O VGBL da caixa vale a pena?

Por Redação Onze

VGBL-da-caixa-vale-a-pena

Neste post, vamos focar na previdência privada e apresentar o VGBL da Caixa, para que você tenha condições de avaliar se ele é adequado para seu caso. Continue lendo!

Diferença entre PGBL e VGBL

Tanto PGBL quanto VGBL são siglas que dizem respeito a modalidades de previdência privada que estão disponíveis no Brasil. Ambas podem ser resgatadas de uma vez, parceladas por um período determinado ou como uma aposentadoria vitalícia. A diferença entre elas está na forma como o Imposto de Renda incide sobre cada uma.

O PGBL, ou “Plano Gerador de Benefício Livre”, pode ser aplicado por pessoas que fazem a declaração de Imposto de Renda e têm a possibilidade de colher um benefício fiscal na hora da declaração.

Assim, os depósitos que você realiza em um PGBL podem servir para abater até 12% de sua renda bruta anual. Vale destacar, porém, que, depois de receber o benefício, o Imposto de Renda vai incidir sobre o valor total e não apenas sobre o lucro.

Já o VGBL, ou “Vida Gerador de Benefício Livre”, não traz a possibilidade de fazer o abatimento no Imposto de Renda. No entanto, ele apresenta a vantagem de que, no futuro, o imposto só irá incidir sobre seus rendimentos.

Com isso, vemos que o VGBL é o modelo ideal para quem não realiza declaração de Imposto de Renda ou para quem faz a declaração simplificada. Da mesma forma, também é o mais adequado para quem pretende investir mais de 12% de sua renda bruta mensal.

Afinal, o VGBL da Caixa vale a pena?

Agora que você já entendeu o que é a previdência privada e quais são as duas modalidades disponíveis no Brasil, é importante mostrar que cada banco oferece programas diferentes, com condições próprias. Por causa disso, é fundamental que você pesquise as opções antes de fechar negócio.

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, é um banco estatal que oferece planos de previdência privada, tanto PGBL quanto VGBL. Devemos destacar, no entanto, que a taxa de rendimento, depois de deduzidas as tarifas de administração, ainda é baixa para quem planeja ter um bom rendimento.

O VGBL da Caixa é vantajoso, então, para quem quer ter um retorno seguro, sem correr grandes riscos, como aconteceria no mercado de ações. Afinal, apesar de não ter uma taxa de rendimento tão alta quanto outros tipos de investimento, ele ainda é mais rentável do que uma poupança.

Como calcular o rendimento do VGBL

Antes de qualquer coisa, precisamos dizer que as taxas que recaem sobre o VGBL são flutuantes, já que dependem de índices anuais como a taxa de juros e informações sobre expectativa de vida da população, divulgada pelo IBGE.

Dessa forma, você precisa ter em mente que o seu cálculo pode sofrer uma variação ao longo do tempo, tanto para mais quanto para menos.

Dito isso, você pode calcular a previsão dos seus rendimentos observando as tabelas que são atualizadas periodicamente pela própria Caixa, por meio da porcentagem de rentabilidade acumulada, ou mesmo usando o simulador disponibilizado pelo banco.

Com isso, você tem condições de planejar quanto quer sacar ao final do seu plano e por quanto tempo deve contribuir.

Como fazer o VGBL na Caixa?

Depois de verificar que o VGBL é o plano que você deseja, o ideal é que você use o simulador disponibilizado pelo banco para planejar seu tempo de contribuição e os valores.

Em seguida, é hora de fechar o seu plano e começar a contribuir. Isso pode ser feito em uma agência física, mas também existe o serviço online, que é muito didático e guia você por meio das opções, apresentando diferentes alternativas e explicando as vantagens de cada uma delas.

Que tal ficar por dentro de mais informações sobre investimentos? Com a Onze, você descobre tudo o que precisa saber sobre previdência privada. Acesse nossos artigos.