Benefícios flexíveis: 6 modalidades que você pode oferecer para o seu colaborador

Por Redação Onze

Benefícios flexíveis: 6 modalidades que você pode oferecer para o seu colaborador

Uma das grandes tendências do mercado de Recursos Humanos é a oferta de benefícios flexíveis. Cada vez mais, as empresas possuem profissionais mais diversos em sua organização. Com isso, surge o desafio: como atender às necessidades e individualidades de cada um?

É importante ressaltar que, atualmente, diversas soluções em benefícios flexíveis já se encontram regulamentadas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador, o PAT.



O que são e quais são os tipos benefícios flexíveis?

Primeiro, é importante entender o que, na prática, são os benefícios flexíveis. Tradicionalmente, as empresas costumam oferecer vale-refeição e/ou vale-alimentação aos seus colaboradores. Muitas vezes, essa prática é uma exigência de sindicatos e é obrigatória em contratações feitas no regime CLT.

No entanto, qual benefício é melhor para o colaborador: o vale-alimentação ou o vale-refeição? A resposta certa é simples: depende. Cada um tem as suas individualidades e necessidades, portanto, não existe uma regra a ser seguida.

A pandemia, em 2020, escancarou a necessidade de os RHs olharem mais atentamente para essa questão: com o home-office, muitas pessoas, por exemplo, passaram a não conseguir mais usar o VR.

Em uma solução com benefícios flexíveis integrados, o colaborador decide como usar o saldo disponibilizado para ele. Além disso, ele não fica limitado apenas a VR e VA: existem outras modalidades que podem ser oferecidas. Vejamos alguns exemplos:

VR e VA

Como explicado acima, esses dois são considerados um dos benefícios mais básicos. Ao oferecer flexibilidade entre os dois, no entanto, você melhora o employee experience e a qualidade de vida do colaborador.

Desta forma, é ele quem escolhe como usar o saldo: em restaurantes, padarias, deliverys ou mercados.

Mobilidade

Em vez de oferecer um saldo usado exclusivamente em cartões de transporte, é interessante pensar no conceito de mobilidade. Aqui, em vez de apenas fazer recargas em cartões, é possível usar em postos de gasolina, passagens aéreas e, até mesmo, aplicativos de corrida.

É uma forma muito mais moderna e plural de pensar no seu colaborador.

Cultura

Por que se prender aos benefícios tradicionais se você pode ir além? Ao oferecer uma modalidade de vale-cultura, o colaborador pode usar o saldo em cinemas, teatros ou aplicativos de streaming, como Netflix e Spotify.

Saúde

Cuidar da saúde física e mental dos colaboradores é mais uma tendência de RH. Quando você inclui essa opção nos benefícios do seu colaborador, ele pode usar o saldo em academias, consultas, farmácias, clínicas e muito mais.

Educação

Investir no desenvolvimento profissional do seu time é uma das formas de fazer a sua empresa crescer. Ao disponibilizar a função de educação, você estimula os colaboradores a fazerem cursos de especialização, línguas estrangeiras ou, até mesmo, uma pós-graduação.

Home office

Não é porque o seu colaborador trabalha de casa que você não deve se preocupar com o conforto para ele. Um benefício do tipo auxílio-home office permite o pagamento de contas de luz, internet e, até mesmo, compras em lojas de móveis, para a montagem do escritório.

Como implantar esses benefícios na sua empresa

A Vee Benefícios é pioneira em benefícios flexíveis no Brasil, desde 2016. A empresa oferece todas as soluções citadas acima. A implantação é ágil e todo o processo é feito a custo zero para as empresas.

Caso você tenha alguma necessidade específica, como um valor mínimo de saldo para VR, estabelecido por algum sindicato, é possível congelar esse valor e deixar apenas o excedente com flexibilidade.



Por que implantar benefícios flexíveis

O conceito de “salário” está obsoleto. Atualmente, os profissionais buscam por um pacote de remuneração que seja atrativo. Dentro desse conceito, sim, entram os benefícios e a flexibilidade é uma forma estratégica de melhorar seu employee experience.

Veja alguns ganhos que os seus colaboradores – e, consequentemente, a sua empresa – podem ter com benefícios flexíveis:

Aumento do bem-estar fora do trabalho

Com a liberdade de escolha, o colaborador tem a liberdade para gastar do jeito que é mais conveniente para ele: seja para pagar contas, investir num curso ou assinar seu streaming favorito, por exemplo.

Mais motivação para trabalhar no dia a dia

O bem-estar fora do trabalho é um aliado para ter um colaborador mais engajado, afinal, funcionários motivados tornam-se mais produtivos e engajados no dia a dia.

Menos estresse financeiro

Gastar com o que realmente precisa é uma forma de fazer o seu dinheiro render mais. O colaborador não se vê mais obrigado a usar todo o saldo em vale-refeição ou, até mesmo, vender o seu benefício, que é uma prática ilegal, mas muito comum no Brasil. Além de não estar dentro do lei, o colaborador vende o seu benefício por menos do que ele vale e, portanto, vê o seu dinheiro valer menos no final do mês.

Para a sua empresa, uma consequência positiva é imediata: o aumento da retenção e atração de talentos. Se você ainda não tem um pacote de benefícios flexíveis, pode agora mesmo fazer o seu cadastro no site da Vee, para saber mais detalhes sobre essa solução.

Leia também