Liquidez financeira: o que é e como usar a seu favor

Por Redação Onze

Liquidez financeira

A liquidez financeira diz respeito à facilidade de transformar um investimento em dinheiro. Mas você sabe por que entender esse conceito a fundo é fundamental?

Ao ficar excessivamente exposto a investimentos de baixa liquidez, você pode encontrar dificuldades para se desfazer dos ativos em momentos de crise ou de necessidade pessoal, como uma emergência de saúde.

Além disso, ativos pouco líquidos impedem que você aproveite as oportunidades que o mercado financeiro oferece de tempos em tempos.

Neste artigo, você vai entender o que é liquidez financeira, com exemplos de investimentos de alta e baixa liquidez, e descobrir como usar a liquidez financeira a seu favor.

O que é liquidez financeira

Liquidez financeira é um conceito que mede a facilidade que um investimento ou um ativo tem de ser convertido em dinheiro.

Assim, quanto maior for a liquidez de um investimento, mais rápido você consegue acessar o dinheiro sem perdas significativas de patrimônio.

Ao mesmo tempo, quanto menor for a liquidez de um ativo, mais tempo leva para que você consiga acesso ao valor.

Quer um exemplo? A poupança é um investimento de alta liquidez, porque você tem acesso ao dinheiro sempre que precisar, em questão de minutos.

Já os imóveis são exemplos de baixa liquidez, porque você só terá acesso ao dinheiro quando conseguir vender o imóvel, o que pode levar meses.

A seguir, vamos analisar ativos de alta e baixa liquidez.

O que é alta liquidez

Ativos com alta liquidez são aqueles que você consegue transformar em dinheiro de forma rápida.

Entre os exemplos de investimentos de alta liquidez, podemos citar a Caderneta de Poupança, títulos do Tesouro Direto (especialmente Tesouro Selic), ações de grandes empresas, que têm um alto volume de negociação diário, e alguns fundos de investimento, dependendo do prazo para resgate de cada um.

O que é baixa liquidez

Ativos de baixa liquidez são aqueles em que é preciso esperar até conseguir transformar o investimento em dinheiro.

O melhor exemplo de baixa liquidez são os imóveis. Para transformar um imóvel em dinheiro, você precisa anunciar a venda, encontrar um comprador, negociar e atender à burocracia de transferência.

Se precisar de dinheiro com urgência, você provavelmente precisará reduzir o valor de venda, para encontrar compradores rapidamente. Por isso, diz-se que os imóveis possuem baixa liquidez.

Outros exemplos de investimentos de baixa liquidez são aqueles que possuem um longo prazo para saque, com prazo de resgate de D + 180, por exemplo. Nesse caso, você só consegue sacar o valor investido em seis meses.

Importância da liquidez financeira

Entender o conceito de liquidez financeira é essencial para que você consiga diversificar os seus investimentos e não se exponha ao risco de ficar sem dinheiro em caso de necessidade.

Se você não possuir investimentos com alta liquidez financeira, corre o risco de passar por uma dificuldade – como uma emergência de saúde – descapitalizado, sem recursos para resolver o impasse.

É por isso que você não pode colocar todo o seu patrimônio em investimentos de baixa liquidez financeira.

A seguir, vamos explicar como utilizar o conceito de liquidez financeira para montar o seu portfólio de investimentos.

Como usar a liquidez financeira a seu favor

Se você utilizar a liquidez financeira ao seu favor no momento de investir, terá caixa para aproveitar oportunidades, sobreviverá às crises e conseguirá alcançar os seus objetivos no longo prazo.

Entenda como fazer isso:

1. Crie uma reserva de emergência

O primeiro passo para aproveitar a liquidez financeira é criar uma reserva de emergência.

Imagine que você fique desempregado, um familiar próximo passe por uma emergência de saúde ou você sofra um acidente.

Para superar essas adversidades, você precisa deixar parte do seu patrimônio alocado em investimentos de alta liquidez, como o Tesouro Direto ou a Poupança.

Uma boa tática é calcular o valor do seu custo mensal e multiplicar por seis. Assim, você tem um semestre garantido na reserva de emergência, e pode sobreviver com o mesmo padrão de vida sem precisar trabalhar, por exemplo.

2. Tenha uma reserva de oportunidades

Seguindo a mesma lógica da reserva de emergência, faz sentido manter uma reserva de oportunidades para quem acredita que o mercado financeiro oferece alternativas de investimento vantajosas de tempos em tempos.

Imagine, por exemplo, uma crise macroeconômica que faça o preço das ações despencar na Bolsa de Valores, com uma queda de 80% no índice Ibovespa.

Essa pode ser uma oportunidade para se tornar sócio de boas empresas a preços descontados, mas, se você não tiver uma reserva de oportunidades, pode ter dificuldade para conseguir o dinheiro a tempo.

3. Busque o equilíbrio entre a liquidez e a rentabilidade

Ao compreender o conceito de liquidez financeira, você terá mais capacidade de escolher os investimentos que apresentem a melhor relação entre risco, rentabilidade e liquidez.

O ideal é buscar um equilíbrio entre esses três fatores.

Se você abrir mão da liquidez, o risco deve ser mínimo, por exemplo.

Não faz sentido abrir mão da liquidez financeira em ativos de alto risco.

Por meio dessas reflexões, você conseguirá tomar as melhores decisões para o longo prazo.

4. Planeje antes de investir em ativos sem liquidez

Agora que você já sabe as oportunidades – e os riscos – por trás da liquidez financeira, sabe que é necessário fazer um planejamento antes de investir em ativos de baixa liquidez.

Ao comprar um imóvel, por exemplo, você não pode utilizar um dinheiro do qual pode precisar no curto prazo.

Se fizer isso, correrá o risco de se desfazer do imóvel a preços muito baixos em caso de uma emergência.

5. Diversifique seus investimentos

A última dica conversa com as anteriores: a diversificação de investimentos é a melhor maneira de reduzir o risco da sua carteira no longo prazo.

O velho ditado de não colocar todos os ovos na mesma cesta também vale para os investimentos.

Aliando investimentos de alta liquidez com outros de baixa liquidez, você consegue diversificar sua carteira em diferentes níveis de risco – e se protege no longo prazo.

Para entender como fazer isso, vale a pena dedicar um bom tempo para entender o seu perfil de investidor.