Trabalhabilidade: entenda seu significado e seus benefícios

Por Redação Onze

Em um momento de incertezas, em que os modelos tradicionais de emprego já não parecem funcionar a pleno, a trabalhabilidade surge como alternativa para a geração de renda.

Diante da necessidade de o trabalhador se reinventar, em um mundo que está em constante transformação, é preciso fugir de uma visão demasiadamente conservadora. O artigo a seguir é uma proposta não só para você refletir sobre o tema, mas também para vislumbrar possibilidades na carreira profissional.

Siga acompanhando para entender o conceito de trabalhabilidade e seus benefícios na sua saúde financeira.

O que é trabalhabilidade?

Surgido na virada do milênio, o conceito de trabalhabilidade faz referência ao desenvolvimento do potencial que cada indivíduo tem para gerar trabalho e, consequentemente, renda

Mais do que um profissional qualificado em termos técnicos, estamos falando sobre o desenvolvimento de competências específicas, como criatividade, resiliência, pensamento crítico e capacidade de solucionar problemas complexos. 

Todas essas potencialidades se somam e são convertidas em diferenciais de um profissional que investe no autoconhecimento e tem postura ativa no seu desenvolvimento pessoal e também no da sua carreira.

Trabalhabilidade x empregabilidade

Ao contrapor os termos “empregabilidade” e “trabalhabilidade”, fica mais fácil entender o comportamento e a evolução do mercado – e como esse movimento transforma o que se espera de um profissional. 

Criada na década de 1990, a empregabilidade foi fruto de mudanças promovidas pela globalização. Ela está atrelada à capacidade de alcançar uma boa colocação durante a carreira profissional. 

Ou seja, aborda os fatores exigidos pelo mercado para que uma pessoa consiga se manter em um emprego formal e desenvolva a sua carreira a partir dessa perspectiva. 

Hoje em dia, porém, o mercado de trabalho se movimenta de maneira muito mais dinâmica, o que afeta a estabilidade das relações e mesmo a maneira como elas são construídas. 

Como consequência, a trabalhabilidade surge como alternativa: o foco não está mais na conquista de um emprego, mas na capacidade de geração de trabalho e renda

Características da trabalhabilidade

Encarada como o futuro do mercado, a trabalhabilidade traz consigo características como agilidade e flexibilidade na maneira como se estabelecem as relações de trabalho. 

Alguns traços que têm sido apontados como características das chamadas Gerações Y e Z também ajudam a entender o novo cenário: trabalhos desenvolvidos de forma colaborativa e que estejam alinhados com os valores do indivíduo.

Nada melhor do que olhar para as startups para entender do que estamos falando. Sem a necessidade de uma estrutura engessada, elas adotam um mindset que privilegia a identificação de demandas latentes na sociedade e buscam criar soluções únicas.

A característica principal da trabalhabilidade é, nesse sentido, a capacidade de entender como as competências pessoais do indivíduo podem ser aprimoradas e transformadas em soluções que despertam o interesse do mercado

Vantagens da trabalhabilidade

Investir na trabalhabilidade permite que você esteja mais preparado para lidar com as mudanças dos mercados – e, acredite, elas acontecem a todo momento – sem sobressaltos. 

Isso permite não restringir as suas possibilidades aos postos de emprego disponíveis em um momento específico, criando novas oportunidades que estejam alinhadas aos seus próprios objetivos

Outras vantagens incluem ganhar autonomia, desenvolver o seu potencial como liderança, não ficar preso a uma só fonte de renda e construir uma carreira guiada inteiramente por você.

Como investir na trabalhabilidade?

Pronto para desenvolver a trabalhabilidade e trilhar um caminho com muito mais opções para o seu futuro profissional? Separamos 3 dicas para ajudar você a começar. 

Desenvolva o autoconhecimento

Você só vai ser capaz de perceber o real valor do seu trabalho e quais possibilidades tem diante de si ao desenvolver o autoconhecimento. 

Parece conversa de autoajuda? Nada disso, o objetivo é permitir que você mesmo consiga identificar as suas principais competências e entender como elas podem ser desenvolvidas.

Agarrar as oportunidades disponíveis depende cada vez mais de ter domínio emocional e de saber usar as suas potencialidades em benefício próprio. 

Invista em você 

Ao deixar de ver apenas o emprego formal como opção de trabalho, amplie os seus horizontes e passe a investir mais em você.

Isso significa se dedicar a cursos e atividades que estejam diretamente alinhados aos seus objetivos e não necessariamente às expectativas de uma empresa. 

Se você acha que é muito bom em um hobby e que ele pode se transformar em uma fonte de renda, não deixe de apostar na sua capacidade de fazer dar certo

Não tenha medo de fazer diferente

Na Onze, entendemos bem o quanto pode ser difícil fazer diferente. Mas, inconformados com as soluções engessadas e repletas de burocracia disponíveis no mercado, decidimos criar a primeira PrevTech do Brasil

Hoje, somos uma gestora de investimentos independente e especializada em previdência privada corporativa. Mas isso só foi possível porque um dia acreditamos que dava para oferecer um serviço de qualidade, personalizado às necessidades de empresas com diferentes tamanhos, mesmo sem a estrutura de um banco.

Que tal se inspirar nesse exemplo e criar as suas próprias possibilidades? A trabalhabilidade está aí para mostrar que há muita gente agindo assim. E, se quiser saber mais sobre os serviços oferecidos pela Onze, entre em contato conosco!