Consulta da declaração de Imposto de Renda: entenda o seu status

Por Redação Onze

Consulta da declaração de ir

Você sabia que é possível fazer a consulta da declaração de Imposto de Renda após enviá-la para a Receita Federal?

Esse procedimento pode ajudar a descobrir que existem pendências na sua documentação. Se for o caso, há tempo para resolver tudo e acertar as contas com o Leão com tranquilidade.

Além disso, a consulta da declaração de Imposto de Renda revela o status do seu compromisso com a Receita Federal.  Quer aprender como fazer isso? Então, continue a leitura e descubra tudo o que precisa saber sobre o tema.

O que é a consulta da declaração de Imposto de Renda?

A consulta da declaração de Imposto de Renda é uma forma de o contribuinte acompanhar como está o processamento da sua declaração. Ou seja, por meio dela, é possível verificar se a declaração enviada ainda está em análise, se ela já foi processada, se existe alguma pendência ou se o pagamento das quotas está em dia e correto.

Podemos dizer que a consulta serve basicamente para que o contribuinte descubra qual é o status atual da sua declaração de Imposto de Renda. Ela é realizada por meio do site da Receita Federal.

Por que consultar a declaração de Imposto de Renda

Juntar as documentações necessárias e enviar a declaração dentro do prazo é apenas o primeiro compromisso para o contribuinte.

Para se antecipar a erros, descobrir inconsistências nos dados ou, até mesmo, evitar problemas com a Receita Federal – a conhecida malha fina – a consulta da declaração de Imposto de Renda é essencial.

É por meio dela que você poderá descobrir as falhas em tempo hábil para corrigir. Dessa forma, será possível enviar os documentos comprobatórios ou, se necessário, agendar um atendimento para apresentá-los e deixar tudo em dia.

Status da declaração de Imposto de Renda

Como agora você já sabe, a consulta da declaração de Imposto de Renda permite ver o status da sua documentação. Mas, afinal, que status são esses? Conheça as opções possíveis que retornam da sua consulta:

Em processamento

Isso significa que a Receita Federal recebeu a sua declaração, mas que ela ainda está sendo analisada. Ou seja, nesta etapa, você ainda não consegue saber se existe alguma pendência.

Em fila de restituição

A sua declaração já foi analisada e você tem direito à restituição de IR. Porém, nesse status, o pagamento ainda não foi liberado. Então, é importante ficar de olho nos próximos lotes.

Processada

Este status indica que a sua declaração de IR foi analisada e consta como concluída pela Receita Federal.

Com pendências

Neste caso, já houve uma análise da sua declaração de IR, mas foi apontado que existem documentos ou informações faltantes. Ou seja, é preciso verificar o mais rápido possível quais as listas de pendências apontadas pela Receita Federal.

Em análise

O status “Em análise” representa que a declaração de IR enviada já foi processada. No entanto, a Receita Federal ainda está analisando os documentos e informações enviados por meio da retificação.

Retificada

Aqui a Receita Federal aponta que a declaração original enviada já foi substituída após a entrega de uma declaração retificadora.

Cancelada

Esse status informa que a declaração de IR enviada foi cancelada e, por este motivo, perdeu o seu efeito legal. Isso pode acontecer por solicitação do contribuinte ou pela própria Receita Federal.

Tratamento manual

E, finalmente, o status de “Tratamento manual” indica que a declaração foi recebida e está sendo analisada pela Receita. Porém, a notificação para o contribuinte acontecerá com o envio de uma correspondência para o endereço cadastrado.

Como consultar declaração de Imposto de Renda

Consultar a declaração de Imposto de Renda é bem fácil. E o melhor: pode ser feito sem sair de casa. Primeiro, é importante que o contribuinte esteja cadastrado no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e possuir um código de acesso.

Para gerar esse código, basta entrar no site da Receita Federal e informar o seu CPF ou CNPJ. Ele consiste em uma senha numérica que é pessoal e vale por dois anos.

Com o código em mãos, o próximo passo é entrar no site do e-CAC e inserir os dados solicitados. E, em seguida, você já conseguirá acessar o extrato da sua declaração de Imposto de Renda.

Já com acesso ao extrato da declaração de IR, como vimos, você poderá verificar como está o status da sua restituição – se for esse o seu caso.

Então, mais do que evitar problemas com a Receita, a consulta da declaração de Imposto de Renda permite ficar de olho na situação em que ela se encontra.

Gostou do artigo? Confira os nossos conteúdos e dicas no blog da Onze e melhore a sua relação com o dinheiro!