Blue Chips: saiba o que são e como investir nelas

Por Redação Onze

blue chips

Um dos investimentos mais conhecidos no mundo todo são as ações, ou seja, partes das empresas que são divididas entre sócios. Essas ações são negociadas na Bolsa de Valores, operada pela B3 no Brasil. Para que uma empresa opere na bolsa, ou seja, abra seu capital para conquistar investimentos, ela precisa seguir vários critérios obrigatórios, exigidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Assim, empresas de pequeno porte possuem mais dificuldade de entrar na bolsa, já que esses critérios envolvem, principalmente a governança corporativa, por meio de relatórios periódicos de transparências. São normas bastante específicas e não tão simples de serem cumpridas.

Por isso, grande parte das empresas negociadas na B3 são de maior porte. Existem, no entanto, as de maior porte, com longos anos de operação e que conseguem manter um certo crescimento e lucratividade. A essas grandes empresas dá-se o nome de Blue Chips.

Afinal, o que são Blue Chips?

Assim, Blue Chips são ações de empresas de grande porte, com boa reputação e situação financeira saudável. O termo vem das fichas azuis do jogo de pôquer, que são as mais valiosas. No entanto, atualmente o preço dos papéis não é o que determina se uma empresa faz parte desse grupo ou não, embora essas organizações costumem ter cotações mais elevadas.

Quais são as características das ações Blue Chips?

Não há um protocolo que defina o que torna ou não uma ação uma Blue Chip. Essa avaliação é realizada de forma subjetiva, por analistas que acompanham o rumo dos negócios listados em bolsa, e geralmente leva em consideração o valor de mercado das empresas, a saúde das finanças, a boa gestão, uma relação transparente com os acionistas, a distribuição dos lucros e a liquidez de negociação, entre outros fatores. 

Algumas das Blue Chips brasileiras são: 

  • Ambev
  • Itaú
  • Bradesco
  • Petrobrás
  • Banco do Brasil
  • Vale

Por que investir: riscos e retornos

Como as ações Blue Chips são as “queridinhas” dos investidores, elas são bastante negociadas e também correm menor risco de sofrer oscilações bruscas. Assim, possuem alta liquidez e possibilidades de ganhos principalmente com a distribuição de dividendos (embora menores que investimentos mais arriscados).

No entanto, como, mesmo assim, são um investimento de renda variável, possuem riscos, já que mesmo grandes e sólidas empresas podem sofrer problemas de diversas naturezas. 

Esses ativos, portanto, devem ser analisados com cuidado e, como sempre alertamos aqui na Onze, inseri-los em uma carteira diversificada, para equilibrar possibilidades de risco e retorno. Além disso, é recomendado estudar as características da empresa na qual você está investindo, principalmente seu comportamento na B3 ao longo dos anos. 

Os principais riscos das Blue Chips são, portanto:

  • Menor lucratividade
  • Sujeição aos riscos de qualquer investimento de renda variável

Já os retornos são (comparados a investimentos de renda variável):

  • Maior garantia de lucro
  • Menor volatilidade
  • Maior liquidez

Como investir em ações Blue Chips

Pode-se investir em ações Blue Chips por intermédio de bancos ou corretoras de investimento. Basta criar uma conta e iniciar as transações. Se quiser mais informações sobre investimentos, entre em contato conosco