Ações que pagam dividendos: como ter as melhores na sua carteira?

Por Redação Onze

Ações que pagam dividendos

Ações que pagam dividendos são normalmente procuradas por investidores em busca de uma fonte de rendimentos regular. No entanto, em boa parte dos casos, é preciso dosar as expectativas, já que nem sempre esses dividendos compensam o investimento feito.

Por isso, ainda que uma ação remunere dessa forma, existem outros fatores que continuam a ser relevantes e por isso devem ser avaliados.

No fim das contas, o que vale mesmo é uma boa análise, tanto técnica quanto fundamentalista para tomar uma decisão. Vamos ver como isso se aplica?

O que são ações que pagam dividendos?

Dividendo é o termo usado para designar o pagamento de uma espécie de ganho extra aos acionistas de uma empresa. É um tipo de incentivo, um bônus distribuído para estimulá-los a continuar investindo.

Existe uma maneira alternativa de se pagá-los, que é pela distribuição de Juros sobre Capital Próprio (JCP). Há ainda outras formas de se distribuir os lucros, portanto, nem sempre eles serão pagos aos acionistas como dividendos ou JCP.

Outro aspecto a salientar é que a periodicidade de pagamentos pode ser mensal ou não. Tudo vai depender da performance da empresa, suas políticas, entre outros fatores. De qualquer forma, ações que pagam dividendos são do tipo preferencial (PN), identificadas no ticker pelo número 4 ao final.

Como funciona o pagamento de dividendos

Não há um regramento em relação à forma de se pagar dividendos ou quanto à sua frequência. Cada companhia determina suas próprias normas, por isso, é importante ficar atento às suas políticas antes de investir, caso o foco seja a remuneração por dividendos ou JCP.

Na verdade, a única regra determinada pela B3 é a de que o pagamento de dividendos seja feito pelo menos uma vez ao ano.

Um ponto a ser destacado é que, se o pagamento for feito na forma de dividendos, não há incidência de IR para o investidor. Mas, se a remuneração vier na forma de JCP, a mordida do leão é de 15%.

É importante ficar atento à tributação porque, em boa parte dos casos, os valores pagos a título de dividendos são bastante baixos. Com o imposto, o que já não era assim tão interessante fica menos ainda.

Quais ações pagam dividendos

As ações que pagam dividendos são as do tipo preferencial, contudo, as do tipo ordinária (ON) também podem ser remuneradas dessa maneira. A diferença, no caso, está na ordem em que os acionistas em cada categoria recebem os pagamentos.

Sendo assim, os detentores de ações preferenciais são remunerados antes dos que têm sob custódia ações ON.

Exemplos de ações que pagam dividendos

Acompanha na tabela abaixo exemplos de ações que pagam dividendos.

Código da açãoEmpresaSetor
MGLU3Magazine LuizaConsumo
RENT3LocalizaConsumo
SANB11Banco SantanderBancário
SMLS3Smiles FidelidadeConsumo
TAEE11TaesaUtilidade pública
FLRY3FleurySaúde
GGBR4GerdauSiderurgia e Metalurgia
ITSA4ItausaFinanceiro
ITUB4Itaú UnibancoBancário
LREN3Lojas RennerConsumo
WEGE3WegIndustrial
ALPA4AlpargatasConsumo
BBAS3Banco do BrasilBancário
BBDC4Banco BradescoBancário
BRSR6BanrisulBancário
BVMFB3 Bolsa Brasil BalcãoFinanceiro

O que é o Dividend Yield?

Você já sabe agora que o valor pago como dividendo nem sempre é atrativo o bastante para justificar a compra de uma ação. Contudo, para saber se realmente os dividendos pagos são de fato compensatórios, é preciso conhecer o seu Dividend Yield (DY).

Esse é o índice que aponta para uma ação mais ou menos lucrativa a partir da proporção dos seus dividendos comparada com o valor da ação. Para calculá-lo, basta apenas somar os valores pagos como JCP ou dividendos dos últimos doze meses pelo preço vigente da ação.

Convenciona-se que bons dividendos representam, no mínimo, 5% do preço de uma ação. Mas não é nada difícil encontrar ações que pagam 8% ou mais que 9%.

Seja como for, o mais prudente é moderar as expectativas quando investir em ações que pagam dividendos. Como você já viu, em muitos casos, os valores são muito baixos e só passam a ser realmente atrativos para aqueles que investem alto.

Dessa forma, o melhor mesmo é ter nos dividendos uma possibilidade a mais de lucros e não uma forma de se viver de renda mensal investindo em ações.

Encontre as melhores ações que pagam dividendos

Além do cálculo do DY, para encontrar boas ações, é imprescindível colocar em prática análises técnicas e, se possível, fundamentalistas. São elas que vão apontar para as reais possibilidades de lucro ao comprar papéis de empresas e se compensa investir considerando os dividendos.

Cabe ressaltar que dividendos altos podem sinalizar que o preço de uma ação caiu em demasia, afinal, vimos que o DY nada mais é do que a relação entre dividendo/preço.

O melhor mesmo é permanecer sempre alerta ao mercado financeiro, fazer análises e conhecer a opinião de especialistas antes de negociar ações.

Acompanhe o blog da Onze e se mantenha informado sobre investimentos e muito mais!