Composição do Ibovespa: como investir no índice

Por Redação Onze

composicao-do-ibovespa

Você sabia que a composição do Ibovespa representa uma carteira teórica das ações mais negociadas da B3? São mais de 70 papéis de empresas diversas, selecionadas com base em uma série de critérios.

Por ser o principal indicador do mercado, o Ibovespa está sempre nos noticiários. Quando os jornais informam, por exemplo, que a bolsa caiu ou subiu, estão se referindo ao Ibovespa.

Mas, afinal, qual é a composição do Ibovespa e como investir no índice para se expor ao desempenho do principal termômetro da bolsa brasileira? É o que você vai descobrir a seguir.

Qual é a composição do Ibovespa?

A composição do Ibovespa é formada pelas ações com os maiores volumes de negociação da bolsa.

De quatro em quatro meses, os ativos são reavaliados, e o índice pode sofrer alterações, com inclusão ou exclusão de empresas.

Para entrar e permanecer no índice, a companhia precisa cumprir diversos requisitos. Dentre eles, ser negociada com regularidade e ter presença em pelo menos 95% dos pregões do ano anterior, com volume financeiro acima de 0,1% do total negociado.

Empresas com ações negociadas abaixo de R$ 1,00 ou em processo de recuperação judicial também não podem fazer parte da composição do Ibovespa.

Atualmente o Ibovespa é composto por 75 ações preferenciais e ordinárias. No site da B3 você encontra a lista atualizada, com o nome da empresa, o tipo de ação e a participação no índice.

As principais ações são:

  • Vale (VALE3)
  • Itaú (ITUB4)
  • B3 (B3SA3)
  • Petrobras (PETR4)
  • Bradesco (BBDC4)
  • Ambev (ABEV3).

Os principais setores que compõem o Ibovespa atualmente são:

  • Materiais básicos: 13%
  • Consumo cíclico: 10%
  • Financeiro e outros: 36%
  • Petróleo, Gás e Biocombustíveis: 14%.

Além de ser a principal referência do mercado de ações desde 1963, o Ibovespa também é benchmark para vários outros investimentos, como fundos de ações e multimercados.

Por que investir na composição do Ibovespa

Uma das principais vantagens de investir na composição do Ibovespa é a diversificação da carteira.

Como vimos, as ações que fazem parte do índice representam segmentos diversos e são as mais negociadas na bolsa. Logo, ao replicar o índice, você estará exposto às ações mais líquidas e representativas do mercado.

O Ibovespa é um índice, não um ativo, portanto não há como negociá-lo. Mas é possível investir na composição do Ibovespa por meio de ETF (Exchange-Traded Fund), conhecido também como fundo de índice.

Os ETFs replicam o desempenho de diversos índices do mercado – tanto de renda variável, quanto de renda fixa.

Ao investir em um ETF, você compra indiretamente todos os ativos do índice que ele reflete dentro de uma única cesta.

Imagine o trabalho que daria investir em ação por ação do Ibovespa, respeitando o percentual de participação de cada uma?  Seria necessário bastante dinheiro – sem falar no tempo que isso demandaria. Por meio de um ETF, é muito mais fácil e prático.

Como investir na composição do Ibovespa

Como vimos, a forma mais prática de investir na composição do Ibovespa é por meio dos ETFs, os fundos de índice. O processo de compra e venda é o mesmo do investimento em ações. A ordem é enviada pelo home broker das corretoras de valores.

Os ETFs mais líquidos (é bom observar isso) estão o tempo todo sendo negociados na bolsa de valores durante o pregão. A seguir, vamos falar sobre dois deles.

Por serem fundos passivos que simplesmente replicam um determinado índice, os ETFs cobram taxas menores de administração. Se for do seu interesse saber quais ETFs são negociados na B3, acesse aqui.

A seguir, vamos saber mais sobre dois ETFs referenciados na composição do Ibovespa: o BOVA11, da Black Rock, e o BOVV11, do Banco Itaú.

BOVV11

O BOVV11 é um ETF administrado e gerido pelo Banco Itaú, cujo objetivo é refletir a performance da carteira teórica da composição do Ibovespa. Se o índice sobe, o ETF vale mais. Se cai, vale menos.

O Itaú lançou o BOVV11 em 2016 e cobra atualmente 0,30% de taxa de administração ao ano. Neste link é possível conferir mais informações sobre o fundo, como performance, composição, taxas e tributos.

BOVA11

Listado na bolsa desde 2008, o BOVA11 é um ETF da Black Rock, a maior gestora de recursos do mundo. O objetivo do fundo é o mesmo: replicar o desempenho da composição do Ibovespa.

O BOVA11 também cobra taxa de administração de 0,30% ao ano. Neste link você encontra mais informações sobre o produto, como principais características, rentabilidade, repartições da exposição, volume médio de negociação, dentre outras.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira nossos conteúdos exclusivos!