Canal Eletrônico do Investidor (CEI)

Por Redação Onze

Ainda é comum encontrar investidores que não conhecem a existência e as funcionalidades do CEI, o Canal Eletrônico do Investidor. Disponibilizado pela B3, esse é um recurso bastante útil, o qual ainda pode ser mais bem explorado pelos traders brasileiros.

A partir do CEI, é possível fazer consultas on-line e acompanhar todas as transações realizadas em seus ativos dentro de um período de até 18 meses. 

Se você ainda não usa esse recurso, quer entender como ele funciona e quais são as vantagens de utilizá-lo, continue a leitura deste post até o final e descubra!

O que é CEI e como ele funciona?

O CEI (Canal Eletrônico do Investidor) é um serviço totalmente on-line oferecido pela B3, antiga Bovespa, responsável pela bolsa de valores brasileira. Por meio dessa plataforma, cada investidor pode consultar os extratos de todas as suas transações efetuadas nos últimos 18 meses.

É possível acessar uma ampla gama de informações, como saldo diário e extrato mensal da custódia dos ativos, saldo de opções, saldo de títulos do Tesouro Direto, saldo em mercado a termo e futuro, avisos de transferências, entre outros.

Por essa razão, o CEI é uma ferramenta especialmente útil para os investidores com contas ativas em mais de uma corretora ou administradora de investimentos. Isso porque ele permite ao usuário visualizar as transações de todas elas em um único espaço, facilitando o acompanhamento integrado dos dados.

Como acessar o CEI?

Acessar a plataforma do CEI é bastante simples! Basta estar em posse do número de CPF ou CNPJ e senha de acesso, a qual é enviada diretamente para o e-mail do investidor logo após a abertura da conta na B3.

Em seguida, acesse o site do CEI e insira os seus dados no formulário. Caso você tenha perdido a sua senha, é possível recuperá-la clicando no campo “Gerar primeira senha/Esqueci minha senha”. Nesse caso, a plataforma enviará um e-mail com o passo a passo para a recuperação.

Após logar na plataforma, você pode navegar pelo ícone do “menu de investimentos” para acessar as informações de todas as suas contas de investimentos, mesmo que sejam de corretoras distintas.

A importância do CEI

É recomendado que qualquer pessoa que investe em ativos no Brasil acesse o CEI periodicamente para conferir o status de todos os seus ativos. Dessa forma, fica mais fácil controlar quais foram os ganhos e as movimentações da sua carteira de investimentos dentro de um determinado período.

Contudo, é válido ressaltar que os relatórios do CEI não podem ser utilizados como informe de rendimentos para fins de declaração do Imposto de Renda, limitando-se a uma fonte de consulta.

Por essa razão, os investidores devem solicitar o informe diretamente à corretora ou à administradora de seus ativos quando for necessário.

Agora que você conhece mais sobre o CEI, pode encontrar uma casa de investimentos personalizadas de acordo com o seu perfil de investidor. A Onze Invest é uma casa de investimentos que oferece uma experiência personalizada aos investidores, que podem ter acesso aos melhores produtos financeiros sem pagar taxas abusivas e conhecimento técnico para poder investir. 

Acesse o site e conheça todos os serviços.