Como montar um escritório, sem gastar muito

Por Redação Onze

Como montar um escritório

Montar escritório sem gastar é realmente uma possibilidade? Sabemos que toda reforma, estruturação de espaço e construção de novos ambientes pode exigir um grande valor do investimento. Muitas vezes não temos esse valor em mãos, mas temos urgência para que o trabalho seja feito.

Por isso, é interessante entender como montar escritório sem gastar muito dinheiro, garantindo que você tenha o espaço de trabalho bonito, funcional e por um preço que realmente cabe no seu bolso.

Está precisando de ajuda para identificar as melhores oportunidades e montar seu cantinho? Confira as dicas que separamos para você!

Tem como montar escritório sem gastar?

A resposta é sim! Existem maneiras de ter um espaço funcional sem gastar muito dinheiro, e sem deixar o estilo de lado.

Para isso, é preciso que você comece se organizando. O primeiro passo é fazer uma lista de todos os itens que realmente são necessários no seu escritório: mesas, cadeiras, estantes, armários e detalhes como porta-canetas, organizadores de documentos etc.

Coloque tudo no papel para que você tenha uma visão mais ampla do que precisa adquirir e, a partir disso, não compre coisas que realmente não precisa.

E, claro, estabeleça um orçamento. Depois de criar a lista de quais itens precisam ser comprados, é hora de estabelecer o quanto pode ser gasto na construção desse espaço. Assim, você evita comprar mais do que precisa, diminuindo também as chances de estourar o orçamento e se embolar financeiramente.

8 ideias para montar escritório sem gastar

Se você quer montar escritório sem gastar, está na hora de anotar essas ideias e colocá-las em prática para encontrar excelentes oportunidades.

Vamos lá?!

1. Utilize itens que você tem em casa

O primeiro passo é utilizar os itens que você já tem em casa. Com a lista de tudo o que você precisa em mãos, é hora de avaliar o que está parado e em desuso dentro da sua própria casa, que pode ser reutilizado no escritório.

Nesse momento, reveja se você tem:

  • Canetas;
  • Caixas organizadoras;
  • Porta-treco;
  • Objetos decorativos;
  • Canecas;
  • Lixeira;
  • Ventilador etc.

Sempre temos algo parado que está em desuso, certo?! Este é o momento de aproveitar esses itens.

2. Tem móveis parados em casa? Aproveite-os!

O mesmo pode ser feito para os móveis. Analise a sua lista de móveis necessários dentro do escritório e veja se existem algumas opções em ambientes da sua casa que podem ser aproveitados no seu novo escritório.

Nesse contexto, é hora de buscar por:

  • Cadeiras;
  • Poltronas;
  • Mesas;
  • Estantes;
  • Armários etc.

Você também pode conferir com amigos e familiares se existem alguns itens parados que podem ser doados para o seu novo escritório.

3. Utilize caixas organizadoras

A organização é fundamental para garantir não só a facilidade de encontrar informações, como também reduzir a possibilidade de gastos supérfluos. Essas caixas irão te ajudar a agrupar os itens de forma inteligente, permitindo que você saiba exatamente onde estão os documentos, boletos a pagar, itens diversos etc.

Para criar essa organização com caixas, não há necessidade de comprar caixas novas. É possível encontrar caixas em casa. Até caixas de sapato servem.

Para deixá-las mais bonitas, basta encapá-las com tecido ou papel de presente, por exemplo, tornando-as mais bonitas e até possíveis de serem usadas como itens decorativos.

4. Aproveite a praticidade das prateleiras

Além de ajudar na organização do escritório, as prateleiras também permitem que você encontre algumas alternativas sem gastar tanto.

Se você pensou em ter uma estante no escritório, mas os preços das lojas estão além do seu orçamento, não se desespere: a dica é aproveitar as prateleiras e criar uma estante diferente, utilizando essa estrutura combinada com mãos francesas.

O resultado será um modelo de estante novo, diferente, muito funcional e com um preço realmente bem mais acessível que o móvel diretamente na loja.

5. Considere a mesa com cavalete

Se tem um item que não pode faltar em um escritório é a mesa. Mas sabemos que, muitas vezes, comprar uma mesa nova pode ser muito caro, principalmente para quem está tentando montar escritório sem gastar.

Por isso, a dica para esse item é aproveitar a ideia das mesas com cavalete. Essa estrutura está se tornando uma tendência e, além de estilosa e funcional, também é muito barata.

Em lojas de construção, você pode pedir para cortarem a madeira do tamanho que quiser, ou até mesmo utilizar uma folha de porta como apoio. Depois disso, é só comprar dois cavaletes. Eles irão dar a sustentação à mesa de forma simples e eficiente.

O resultado será uma mesa grande, espaçosa, funcional e por um preço muito menor do que uma mesa convencional em uma loja.

6. Busque por móveis em topa-tudo

Se você não é muito fã do “faça você mesmo” e quer mais facilidade para encontrar os itens necessários, é importante buscar por algumas alternativas em topa-tudo.

Essas lojas costumam ter vários produtos a preços muito mais interessantes do que as lojas convencionais, podendo ser uma excelente alternativa para quem está buscando por economia na hora de montar um escritório.

7. Fique de olho nos anúncios de desapego

Outra alternativa interessante é ficar de olho nos anúncios de desapego. Existem grupos nas redes sociais e até sites focados em pessoas que têm itens parados em casa e querem comercializá-los.

Nessas plataformas, certamente você encontrará alguns itens diferenciados, por preços interessantes. Em alguns casos, ainda é possível negociar o preço ou até oferecer um outro objeto em troca, diminuindo ainda mais os custos.

8. Reforme móveis usados

Na busca por móveis usados, em anúncios de desapego ou topa-tudo, você encontrou algo com potencial, mas que não é visualmente bonito? Essa pode ser uma oportunidade de economizar uma grana e ainda conseguir colocar um pouco mais de personalidade no seu escritório.

Está crescendo cada vez mais o número de pessoas que aproveitam móveis antigos e usados, reformam esses itens e dão a eles uma cara totalmente nova, diferenciada e cheia de personalidade.

Analise as opções e fique de olho nas oportunidades.

Dicas extras para mais economia

Além da montagem do espaço, é possível também economizar em alguns outros itens que são utilizados no dia a dia.

A primeira dica é nos insumos: tente encontrar opções no atacado daquelas coisas que você usa muito e precisará ter um grande estoque.

Outro detalhe é a organização das contas: certifique-se de que você tem ciência dos prazos de pagamento de cada conta, evitando que você perca o prazo e tenha que pagar juros, por exemplo.

Como vimos ao longo do conteúdo, realmente é possível montar escritório sem gastar muito dinheiro. O segredo está no planejamento e na criatividade, que serão responsáveis por te ajudar a criar um ambiente muito diferenciado, funcional e estiloso.

Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre como economizar? Acesse o site da Onze e confira nossos artigos