Ações em tempo real: como ficar de olho no mercado

Por Redação Onze

Vale a pena acompanhar ações em tempo real?

O mercado acionário é bastante volátil, o que significa oportunidades de bons negócios em curto e curtíssimo prazo. Em apenas um dia, é possível obter rendimentos expressivos da mesma forma que prejuízos de grande valor.

É com base nisso que existem investidores que adotam a estratégia de negociação em tempo real. Eles buscam aproveitar as chances de lucros geradas pelo movimento nos preços das ações que acontece de minuto a minuto.

Trata-se de uma abordagem diferente da que o investidor conservador usa, na qual a expectativa é por resultados dentro de, no mínimo, um ano ou mais. Portanto, se está em seus planos negociar ações no intraday, ou seja, ao longo do dia, é fundamental acompanhar a evolução dos preços na hora em que acontece.

Quando ficar de olho nas ações em tempo real?

Dessa forma, para os que pretendem gerar renda passiva com ações, por exemplo, a negociação em tempo real não é indicada. Em contrapartida, investidores mais arrojados que tenham como meta operar no day trade precisarão acompanhar as oscilações nos preços para fazer escolhas mais embasadas.

Monitorar ações em tempo real também é uma maneira de estudar o mercado e, a partir disso, ter mais subsídios para se decidir. Quando comprar e quando vender? Quais ativos financeiros estão com melhor performance? Essas são algumas questões que podem ser esclarecidas ao acompanhar o movimento da bolsa.

Devo tomar decisões sobre ações em tempo real?

O monitoramento dos preços é indispensável para que uma transação seja lucrativa. Afinal, trata-se do mercado de renda variável, no qual não há nenhuma garantia sobre a rentabilidade do ativo comprado. É o investidor que define quanto quer lucrar e quando isso vai acontecer.

Assim, ele precisará decidir com bastante critério e, para isso, deve estar sempre muito bem informado. É o que fazem os que negociam no day trade ao explorar as ferramentas de análise técnica, na qual as informações contidas nos gráficos dos ativos apontam para o caminho a seguir. 

Ou seja, você só deverá tomar decisões sobre ações em tempo real se tiver dados que sustentem suas escolhas.

Onde monitorar ações em tempo real?

Não é exagero, então, dizer que as informações dos gráficos valem ouro. É neles que você encontrará os preços praticados ao longo do tempo, identificará tendências de alta ou de baixa e conhecerá o volume de ativos que vem sendo negociado.

Logo, suas análises para investimentos de curto prazo dependerão exclusivamente do que o comportamento das ações em tempo real mostrar. Para conhecê-lo, você poderá utilizar algumas ferramentas, como listamos a seguir.

Site da B3

A própria bolsa de valores brasileira, a B3, disponibiliza o gráfico em que o investidor pode acompanhar a performance de uma ação ao vivo. Nesse caso, é bom lembrar que o horário de negociação no mercado à vista é das 9h30 às 17h, de segunda a sexta.

Tenha atenção, ainda, ao delay previsto para a exibição dos dados, estimado pela própria B3 em 15 minutos.

Home Broker

Para negociar na bolsa, é indispensável abrir uma conta em uma corretora que faça a ponte com a B3. Ao fazer isso, você terá acesso às ferramentas necessárias para investir, entre elas o Home Broker, pelo qual poderá comprar e vender ativos.

Aproveite esse recurso, já que nele é possível encontrar não só os preços das ações, mas também prévias do mercado, papéis recomendados e outras análises. Lembre-se: quanto mais informações você tem ao negociar, maiores são as chances de ter sucesso em seus investimentos.

Aplicativos

Já que hoje é possível negociar on-line, não surpreende que existam incontáveis aplicativos que permitam a compra e a venda de ações. Essa é uma possibilidade que todo investidor que opera no day trade deve considerar, já que permite a negociação em tempo real, independentemente da sua localização.

Plataformas de trading

Há, ainda, a alternativa das plataformas de trading, disponibilizadas por sites especializados em análises e notícias sobre o mercado financeiro.

A vantagem dessas ferramentas é que elas geralmente contam com dados já estruturados. Ou seja, o time de especialistas do site ou portal já faz o trabalho de analisar as ações, apontando as melhores opções. No entanto, boa parte das plataformas são pagas, exigindo uma assinatura mensal para permitir o acesso.

Negociar ações em tempo real é para investidores arrojados e que aceitam os riscos de operar no intraday. Se é esse o seu perfil, use as dicas que aprendeu aqui.

Não deixe também de acompanhar o blog da Onze para se manter por dentro de assuntos que ajudam você a investir melhor.