TJLP?

A TJLP foi uma taxa utilizada pelo BNDES em contratos de financiamento concedidos a companhias. 

Era principalmente usada pelo banco de fomento com o objetivo de viabilizar projetos ligados à criação de novas empresas e também para incentivar projetos de inovação tecnológica.

O porquê da mudança da TJLP para TLP

A TJLP foi substituída pela Taxa de Longo Prazo (TLP) nos contratos firmados pelo BNDES a partir de 1º de janeiro de 2018. 

A mudança para a TLP tem como objetivo se ajustar aos padrões do mercado. A referência das taxas de juros do BNDES passa a ser a NTN-B, um título do Tesouro Direto e vai passar a sofrer variações conforme o rumo da economia.

Na prática, isso significa que as novas taxas do BNDES serão iguais às taxas do Tesouro, ou seja, livre de interferências políticas. 

Quem sempre foi responsável por definir a TJLP era o Conselho Monetário Nacional (CMN), que geralmente seguia as metas da inflação. A crítica sobre a TJLP é porque a taxa sempre sofreu intensa influência política por conta por isso.

As diferenças entre TJLP e TLP

As duas taxas apresentam algumas mudanças. A TJLP era atualizada trimestralmente, já a TLP sofre ajustes todos os meses. Outra diferença entre as taxas fica por conta da definição de juros. 

Como a TJLP era definida pelo governo, a taxa sofria interferências políticas. Já a TLP sofre menos interferências nesse sentido. Os subsídios ainda são permitidos, mas para que isso aconteça, deve haver contar no orçamento público. A TLP também é mais previsível do que a TJPL, por estar baseada diretamente na inflação. 

A principal vantagem da TLP é que ela está mais alinhada ao mercado. Dessa forma, as empresas beneficiadas por esse financiamento terão acesso a taxas mais justas.

Como calcular a TLP

O cálculo para se chegar na TLP é feito a partir da fórmula abaixo:

TLP = Juros Reais Pré-fixados (TLP-Pré) x Inflação (IPCA).

A TLP é composta por duas parcelas: a TLP-Pré regida pela juros reais pré-fixados e outra regida pela inflação (IPCA), além de outros fatores que também são considerados para cálculo da taxa como spread e grau de risco de inadimplência.

Saiba mais: Selic: o que é a taxa básica de juros?

Conheça a Onze Investimentos

Agora que você já conhece as principais mudanças envolvendo a TJLP e tem o interesse em aumentar seu patrimônio por meio de investimentos, conheça os produtos financeiros da Onze Invest! 

A casa de investimentos Onze Invest faz a gestão do patrimônio financeiro de longo prazo do investidor brasileiro e tem como principal objetivo ajudar seus clientes a conquistar a autonomia financeira.

Acesse o site para mais informações!