CVM Educacional: aplicativo para aprender sobre finanças

Por Redação Onze

cvm educacional

A falta de conhecimento em educação financeira certamente afeta muitas atividades simples do nosso dia a dia. E, claro, deixa muitas pessoas em situações complicadas, principalmente as dívidas. 

Pensando em expandir o universo do conhecimento econômico dos jovens, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) lançou um aplicativo para educar os brasileiros sobre educação financeira por meio de jogos simples de perguntas e respostas, o CVM Educacional.

Acompanhe o artigo a seguir e entenda o que é a CVM, quais os cursos oferecidos pela instituição e como funciona o aplicativo. Vamos lá?

CVM: O que é?

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, criada pela Lei nº 6.385, de 07 de dezembro de 1976. O órgão possui plenos poderes para regular e fiscalizar a atuação dos integrantes do mercado de valores mobiliários e desenvolvê-lo.

A atuação da entidade é voltada para atividades relacionadas a:

  • Empresas e aos intermediários financeiros;
  • Investidores e fiscalização externa;
  • Normatização contábil e de auditoria;
  • Assuntos jurídicos;
  • Desenvolvimento de mercado;
  • Internacionalização,  informática e à administração.

Com sede na capital do Rio de Janeiro, a autarquia é dirigida por um Presidente e quatro Diretores, que são designados diretamente pelo Presidente da República. Os cinco definem as políticas e determinam as práticas a serem desenvolvidas pelo foro executivo da CVM.

Realidade brasileira

Segundo um estudo encomendado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em 2018, grande parte dos brasileiros afirma não ter controle orçamentário sobre o próprio dinheiro. A pesquisa apontou que: 

  • 45% não têm controle sobre as próprias finanças (48% nas classes C/D/E);
  • 31% são inseguros para lidar com dinheiro;
  • 34% descuidam dos gastos por indisciplina;
  • 45% preferem parcelar as compras em vez de juntar dinheiro para adquirir um produto.

Cursos CVM: Conheça os cursos online

Com conteúdo apresentado de maneira didática, o portal do CVM Educacional tem o objetivo de orientar e melhorar o comportamento financeiro do brasileiro por meio da democratização do acesso a conhecimentos sobre finanças pessoais e mercado de capitais

Para isso, a CVM Educacional oferece cursos gratuitos e online sobre Educação Financeira em sua plataforma. No portal, é possível ter acesso a três cursos no momento:

 

  • Matemática Financeira Básica

 

Muitas das decisões que tomamos envolvem matemática financeira. Ela pode ser utilizada em investimentos, empréstimos, financiamentos e ações cotidianas, como calcular o desconto aplicado em determinada compra na fila do caixa.

Com o objetivo de ajudar o aluno a fazer escolhas responsáveis financeiramente, o curso disponibiliza conhecimento introdutório sobre assuntos bastante usados no dia a dia, mas que poucos se sentem capacitados para realizar operações básicas como juros simples, compostos e porcentagem, por exemplo.

Além de material teórico, há também aplicações práticas a fim de preparar o aluno para sentir-se apto a realizar tais operações.

 

  • Educação Financeira para Jovens

 

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o birô de crédito do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 40% dos jovens entre 18 e 24 anos estão ou já estiveram com o nome sujo. E 12 milhões de brasileiros, entre 25 e 29 anos, estavam inadimplentes em 2019. 

Diante desses dados, fica nítido que compreender conceitos de educação financeira é fundamental para que o jovem tenha capacidade de tomar decisões financeiras acertadas ao entrar na vida adulta. 

Por isso, o curso de Educação Financeira para Jovens da CVM Educacional aborda temas como equilíbrio financeiro, orçamento, investimento, planejamento financeiro, poupança, entre outros. Então, que tal apresentar o curso ao seu filho ou filha? As aulas são um ótimo incentivo no desenvolvimento de maior responsabilidade em relação ao dinheiro.

 

  • Poupança e Investimento

 

O que você entende por poupança e investimento? Muitas pessoas veem os dois como sinônimos, equívoco que faz parte da carência da aprendizagem sobre educação financeira no Brasil.

Compreender corretamente os termos utilizados pelo mercado de capitais e como lidar com determinadas situações como o endividamento familiar, é fundamental para melhorar a economia do país. Isso porque mais de 65% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Nesse curso, além de apresentar as diferenças entre os tipos de aplicações, o aluno também tem a oportunidade de entender mais sobre planejamento financeiro, orçamento doméstico, consumo e economia, como sair das dívidas e como fazer investimentos de acordo com seu objetivo.

Para se inscrever nos cursos, basta acessar o site e clicar no botão verde presente na descrição do conteúdo.

CVM Educacional: Saiba tudo sobre o aplicativo

Essa não é a primeira empreitada da CVM no mundo dos jogos educacionais. Anteriormente, a instituição já chegou a criar outros jogos em seus portais, mas decidiu migrar a nova iniciativa para os aplicativos de smartphones. Afinal, o público principal da iniciativa, os jovens em idade universitária, concentram suas atividades em celulares e tablets. O aplicativo é gratuito e permite aprender de maneira prática e interativa. 

Jogos disponíveis

O aplicativo CVM Educacional consiste em jogos de perguntas e respostas e no formato de tabuleiro, como o Caminho Financeiro, feito com base no livro TOP Mercado de Valores Mobiliários. 

Funcionalidades

O login no aplicativo CVM Educacional é realizado pelas redes sociais.  No jogo, é possível passar de fases e acumular pontos à medida em que se aprende. Há um ranking que mostra a pontuação e também três fases, cuja dificuldade aumenta a cada novo nível. 

O aplicativo está disponível apenas para o sistema Android. Porém, se preferir, também é possível receber informações e dicas de educação financeira e mercado de capitais via Whatsapp. Basta enviar o texto “Quero receber mensagens do CVMEducacional”, pelo Whatsapp, para o número 21 98560-3309.  

Para saber mais sobre os cursos da CVM, acompanhe o calendário nas redes sociais ou no site da CVM Educacional.

Em busca de orientação para realizar seus investimentos com mais confiança? A Onze é a plataforma de investimentos que ajuda você a se preparar financeiramente para realizar seus planos. Produzimos artigos, planilhas, e-books e ferramentas que ajudam você a se organizar financeiramente, poupar mais e multiplicar seus ganhos.