Diversidade nas organizações: por onde o gestor deve começar

Por Redação Onze

Diversidade-nas-organizações

Diversidade nas organizações é um tema profundo e que ainda provoca mais questionamentos do que respostas. Então, por onde o gestor deve começar?

Simplesmente procurando pessoas para cumprirem cotas de diversidade na empresa? Fazendo de tudo para ser politicamente correto e não perder clientes?

Não, não se trata disso. A diversidade é uma cultura que precisa ser absorvida e depois implantada com efetividade nas instituições.

Se você se interessa pelo tema, acompanhe este texto para saber mais sobre diversidade nas organizações e como dar os primeiros passos para colocá-la em prática.

Importância da diversidade nas organizações

Além dos motivos humanitários, como empatia e consciência social, há outras razões para os empreendedores fomentarem maior diversidade nas organizações. