Invista em você com novos hábitos financeiros

Por Redação Onze

Invista em você

Se deseja que os seus objetivos saiam do papel, invista em você hoje mesmo. Afinal, não existe melhor forma de dar certo na vida do que se permitir crescer.

Para chegar lá, considere adotar alguns novos hábitos e até mesmo deixar de lado outros que pouco ou nada agregam. Ao longo do artigo, vai ficar mais claro sobre quais comportamentos estamos falando. 

A partir de agora, vamos destacar ações que podem ajudar no processo de mudança, aproximando você de sonhos e metas, inclusive daqueles que exigem uma ótima saúde financeira.

Pronto para iniciar a jornada? Então, invista em você e leia até o final!

Invista em você: o que isso significa?

Investir em você significa oferecer a si mesmo oportunidades que podem fazer a diferença no presente e também no futuro. 

Um bom exemplo é iniciar um curso que pode ser caro, mas que abre portas para um aprendizado único, além de proporcionar o contato com pessoas que podem ajudar a alavancar a sua carreira. 

Para sair do óbvio, contratar um plano de seguro de vida ou de previdência privada é uma atitude que gera um investimento em você e no seu amanhã. 

Por que vale a pena investir em você?

Mas por que estamos recomendando que invista em você, afinal? Quando uma pessoa segue esse caminho, ela também promove uma chance de concretizar todos os objetivos com os quais sempre sonhou. 

De certa forma, é sobre assumir a responsabilidade pela sua própria trajetória. Isso porque você entende as suas próprias limitações e faz o necessário para se desenvolver e chegar mais longe. 

Cinco bons hábitos de que sua vida precisa

Como vai ficar claro nas dicas a seguir, mesmo a adoção de alguns hábitos simples pode fazer toda a diferença para que você cresça e seja capaz de atingir todo o seu potencial.

Ao mesmo tempo, é importante avaliar aqueles costumes que parecem levar para o sentido oposto, como desmerecer as próprias conquistas ou acreditar que não é capaz.

Ser crítico em relação a si mesmo é importante, pois leva ao crescimento. O problema é apenas se conformar e não fazer nada para melhorar. 

1. Conheça a si mesmo

Conhecer a si mesmo significa entender quais são as suas qualidades e também limitações. Mais do que isso, permite compreender que objetivos movem as suas ações. 

Para algumas pessoas, a meditação pode ser uma boa aliada. Para outras, o caminho pode ser passar mais tempo apenas aproveitando a própria companhia. 

Seja qual for o método, o importante é perceber que vai ser impossível investir em si e fazer escolhas mais assertivas se você nem sequer sabe quem é e aonde deseja chegar. 

2. Desenvolva o hábito da leitura

Reservar um momento do dia para a leitura pode ser uma oportunidade não só para relaxar, mas também para agregar novos conhecimentos

É possível intercalar o tempo disponível entre leituras técnicas e de literatura. Enquanto o primeiro grupo vai trazer dicas para a sua carreira e permitir o seu aperfeiçoamento, o segundo vai aguçar a criatividade e a comunicação. 

3. Descubra novos lugares

Todo mundo tem aquela lista, mesmo que inconsciente, de lugares que ama e aos quais quer voltar sempre. Mas isso não significa que é preciso ficar restrito a ela. 

Quando nos abrimos a novas possibilidades, damos espaço para o crescimento. É a chance de conhecer pessoas, fazer contatos e descobrir hobbies.

Por isso, da próxima vez que sair para tomar um café, faça uma pesquisa e busque por lugares diferentes daqueles que costuma frequentar. 

4. Mostre o seu melhor

Por subestimar o próprio potencial, muitas pessoas acabam apagando ou escondendo os seus melhores traços. Não deixe que o medo ou a vergonha distanciem você das oportunidades. 

Deixar que as suas melhores qualidades sejam vistas e admiradas é também investir em você e no seu futuro – inclusive profissional.

As redes sociais, por exemplo, podem ser um espaço para compartilhar os seus melhores trabalhos ou fazer análises sobre cenários que você domina. 

5. Mantenha a saúde financeira

Construir uma relação sadia com o dinheiro, em que a saúde financeira prevaleça, é também uma maneira de investir em si mesmo. 

Afinal, pense em todas aquelas vezes nas quais deixou de participar de um curso importante ou de realizar um sonho porque não tinha recursos suficientes. 

Dinheiro e qualidade de vida precisam andar lado a lado – e isso exige equilíbrio na forma como cada um de nós gerencia essa balança. 

Invista em você hoje para um amanhã melhor

Investir em você agora é pensar também em um amanhã melhor. Afinal, não dá para ter certeza do que o futuro reserva, mas dá para se preparar e garantir que ele seja muito mais tranquilo. 

A aposentadoria é um exemplo. As repetidas propostas para alterar a legislação previdenciária sempre geram angústia. Independentemente de concordar ou não com as proposições, muitas pessoas veem diante de si a incerteza de um cenário que não podem controlar. 

É por isso que a previdência privada é uma opção tão atraente. Ao reservar pequenas quantias mês após mês, você tem a certeza de que o seu dinheiro está rendendo. Quando chegar a hora do resgate, ele vai estar disponível, exatamente conforme o projetado na hora da contratação do plano. Isso é investir em você. 

Já é possível até mesmo encontrar empresas que oferecem planos patrocinados de previdência privada como um benefício. A contribuição do colaborador é descontada mensalmente da folha de pagamento, e a própria empresa pode optar por realizar um aporte adicional periodicamente. Ambos saem ganhando. 

Quer saber mais sobre o modelo? Acesse o nosso site e conheça o trabalho realizado pela Onze, a primeira PrevTech do Brasil.