Saiba quanto custa o treinamento de funcionários e entenda por que é indispensável capacitá-los

Por Redação Onze

treinamento de funcionários

Além de aumentar a eficiência e o engajamento, treinar sai mais barato do que contratar.

Crescimento na produtividade e no desempenho geral da empresa; mais engajamento e motivação por parte de todos os funcionários; corrigir pontos fracos e aproveitar ao máximo o potencial de cada colaborador; assegurar a retenção de talentos e reduzir a rotatividade de funcionários – e os onerosos custos com turnover.

Essas são apenas algumas das razões que explicam porque você precisa treinar corretamente os funcionários da sua empresa. A seleção de currículo e o recrutamento e seleção de novos colaboradores são, evidentemente, tarefas indispensáveis para fomentar a atração de talentos – mas elas não garantem a retenção de talentos e muito menos que eles estarão motivados e engajados com a sua marca.

A propósito, você sabia que o custo de contratar um novo colaborador é ainda mais alto do que o de treinar seu antigo funcionário? Siga conosco para descobrir quanto custa o treinamento de funcionários e entenda todas as vantagens que sua empresa conquista ao valorizar aquele que é seu maior patrimônio: o capital humano!

Treinar é valorizar

Para que o seu negócio mantenha os grandes talentos no quadro de colaboradores e consiga alcançar as metas traçadas, você deve propiciar aos funcionários todas as condições para que façam o melhor trabalho possível. Até mais do que dispor de uma boa estrutura, o sucesso da sua empresa depende da eficiência de seus funcionários.

A atração de talentos é o primeiro passo – só que, uma vez terminadas a seleção de currículo, o recrutamento e a seleção de novos talentos, é preciso instruir o funcionário sobre a cultura da empresa e o modo como ela trabalha. Ele precisa estar ciente não só dos objetivos a serem alcançados como também da maneira como deve chegar lá. E todas essas informações só podem ser transmitidas por meio de um treinamento eficaz.

Quando é bem treinado, o colaborador sente-se valorizado e motivado – ele trabalha feliz e com mais eficiência. O treinamento engaja os funcionários com a sua marca e cria um ambiente de trabalho positivo, onde todos entendem que estão indo na mesma direção, conhecem suas funções e sabem o que devem fazer.

Já a falta de treinamento resulta em alta rotatividade de funcionários devido ao consequente baixo desempenho ou mesmo ao desinteresse do colaborador: treiná-los reflete-se em retenção de talentos e redução de custos com turnover. Estima-se que, ao contratar um novo funcionário, uma empresa gaste até 30% a mais do que gastaria para treinar o anterior.

Quanto custa treinar um funcionário?

Treinar é fundamental: uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) perguntou a integrantes da geração Millenials o que torna uma organização atraente para trabalhar – enquanto 52% assinalaram “Oportunidades de crescimento na carreira”, outros 35% responderam “Treinamento de excelência e Programas de desenvolvimento”. Mas quanto exatamente é o custo de se treinar um funcionário?

A 12a edição do estudo “O Panorama do Treinamento no Brasil”, que fez uma análise do mercado nos anos de 2017 e 2018, apontou que o investimento médio para o treinamento de cada colaborador é de R$ 788. Nos Estados Unidos, por outro lado, gasta-se cerca de U$ 1.252 em treinamento por colaborador – ainda que o impacto na folha de pagamento por lá seja muito menor do que aqui: 4,25% e 10%, respectivamente.

Outra diferença marcante é que, enquanto o profissional norte-americano recebe em média 33 horas de treinamento, no Brasil o profissional é treinado por apenas 21 horas. Para não precisarem arcar com custos como hora extra, cerca de 40% das empresas brasileiras não realizam treinamentos fora do horário de trabalho.

Como treinar seu funcionário gastando menos

Sua empresa pode realizar um treinamento bem-sucedido dos funcionários gastando menos: para tanto, precisa contar com um setor de Recursos Humanos atuante e com ótimo planejamento. É o setor de RH quem define o LNT – o Levantamento de Necessidades de Treinamento, técnica que identifica as habilidades e os pontos fracos que precisam ser trabalhados em cada colaborador.

O LNT é uma ferramenta importante para que o seu programa de treinamento seja elaborado da forma mais objetiva possível. Já o meio como é realizado o treinamento de funcionários varia de acordo com as suas necessidades: pode ser em sala de aula presencial, à distância por método de e-learning, com leituras programadas, entre outros.

Existe ainda a possibilidade de terceirizar o treinamento de funcionários contratando uma empresa especializada neste tipo de serviço – algumas são focadas em segmentos específicos, outras oferecem treinamentos personalizados de acordo com o desejo do cliente. Confira uma lista com 10 opções de empresas que oferecem o treinamento empresarial de funcionários clicando aqui.

Cases de treinamentos de sucesso

Empresas com cases exemplares de treinamento de funcionários sempre podem inspirar sua empresa a realizar um treinamento bem-sucedido a um baixo custo. Veja alguns exemplos:

Caterpillar

Fabricante internacional de equipamentos de construção e mineração, a Caterpillar possui uma taxa de turnover que não vai além de 1%. Isso porque o Centro de Treinamento e Desenvolvimento da fábrica oferece aos funcionários cursos presenciais e e-learning, instruções sobre segurança e redução de riscos no trabalho e ainda dá suporte médico contínuo aos colaboradores e seus familiares.

Accor

Já a rede hoteleira Accor realiza investimentos contínuos no treinamento e desenvolvimento de seus funcionários espalhados pelo mundo. Através da Academia Accor, a rede recruta os melhores talentos e os transforma em especialistas. Além de oferecer esta oportunidade de crescimento, a Accor também permite que os funcionários usufruam de benefícios exclusivos e descontos em seus hotéis.

Sobre a Onze

A Onze cria soluções para que as empresas valorizem e cuidem da Saúde Financeira de seus funcionários. Com a Previdência Privada Corporativa, benefício mais desejado por profissionais com salário acima de R$ 6 mil, sua empresa dá aos colaboradores a tranquilidade que precisam para trabalhar melhor. Aliada a um treinamento eficiente, a Previdência Privada Corporativa garante motivação, produtividade e engajamento.

Leia também