BPO: saiba o que é, conheça as vantagens e entenda porque é diferente da terceirização

Por Redação Onze

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Imagine que você é o dono de um negócio de vestuário e, como tal, sua especialidade é confeccionar e vender roupas. Treinados e motivados, seus principais colaboradores seguem a mesma linha e são ótimos no que fazem. Mas nenhum deles é especialista em outras áreas essenciais para qualquer negócio, como TI ou gestão financeira.

É por isso que o BPO (Business Process Outsourcing) passou de tendência a diferencial estratégico para empresas de múltiplos setores. Apesar de geralmente ser traduzido como “terceirização de processos de negócios”, o BPO exige uma relação mais próxima entre a empresa e o prestador de serviços – e gera resultados muito superiores.

Siga conosco para saber em detalhes as características do BPO e sua aplicação na prática.



O que é e como funciona o BPO

O Business Process Outsourcing é uma estratégia que as empresas vêm adotando para poderem concentrar foco e esforços no seu próprio core business. Ou seja, naquilo que fazem de melhor. Assim, elas contratam profissionais externos especialistas em TI, finanças, jurídico ou administração para criar soluções em tais áreas.

Ao contrário de uma simples terceirização de serviços, no BPO o prestador fica integralmente encarregado pelos processos internos de determinada área. Ele se torna um parceiro constante, muitas vezes alocado dentro da própria empresa que o contrata e sempre interagindo para tornar o negócio mais dinâmico e inovador.

O que o BPO resolve:

  • Reduz os custos;
  • Minimiza os erros de gestão;
  • Torna os processos internos mais eficientes;
  • Proporciona um melhor atendimento ao cliente;
  • Acompanha as inovações tecnológicas e deixa a empresa preparada para o futuro.

O que analisar e quando utilizar o BPO

A estratégia do BPO é uma alternativa atraente para empresas que desejam tornar suas operações mais enxutas e com foco direcionado para seu próprio segmento de atuação – vestuário, alimentos, reformas, etc.. A infraestrutura central se mantém intacta enquanto os processos internos são aperfeiçoados e otimizados.

Porém, para que seja uma iniciativa de fato vantajosa, o prestador de BPO deve ser capaz de oferecer não apenas conhecimento técnico como também diferenciais relacionados à tecnologia e à inovação dos processos. Ele deve ter expertise na área e aprofundar-se nas dores e necessidades da empresa para encontrar as melhores soluções.

Vantagens do BPO para setor de RH

Não é por acaso que o mercado global de BPO tenha sido avaliado em mais de US$ 230 bilhões em 2020 e deve crescer 8,5% ao ano até 2028. É uma estratégia que promove agilidade e capacidade de adaptar-se às novidades do mercado enquanto reduz custos operacionais.

Ainda mais importante, o BPO anda lado a lado com o conceito de Inteligência Artificial (IA), presente em softwares e plataformas digitais que automatizam diversas atividades e tornam os processos mais assertivos e precisos.

Para o setor de RH, contar com as vantagens da IA e do BPO resulta na integração de informações, embasamento para a tomada de decisões e melhores resultados. O BPO também pode ajudar no recrutamento e seleção e no treinamento de colaboradores.

Diferença do BPO para a terceirização

Mesmo com o termo Business Process Outsourcing sendo comumente traduzido como “terceirização de serviços”, tratam-se de conceitos distintos. Enquanto a terceirização tradicional geralmente entrega um serviço específico e pontual, o BPO acarreta muito mais amplitude e responsabilidades.

Confira as principais diferenças:

  • A terceirização não cria uma nova estratégia ou modelo de atuação para os processos internos como o BPO;
  • Enquanto a terceirização atua em projetos específicos, o BPO é um parceiro constante na busca por soluções;
  • O serviço terceirizado atua à sua própria maneira; já o BPO imerge na cultura organizacional e nos objetivos da empresa.

Sobre a Onze

O mundo dos negócios pode por soluções que acompanhem as inovações e os anseios da Era Digital. Assim como o BPO pode facilitar e aprimorar a gestão de diversos setores do negócio, os benefícios corporativos promovem a boa gestão daquele que é o capital mais valioso de qualquer empresa: as pessoas.

É por isso que a Onze oferece os benefícios corporativos mais cobiçados do mercado, como a Previdência Privada Empresarial. Ao oferecê-la a seus colaboradores, você garante a saúde mental e a tranquilidade financeira de que eles precisam para trabalharem sempre felizes, motivados e engajados com sua marca.