Aposentadoria: guia completo para planejar as finanças

Por Redação Onze

Aposentadoria-planejar-finanças

Quer planejar a aposentadoria e garantir um futuro financeiro mais confortável? Então você precisa cuidar das finanças agora mesmo.

Afinal, não dá para depender da previdência social. O caminho é criar objetivos de longo prazo e investir o seu dinheiro para colher os frutos mais tarde.

Mas como fazer isso? É o que você vai descobrir aqui. Siga com a leitura e confira dicas para planejar a aposentadoria e otimizar a renda no futuro.

Aposentadoria: é bom se preparar financeiramente

Planejar a aposentadoria é o caminho para garantir estabilidade financeira para o futuro. Então, quanto antes você começa a se preparar, maiores são as chances de conquistar o seu objetivo no longo prazo.

O planejamento se torna ainda mais importante se você não quiser depender do INSS  — e é indicado que você vá além dele para garantir a qualidade de vida. Por isso, acompanhe os próximos tópicos e descubra como incrementar a renda na aposentadoria.

Dicas financeiras para a aposentadoria

Abaixo, selecionamos as melhores dicas para a aposentadoria. Confira:

1. Crie objetivos de longo prazo

Para dar início ao planejamento, é essencial criar objetivos de longo prazo. Para a aposentadoria, o indicado é estabelecer dois valores centrais: a renda que você deseja receber no futuro para manter o padrão de vida e uma reserva de emergência para despesas como tratamentos médicos ou viagens, por exemplo.

Com a definição dos objetivos, você vai perceber um ganho de motivação para cuidar desde já da sua aposentadoria e vai traçar um caminho mais assertivo para o alcance das metas.

2. Cuide do orçamento

Cuidar do orçamento também é primordial. Assim, você evita dívidas e gerencia as finanças de maneira a pagar todas as contas e reservar uma parte da renda para investimentos. No futuro, o esforço durante anos compensa.

3. Pague o INSS, mas não dependa dele

A previdência social é indispensável porque, além de ser um direito de todo cidadão, garante benefícios além da remuneração, como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e pensão por morte. E, para se aposentar, você precisa ter contribuído regularmente para o INSS.

Mas, quando falamos de remuneração, existe um teto da previdência social: R$ 6.101,06 (dados de 2020). Para não ficar restrito a esse limite, a dica é planejar o futuro para não depender da aposentadoria social. Você vai ver no próximo tópico como fazer isso.

4. Comece a investir cedo

O caminho para garantir uma aposentadoria confortável é investir o seu dinheiro. Quanto antes você faz isso, por mais tempo o seu patrimônio vai crescer. Se você ainda tem medo de investir, o ideal é estudar as diferentes possibilidades, diversificar a carteira e optar pelas aplicações mais seguras do mercado.

Previdência privada para a aposentadoria

Em relação à aposentadoria, uma aplicação que alia segurança e rentabilidade no longo prazo é a previdência privada. Ela é oferecida por instituições financeiras e não tem ligação com o INSS. Nos tópicos a seguir, descubra como investir na modalidade:

1. Defina plano e tributação

Ao contratar previdência privada, é necessário definir plano e regime de tributação.

Em relação ao plano, há duas opções: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

No PGBL, o investidor pode fazer restituição de até 12% na declaração de Imposto de Renda, e a alíquota incide sobre o valor total da aplicação. No VGBL, não dá pra fazer restituição, mas o imposto é cobrado somente sobre os rendimentos.

Já em relação à tributação, o investidor deve escolher entre a tabela regressiva e a progressiva.

Na tabela regressiva, a alíquota decresce com o tempo, chegando a 10% a partir de 10 anos. Na tabela progressiva, por sua vez, há incidência de cobrança na fonte à alíquota de 15%, e posteriormente é feito um reajuste de alíquota, que vai de 0 a 27,5% de acordo com a renda.

2. Encontre taxas justas

Outra etapa é avaliar as taxas cobradas por bancos e corretoras que oferecem os planos no mercado. Pode haver cobrança de taxa de administração, de carregamento de entrada e saída e de performance. Por isso, encontrar taxas equilibradas é uma forma de aumentar a rentabilidade do investimento.

3. Faça contribuições regularmente

Para garantir a aposentadoria, é essencial contribuir para o plano de previdência com regularidade. Dessa forma, você permite que os juros compostos, que incidem sobre o capital, aumentem o patrimônio no longo prazo, rendendo lucros capazes de garantir as suas finanças no futuro.

E então, já se sente pronto para planejar a aposentadoria e organizar as finanças e os investimentos no longo prazo? Se as dicas deste artigo foram úteis, acompanhe mais conteúdos do blog da Onze.