ROI negativo: o que significa e como usá-lo para avaliar negócios financeiros

Por Redação Onze

Quando um empresário se depara com um ROI negativo, ele pode se perguntar sobre qual é exatamente a real influência do índice na sua empresa e se é possível fazer algo para melhorar o índice. Afinal de contas, quem investe tem a intenção de receber o dinheiro de volta, certo?

Para que você consiga ficar mais tranquilo e planejar melhor os investimentos da sua empresa, neste artigo vamos esclarecer o que é um ROI negativo e como você poderá utilizar esse índice para avaliar diferentes cenários de investimentos e tomar melhores decisões. 

O que é ROI e como ele é calculado?

ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, ou Retorno Sobre Investimentos, na tradução para o português. O ROI pode ser aplicado a diferentes tipos de investimentos, por isso ele é muito importante na hora de analisar onde aplicar o seu capital. É o índice que avalia o retorno do investimento, ou seja, o quanto um investidor ganhou ou perdeu sobre uma aplicação.

O ROI permite, inclusive, que você faça um comparativo entre diferentes tipos de investimentos. Entretanto, é preciso ter cuidado na hora de fazer as análises, como explicaremos mais abaixo. 

O valor do ROI possui associação direta entre o montante de capital que foi investido e o retorno obtido com o investimento. A fórmula para calculá-lo é a seguinte:

ROI = ( Retorno do investimento – valor investido ) / valor investido

Veja esse exemplo prático de como efetuar o cálculo. Imagine que você tem uma empresa e decidiu investir R$ 2 mil em uma campanha de marketing. Depois que a campanha foi lançada, você conseguiu obter um aumento das vendas de R$ 12 mil. Aplicando a fórmula acima, teremos:

ROI = ( 12.000 – 2.000 ) / 2.000 = 5

No exemplo acima, o ROI foi positivo e, além disso, é possível dizer que a empresa obteve um retorno de 500% do valor investido. Entretanto, caso haja um investimento cujo retorno seja menor do que o capital aplicado, então o ROI será negativo. 

Por exemplo, se esse empresário tivesse um capital de R$ 20 mil para investir e verificou que teve um retorno de R$ 15 mil, então o cálculo fica da seguinte forma:

ROI = ( 15.000 – 20.000 ) / 20.000 = – 0,25

Nesse caso,  houve um ROI negativo de 0,25, ou 25%, portanto, um prejuízo no seu investimento.

O que um ROI negativo significa?

Na prática, um ROI negativo significa que a decisão gerencial ou administrativa do investimento não foi assertiva. Com isso, a empresa acabou perdendo dinheiro ao invés de ganhar.

Entretanto, ao se fazer o cálculo do ROI em um novo investimento, é importante ficar atento a alguns detalhes. É preciso lembrar que alguns investimentos são de longo prazo, ou seja, correm um grande risco de mostrar um ROI negativo caso o cálculo seja feito em prazo muito curto após o investimento do capital.

Por outro lado, também não é recomendado que o cálculo do ROI seja feito com prazos muito longos de tempo. Isso porque ele não leva em conta a perda de capital pela inflação ou mesmo a depreciação. Portanto, é preciso ficar atento na hora de fazer essa análise.

Quando usar e não usar o indicador?

O ROI pode ser utilizado para a análise de diversas situações dentro de uma empresa. São elas:

    • Analisar os planos de ações: quando o empresário possui mais de um plano para colocar em prática, ele pode utilizar um cálculo de qual será a previsão do ROI, com base nas previsões de lucro do investimento. Aquele que tiver o maior ROI, provavelmente é o que compensa mais;

 

  • Acompanhar investimentos: depois que o investimento foi feito, é possível acompanhar o andamento dos rendimentos;

 

  • Acompanhar a evolução da empresa: esse é um cálculo simples que pode ser feito para avaliar o desempenho da empresa e saber quando é hora de colocar algum plano em prática para melhorar o desempenho.

Por outro lado, o ROI não é indicado para analisar determinadas situações, tais como:

  • Investimentos em longo prazo: nos investimentos em longo prazo, é preciso levar outros fatores em consideração que o ROI não consegue contemplar nos seus cálculos, como impostos, lucro líquido, lucro bruto, depreciação, entre outros;
  • Seleção de investimentos: como ele tem um foco maior em investimentos que trarão lucro em longo prazo, o ROI pode fazer com que os empresários não deem a devida importância para investimentos que poderiam trazer lucros importantes nesse período;
  • Analisar investimentos em diferentes períodos: como o cálculo do ROI exige que as condições sejam iguais, ao comparar investimentos de períodos diferentes, a comparação não será fidedigna. Isso porque muitos fatores exerceram influência sobre os investimentos nesse período.

O que fazer?

É importantíssimo que empresários e investidores tenham em mente que a gestão de uma empresa ou de uma carteira de investimentos precisa ser feita com base em outros índices. O ROI negativo é apenas uma ferramenta fácil de ser utilizada e que permite uma comparação rápida dos resultados obtidos.

Afinal de contas, se o ROI for positivo, significa que você teve lucro mas, se o ROI for negativo, então você teve prejuízos. 

Entretanto, dependendo do tipo de resposta que você esteja buscando, o ROI trará apenas uma visão superficial da situação. Antes de tomar qualquer decisão, tenha em mãos todos os dados e todas as análises que se aplicam à situação.

Por exemplo, utilizando o ROIC (Retorno Sobre Capital Investido), índice que permite uma análise ainda mais detalhada de como anda o setor financeiro da empresa. Isso porque, na sua fórmula, estão contemplados os investimentos, incluindo aportes de terceiros, além dos impostos.

Já para quem investe em renda variável, talvez seja mais recomendado utilizar o cálculo do LPA (Lucro por Ação), a melhor forma de fazer a comparação entre dois ou mais ativos que você esteja interessado. 

E para continuar a ter mais dicas sobre como gerir melhor o seu negócio e realizar as análises do desempenho da sua empresa, continue acompanhando o blog da Onze