Consultor de investimentos: quem é, o que faz e por que contratar

Por Redação Onze

Consultor de investimentos

Já ouviu falar sobre a profissão de consultor de investimentos? Será esse o especialista indicado para a sua necessidade? A resposta é bastante particular, mas há vantagens ao recorrer aos seus serviços.

A diversidade do mercado financeiro pode confundir facilmente os que não têm muita prática em ativos de renda fixa ou variável. O consultor de investimentos, nesse e em outros casos, é o profissional que desmistifica o mercado, ajudando o leigo a tomar decisões melhores.

Embora a função de consultor esteja até certo ponto na moda, no caso do especialista em investimentos, essa é uma atividade regulada. Ou seja, não basta apenas criar um perfil em uma rede social e anunciar por aí os serviços. Antes de tudo, é preciso ser reconhecido como tal.

Prossiga na leitura e entenda melhor o que esse profissional pode fazer para auxiliar você na hora de escolher onde investir seu suado dinheiro.

Consultor de investimentos: o que é?

A profissão de consultor de investimentos é reconhecida pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que a regulamenta pela Instrução CVM 592. Por isso, além da experiência e formação, é preciso antes solicitar o credenciamento junto à CVM e, se satisfeitas as exigências, a atividade poderá ser exercida legalmente.

Em uma perspectiva mais ampla, o consultor de investimentos age como um conselheiro. Ele aponta para seus clientes as melhores alternativas em investimentos de acordo com o seu perfil.

Ao contratar seus serviços, você terá ao seu lado alguém com conhecimento de causa para dizer o que é melhor ou pior ao investir, tendo em vista seus objetivos pessoais. Portanto, a função de consultor de investimentos deve ser exercida por alguém de confiança, com credibilidade e reputação inquestionáveis.

Consultor de investimentos x agente: diferenças

Via de regra, é bastante frequente que as pessoas sem experiência em finanças confundam as funções de consultor e agente de investimentos. No entanto, existem diferenças consideráveis entre essas duas atividades, sendo a principal delas o tipo de cliente atendido.

Nesse caso, o agente trabalha para as corretoras, prospectando clientes com o objetivo de aumentar o portfólio da empresa. Já o consultor atua junto a pessoas físicas ou jurídicas, apontando para possíveis oportunidades e riscos ao investir.

O que faz um consultor de investimentos?

Basicamente, o papel de um consultor de investimentos é orientar seus clientes a respeito das suas escolhas em relação às suas aplicações financeiras.

Ele faz isso pautado primeiramente pelas metas que o cliente tenha e, se não tiver, pode ajudar a defini-las conforme seu perfil, rendimentos e outras características. A partir disso, o consultor se encarrega de elaborar estratégias que leve seu cliente a obter os melhores resultados possíveis ao investir.

O consultor trabalha de forma bastante dinâmica. Ou seja, enquanto analisa o mercado, ele considera as aspirações e eventuais limitações de seus clientes e, com isso, aponta para as melhores soluções.

Por que contratar um consultor de investimentos

Consultores são profissionais liberais, portanto, trabalham de forma autônoma, sendo remunerados pelo seu trabalho em forma de pagamentos mensais ou não. Sua contratação é indicada para todos os que querem ter garantias sobre o destino do dinheiro que aplicam.

Para quem tem metas de longo prazo, por exemplo, esse profissional pode dar insights valiosos, como no caso dos que aplicam na Previdência Privada.

Lembre-se de que, em todo investimento, existem riscos, prós e contras que devem ser avaliados em todos os seus possíveis desdobramentos. É na hora de avaliar esses fatores que o apoio de um consultor faz toda a diferença.

Como escolher um consultor de investimentos

Por outro lado, como escolher um profissional que realmente venha a agregar, considerando a falta de conhecimento sobre finanças e de ferramentas? Nesse caso, existem três etapas elementares a serem observadas:

Confira o registro na CVM

Sendo uma atividade regulamentada, o primeiro ponto a ser conferido antes de escolher é certificar-se de que o consultor tenha registro na CVM.

Essa consulta pode ser feita online, bastando apenas acessar a central de sistemas da entidade. Caso você não tenha os dados solicitados, pode deixar os campos em branco e clicar na tecla “Procura” para acessar a relação completa.

Busque pelas suas qualificações e experiência

O mercado de consultores é vasto e, por essa razão, haverá profissionais mais ou menos adequados às necessidades de cada cliente. Assim sendo, ao escolher um especialista, procure saber também das suas experiências profissionais e, claro, da sua formação e qualificações.

Avalie se o perfil do profissional é compatível com os seus objetivos e se ele atende pessoas físicas ou jurídicas.

Pondere o custo-benefício

Como toda contratação de serviço, ao buscar por um consultor financeiro, sua avaliação deverá ser pautada por critérios intangíveis. Isso significa que, ao contratar, é preciso avaliar bem o seu histórico profissional, o nível de satisfação de clientes anteriores e equilibrar isso com o preço sugerido.

Em alguns casos, pode valer a pena pagar mais para ter uma orientação certeira e que poderá até mesmo servir para o futuro.

Lembre-se de que os bons consultores são aqueles que não só dão boas indicações, como também ensinam a arte de avaliar bem um investimento.

Outra maneira de aprender sobre esse assunto é seguir os materiais e textos no blog da Onze, o lugar certo para você ficar por dentro das melhores opções ao investir.