Diferença entre líder e chefe: entenda o papel de cada um

Por Redação Onze

A forma como as pessoas se relacionam está em constante evolução, inclusive (ou principalmente) dentro do ambiente corporativo. A própria busca constante das empresas por melhores resultados revelou que o modelo “tradicional” do chefe que é temido por seus subordinados é pouco eficaz. Gerir, engajar e liderar outras pessoas não se resume, afinal, a cobrar tarefas – e sim inspirá-las com bons exemplos.

Para que os dois papéis não sejam confundidos dentro das organizações, torna-se essencial saber qual é a diferença entre líder e chefe.

Qual a diferença entre líder e chefe

Liderança, em seu conceito mais moderno, significa estimular outras pessoas a darem o seu melhor de forma que sintam-se bem em fazer isso. A satisfação dos colaboradores tem influência direta na produtividade geral – e este contentamento só pode ser atingido quando há um canal de diálogo aberto entre líder e liderados.

O chefe, por sua vez, é uma figura que costuma ser mais temida do que respeitada. Dificilmente os funcionários sentem-se à vontade para dialogar com o chefe, pois ele geralmente está mais preocupado com os rendimentos da empresa do que com os possíveis problemas de seus subordinados. Muitas vezes o chefe sequer participa do dia a dia da empresa.

Tanto um quanto o outro estão no comando de um grupo de pessoas, seja uma empresa, um departamento, uma equipe ou outra instituição. São posições de poder – e a principal diferença entre líder e chefe é a forma como este poder é exercido. Nas empresas, em particular, nem todo líder é o chefe e nem todo chefe consegue ser um bom líder.

Confira um resumo do que faz o líder:

🡪 Sabe ouvir, dialogar e dar feedbacks construtivos;
🡪 Admite seus erros e busca corrigi-los;
🡪 Tem o respeito de seus liderados;
🡪 Defende sua equipe e está sempre disposto a ajudá-la;
🡪 Motiva e inspira os outros pelo bom exemplo;
🡪 Respeita as individualidades de cada pessoa;
🡪 Cria um ambiente de cooperação e satisfação interna;
🡪 Valoriza o trabalho e a habilidade dos outros e lhes dá o devido crédito;
🡪 Soluciona e pacifica conflitos internos;
🡪 Compartilha as vitórias entre toda a equipe;
🡪 Busca os melhores resultados fazendo o melhor para seus liderados.

Confira um resumo do que faz o chefe:

🡪 É autoritário na forma como exerce seu poder;
🡪 Não ouve seus subordinados nem dialoga com eles;
🡪 Oferece críticas e reclamações ao invés de instruir;
🡪 Comanda por meio de cobranças, ordens e regras rígidas;
🡪 É temido por seus funcionários;
🡪 Centraliza todas as decisões em si mesmo;
🡪 Não dá atenção às individualidades de cada um;
🡪 Prioriza os processos e não as pessoas;
🡪 Deposita a culpa por qualquer fracasso na equipe e nos subordinados;
🡪 Dá crédito a si mesmo por qualquer sucesso;
🡪 Busca os resultados a qualquer custo.

Importância da liderança no sucesso das empresas

As empresas cujos ocupantes de cargos-chave sabem a diferença entre líder e chefe angariam uma série de benefícios. A principal delas é clara: colaboradores mais satisfeitos que, por consequência, trabalham melhor e oferecem melhores resultados para a organização. Quando a equipe é bem liderada, torna-se mais motivada e muito mais eficiente.

Outra vantagem de haver boas lideranças dentro da empresa é a possibilidade de criar soluções e resolver problemas. Com um líder aberto ao diálogo, a profusão de ideias e sugestões é muito mais ampla e a execução destas torna-se muito mais simples. Na presença de um chefe, por outro lado, os funcionários tendem a limitarem-se a fazer o básico.

Dicas para transformar chefes em líderes

Agora que já sabe qual é a diferença entre líder e chefe, confira sete dicas do que as empresas podem fazer para transformar chefes em líderes:

🡪 O líder procura capacitar os colaboradores passando adiante seu conhecimento e preparando-os para tornarem-se futuros líderes;

🡪 O líder envolve seus colaboradores na tomada de decisões e dá atenção ao que cada um pode contribuir;

🡪 O líder recompensa seus liderados pelo trabalho bem feito e se beneficia com isso, pois o recompensado se motiva ainda mais;

🡪 O líder ouve seus liderados e oferece feedbacks sempre que possível, buscando ajustar falhas ou deficiências sem criticar ou expor o colaborador;

🡪 O líder lidera pelo exemplo de comportamento e também de capacidade: estude, evolua e tente ser cada dia melhor para inspirar outros a fazerem o mesmo;

🡪 O líder delega as tarefas de forma sábia, dando confiança e liberdade a seus colaboradores ao mesmo tempo em que acompanha e orienta os projetos de perto;

🡪 O líder mostra-se aberto a negociações, pedidos de aumento de salário e até sugestões para a empresa – ainda que mantenha a postura e o comando.
Acesse o site da Onze para conferir outros artigos sobre o assunto.