Ações em tempo real: como ficar de olho no mercado

Por Redação Onze

Acompanhar o movimento das ações em tempo real remete àquela antiga imagem veiculada nos filmes do trader gritando ao telefone em uma bolsa de valores lotada. 

Felizmente, essa situação mudou bastante e, hoje, operar no day trade é um processo muito mais tranquilo e silencioso. Isso porque existem ferramentas que permitem transacionar ações remotamente, sem a necessidade de recorrer ao balcão da bolsa, tampouco de fechar negócios por telefone.

Essa é a rotina do investidor de curto prazo moderno, que conheceremos melhor neste conteúdo. Vamos em frente, então?

Vale a pena acompanhar ações em tempo real?

O mercado acionário é bastante volátil, o que significa oportunidades de bons negócios em curto e curtíssimo prazo. Em apenas um dia, é possível obter rendimentos expressivos da mesma forma que prejuízos de grande valor.

É com base nisso que existem investidores que adotam a estratégia de negociação em tempo real. Eles buscam aproveitar as chances de lucros geradas pelo movimento nos preços das ações que acontece de minuto a minuto.

Trata-se de uma abordagem diferente da que o investidor conservador usa, na qual a expectativa é por resultados dentro de, no mínimo, um ano ou mais. Portanto, se está em seus planos negociar ações no intraday, ou seja, ao longo do dia, é fundamental acompanhar a evolução dos preços na hora em que acontece.

Quando ficar de olho nas ações em tempo real?

Dessa forma, para os que pretendem gerar renda passiva com ações, por exemplo, a negociação em tempo real não é indicada. Em contrapartida, investidores mais arrojados que tenham como meta operar no day trade precisarão acompanhar as oscilações nos preços para fazer escolhas mais embasadas.

Monitorar ações em tempo real também é uma maneira de estudar o mercado e, a partir disso, ter mais subsídios para se decidir. Quando comprar e quando vender? Quais ativos financeiros estão com melhor performance? Essas são algumas questões que podem ser esclarecidas ao acompanhar o movimento da bolsa.

Devo tomar decisões sobre ações em tempo real?

O monitoramento dos preços é indispensável para que uma transação seja lucrativa. Afinal, trata-se do mercado de renda variável, no qual não há nenhuma garantia sobre a rentabilidade do ativo comprado. É o investidor que define quanto quer lucrar e quando isso vai acontecer.

Assim, ele precisará decidir com bastante critério e, para isso, deve estar sempre muito bem informado. É o que fazem os que negociam no day trade ao explorar as ferramentas de análise técnica, na qual as informações contidas nos gráficos dos ativos apontam para o caminho a seguir. 

Ou seja, você só deverá tomar decisões sobre ações em tempo real se tiver dados que sustentem suas escolhas.

Onde monitorar ações em tempo real?

Não é exagero, então, dizer que as informações dos gráficos valem ouro. É neles que você encontrará os preços praticados ao longo do tempo, identificará tendências de alta ou de baixa e conhecerá o volume de ativos que vem sendo negociado.

Logo, suas análises para investimentos de curto prazo dependerão exclusivamente do que o comportamento das ações em tempo real mostrar. Para conhecê-lo, você poderá utilizar algumas ferramentas, como listamos a seguir.

Site da B3

A própria bolsa de valores brasileira, a B3, disponibiliza o gráfico em que o investidor pode acompanhar a performance de uma ação ao vivo. Nesse caso, é bom lembrar que o horário de negociação no mercado à vista é das 9h30 às 17h, de segunda a sexta.

Tenha atenção, ainda, ao delay previsto para a exibição dos dados, estimado pela própria B3 em 15 minutos.

Home Broker

Para negociar na bolsa, é indispensável abrir uma conta em uma corretora que faça a ponte com a B3. Ao fazer isso, você terá acesso às ferramentas necessárias para investir, entre elas o Home Broker, pelo qual poderá comprar e vender ativos.

Aproveite esse recurso, já que nele é possível encontrar não só os preços das ações, mas também prévias do mercado, papéis recomendados e outras análises. Lembre-se: quanto mais informações você tem ao negociar, maiores são as chances de ter sucesso em seus investimentos.

Aplicativos

Já que hoje é possível negociar on-line, não surpreende que existam incontáveis aplicativos que permitam a compra e a venda de ações. Essa é uma possibilidade que todo investidor que opera no day trade deve considerar, já que permite a negociação em tempo real, independentemente da sua localização.

Plataformas de trading

Há, ainda, a alternativa das plataformas de trading, disponibilizadas por sites especializados em análises e notícias sobre o mercado financeiro.

A vantagem dessas ferramentas é que elas geralmente contam com dados já estruturados. Ou seja, o time de especialistas do site ou portal já faz o trabalho de analisar as ações, apontando as melhores opções. No entanto, boa parte das plataformas são pagas, exigindo uma assinatura mensal para permitir o acesso.

Negociar ações em tempo real é para investidores arrojados e que aceitam os riscos de operar no intraday. Se é esse o seu perfil, use as dicas que aprendeu aqui.

Não deixe também de acompanhar o blog da Onze para se manter por dentro de assuntos que ajudam você a investir melhor.