O impacto do clima organizacional na produtividade dos colaboradores

Por Redação Onze

Muitos profissionais sonham em conseguir um emprego em empresas que são consideradas as melhores para se trabalhar, de acordo com pesquisas e feedbacks de funcionários. Um dos fatores que costuma render essa reputação às organizações é ter bom clima organizacional, variante que impacta diretamente na produtividade e satisfação dos colaboradores. Entenda mais sobre esse conceito:

 O que é clima organizacional?

O clima organizacional é formado pelos valores, comportamentos e atitudes que são replicados dentro de uma empresa, mas principalmente pela percepção ou experiência que cada um dos funcionários tem naquele ambiente. Em outras palavras, ele está diretamente relacionado com a forma como o colaborador enxerga a organização e se sente em relação ao seu local de trabalho.

Uma empresa que tem um bom clima organizacional desperta sentimentos de satisfação, orgulho e pertencimento. Já um clima ruim pode fazer com que a força de trabalho se sinta desmotivada, produza menos e o nível de rotatividade suba dentro de uma companhia.

Cuidar desse clima traz alguns benefícios observados por profissionais de recursos humanos, como:

> aumento na produtividade dos colaboradores;

> diminuição da rotatividade dentro da empresa;

> maior engajamento dos funcionários;

> baixos índices de faltas e atrasos;

> incentivo à criatividade e inovação.

Por outro lado, quando os colaboradores não encontram um clima agradável, as consequências podem ir desde dificuldade para reter talentos até reclamações trabalhistas e queda de produtividade..

Os tipos de clima

De forma geral, os especialistas costumam classificar o clima organizacional em três níveis: bom, razoável e ruim (que também podem ser chamados de favorável, neutro e desfavorável, respectivamente).

Bom (ou favorável): O colaborador se sente motivado e integrado ao ambiente corporativo. Ele está satisfeito, em sinergia com os colegas e se considera como uma parte importante da empresa.

Razoável (ou neutro): O ambiente de trabalho não atende a todas as expectativas do colaborador, mas é agradável o suficiente para que ele continue sua rotina. É possível que o funcionário se sinta reconhecido ocasionalmente, mas esse sentimento tende a oscilar. No fim das contas, ele enxerga o trabalho apenas como uma tarefa que precisa ser realizada, sem de fato ter paixão pelo o que faz.

Desfavorável (ou ruim): Nesse caso, o colaborador está insatisfeito ou desconfortável com a empresa e com os colegas. Ele mostra pouco interesse em se engajar para cumprir as metas da empresa, seja por falta de propósito, integração ou por experiências negativas dentro do trabalho.

O clima pode não ser o mesmo para todo mundo

Não existe uma fórmula exata do que faz o clima ser ruim ou bom, uma vez que cada empresa e tipo de profissional valoriza aspectos diferentes dentro do ambiente de trabalho, explica Sara Portilho, psicóloga especialista em gestão de pessoas. A percepção do clima organizacional parte, portanto, da experiência única de cada indivíduo.

Isso significa que dentro de uma mesma empresa, exercendo o mesmo trabalho, nas mesmas condições, dois trabalhadores podem ter percepções diferentes sobre o ambiente, de acordo com suas vivências. Mesmo em uma organização na qual a maioria das pessoas sente um bom clima, uma parcela menor pode classificá-lo como ruim.

Alguns aspectos, entretanto, propiciam que o clima seja bom para a maioria dos colaboradores, como respeito, parceira, bem-estar e convivência harmônica com os colegas.

Na contramão, problemas nos relacionamentos interpessoais, um número alto de demissões, falta de autonomia, modelos de gestão muito autoritários, cobranças excessivas e falta de valorização são indicativos de que existem questões a serem trabalhadas.

Ter funcionários alinhados com os valores e objetivos da empresa, satisfeitos com a posição que ocupam, atividades realizadas e com os benefícios e remunerações que recebem são fatores importantes para construir relações saudáveis, que impactam diretamente no clima organizacional.

“Os gestores precisam olhar muito para como as pessoas se sentem na empresa e como se relacionam com os colegas. É importante avaliar até mesmo como elas gerenciam os conflitos. É natural que haja alguns desentendimentos de vez em quando, mas é importante observar como os profissionais vão lidar com eles, pois será um reflexo do clima organizacional.”

Os impactos do ambiente no negócio

O clima organizacional está diretamente ligado aos resultados alcançados por determinada empresa, explica Sara Portilho. Isso porque quando os profissionais estão felizes e se sentem bem na organização eles são mais produtivos. Mas esse cenário só é possível quando encontram um clima favorável.

Além disso, o bom clima organizacional reduz índices de absenteísmo e presenteísmo, já que os funcionário se engajam mais; reduz o número de erros, pois as equipes ficam mais dedicadas; ajuda as pessoas a lidarem com novos desafios e incentiva a inovação e criatividade.

