Minhas finanças em crise: dicas para fugir das dívidas e alcançar metas

Por Redação Onze

Quem nunca olhou para o extrato bancário e pensou: “Minhas finanças precisam melhorar”? Difícil encontrar quem nunca teve preocupações financeiras, não é verdade?

Se esse dilema já tirou seu sono em algum momento, você sabe o quanto a instabilidade orçamentária causa preocupações. Afinal, em um cenário ideal, a sua renda seria suficiente para pagar todas as contas e ainda aproveitar o que a vida oferece de melhor, sem dívidas ou apertos.

A saída para essa equação está na capacidade de manter a sua saúde financeira em equilíbrio. Se, por um lado, a tarefa exige dedicação, por outro, ela traz resultados. E é exatamente esse o assunto deste artigo. Acompanhe!

Minhas finanças têm jeito?

Não importa o quão complicada esteja a situação: com uma boa dose de educação financeira, sempre dá para recuperar o controle e estabelecer uma relação mais saudável com o dinheiro. 

Seja para sair do vermelho, seja para realizar aqueles sonhos que ainda parecem impossíveis, o primeiro passo é acreditar que a transformação pode acontecer. O segundo é criar uma estratégia para chegar lá.

Isto é, nada de desespero. Pode ser complexo e levar mais tempo do que você gostaria, mas dá para voltar a respirar com alívio.

A importância do diagnóstico das suas finanças

Ao fazer um diagnóstico das suas finanças, você abandona as suposições e vontades para entender a realidade. Isso significa compreender o quanto entra na sua conta mês após mês e o quanto sai dela.

Em qualquer planejamento de finanças pessoais, esse sempre vai ser o ponto de partida para a definição de estratégias.

É bastante comum, por exemplo, ignorar que o salário bruto e o líquido representam números bem diferentes. Se você considerar que pode gastar aquele valor registrado na carteira de trabalho, em pouco tempo a conta não vai fechar.

Como melhorar minhas finanças: 7 dicas

Quando o assunto é a organização das finanças, não existe receita mágica. Ainda assim, há inúmeras dicas que podem apontar o caminho ideal para o seu caso e promover o tão sonhado equilíbrio. Veja algumas a seguir.

1. Faça uma análise das finanças

Não seria possível começar a lista de outra forma. As dívidas costumam estar ligadas à falta de conhecimento sobre o próprio dinheiro.

Por isso, faça um mapeamento de tudo aquilo que você ganha, descontadas todas as taxas possíveis.

Depois, olhe para os últimos três meses e calcule o quanto você gastou em cada um deles. A diferença entre os valores pode ser aquela sobra para investir ou aquele incômodo gerado por uma dívida.

2. Desenvolva o hábito de controlar o seu dinheiro

Você realmente sabe como tem utilizado o seu dinheiro? Reservar um dia no mês para avaliar os seus gastos e criar categorias para cada um deles é uma maneira de visualizar melhor o uso dos seus recursos.

Quando esse acompanhamento ocorre, fica muito mais fácil tomar decisões pensadas, o que não deixa espaço para ações impulsivas.

3. Cozinhe mais

Na correria da rotina, pode ser difícil se organizar para comer em casa ou preparar as próprias refeições. 

Mas que tal, pelo menos de vez em quando, trocar o restaurante ou o delivery por uma comida com aquele tempero caseiro? Essa é uma forma de economizar e ainda de desenvolver uma rotina mais saudável.

4. Defina seus objetivos

Saber onde você deseja chegar é fundamental para organizar as finanças de maneira inteligente. 

Pode ser uma viagem internacional ou a compra da cobertura que sempre sonhou, o importante é mapear as suas metas e ter clareza sobre o que precisa fazer para que elas se transformem em realidade.

5. Aumente sua renda

Adequar o padrão de vida à sua renda é um passo essencial, mas já pensou também em trilhar o caminho inverso?

Investir na sua carreira profissional pode ser uma saída para crescer e alcançar rendimentos mais alinhados com os seus objetivos.

6. Invista com sabedoria

Na mesma linha da dica anterior, faça o seu dinheiro trabalhar para você. Isso é possível ao realizar uma análise do mercado econômico e ficar sempre de olho nas melhores oportunidades de investimento.

7. Negocie as suas dívidas

Se você já acumula dívidas, troque o desespero pela ação: procure as empresas e tente negociar o pagamento dos valores em aberto.

Outra opção viável é recorrer a linhas de crédito mais baratas. Se a sua dívida é com o cheque especial, por exemplo, solicitar um empréstimo consignado pode representar a chance de ganhar uma folga com a diminuição da taxa de juros.

Erros a evitar na gestão das finanças

Além das dicas de atitudes que podem ajudar você a alcançar o equilíbrio financeiro, reunimos uma lista com aquelas ações que devem ser abandonadas:

  • Não se preocupar em construir uma reserva financeira
  • Deixar o seu dinheiro na caderneta de poupança por medo de recorrer a outras modalidades de investimento
  • Comprometer o seu salário antes mesmo de recebê-lo
  • Parcelar as compras sempre no maior número de vezes, sem se preocupar com o futuro
  • Considerar o cheque especial como parte da sua renda
  • Ter medo de olhar o seu extrato e encontrar surpresas desagradáveis.

Gostou do artigo? Fique sempre de olho nas atualizações do blog da Onze e confira as melhores dicas para alcançar a saúde financeira!