A satisfação gerada por um bom clima organizacional consequentemente diminui a rotatividade da organização, que irá economizar com custos de desligamentos, novos processos seletivos e contratação.

E não é só internamente que os efeitos dessa percepção podem ser observados. Os negócios que oferecem um clima favorável para seus colaboradores constroem uma imagem institucional positiva no mercado. A preocupação com o bem-estar interno atrai talentos para a organização, o que também pode potencializar os resultados.

Como avaliar o clima organizacional

Uma das ferramentas mais utilizadas é a pesquisa de clima que tem como objetivo principal entender como os funcionários se sentem em relação à gestão da empresa, aos colegas e ao ambiente de trabalho. Geralmente, esse tipo de levantamento costuma ser aplicado por meio de um questionário anual.

A pesquisa pode captar, por exemplo, traços da cultura empresarial e identificar o que é importante para a organização e para os funcionários, mas também o que precisa ser mudado para que a empresa possa melhorar. Esse método também é interessante para alinhar a cultura da empresa com os valores pessoais de cada colaborador, buscando um terreno comum. Outros benefícios da pesquisa de clima organizacional são:

  • Coletar dados que ajudem na tomada de decisões
  • Observar possíveis empecilhos para a produtividade ou comportamentos nocivos
  • Analisar mudanças na organização ao longo do tempo
  • Entender como atrair novos talentos
  • Manter-se relevante no mercado e levantar tendências de gestão.

Para que a pesquisa seja efetiva, as perguntas precisam ser muito bem direcionadas, de maneira que os funcionários se sintam confortáveis em responder. É comum que as pessoas tenham receio em expressar opiniões negativas, temendo represálias. Por isso, o recomendado é que todas as respostas sejam anônimas.

Alguns exemplos de perguntas que podem ser encontradas em pesquisas de clima são:

> Essa empresa é um bom local para trabalhar?

> As pessoas estão satisfeitas com o ambiente de trabalho?

> Você acredita que seus gestores têm as competências necessárias para exercer a função que ocupam?

> Todos na empresa trabalham em função de um mesmo objetivo?

> Como é a comunicação dentro da empresa?

> Qual é sua opinião sobre a gestão da companhia?

> Como está o espírito de equipe da organização?

Geralmente, a pesquisa de clima é divulgada nos canais de comunicação interna das empresas e são disponibilizadas para todos os funcionários. Os questionamentos podem ser segmentados por aspectos específicos, para que os resultados possam ser encaminhados para a área responsável por cada vertente.

O modelo mais comum de pesquisa conta com 20 a 30 perguntas de múltipla escolha. Os gestores também podem adotar formatos de resposta que vão de “concordo totalmente” até o “discordo totalmente” com variações intermediárias.

É importante ter em mente que a pesquisa de clima é capaz de desvendar os sentimentos que os colaboradores têm sobre o ambiente de trabalho, mas ela por si só não é capaz de implementar soluções que resolvam problemas apontados no levantamento. Para isso, a liderança das empresas precisa estar preparada para utilizar os dados e transformá-los em ações reais e tangíveis, caso contrário a estratégia não será efetiva.

Como melhorar o clima organizacional?

Nem todas as empresas possuem um setor de recursos humanos bem estruturado que possa estar atento a essa questão. Mas o importante é que os gestores se preocupem em acompanhar constantemente qual é a percepção dos colaboradores sobre a empresa e buscar implementar ações para melhorar ou corrigir qualquer situação indesejada, respeitando os recursos disponíveis dentro das empresas.

A partir dos resultados da pesquisa de clima, os gestores e líderes conseguem traçar estratégias e ações específicas para melhorar os pontos que foram ressaltados pelos seus colaboradores.

Algumas atitudes simples como fomentar a troca de feedback e melhorar os canais de comunicação podem ter um efeito positivo muito grande na melhora do clima organizacional em grande parte das organizações. As companhias que sabem lidar melhor com diferentes pensamentos e backgrounds são aquelas com maior probabilidade de manter um bom ambiente de trabalho.

Além disso, Portilho aponta que promover eventos e ações voltadas para a qualidade de vida, motivação e capacitação, de forma geral, faz com que cada colaborador se sinta uma peça importante e valorizada da organização. Mesmo iniciativas corriqueiras, como celebrações de datas comemorativas, podem ter um impacto positivo, se forem pensadas de forma estratégica.

Quanto mais a empresa promover projetos que fortaleçam o trabalho de equipe, a comunicação e confiança entre colaboradores, maior é a probabilidade de que o clima organizacional seja vista como positivo. Vale lembrar que o clima é uma construção coletiva e depende da colaboração de todos.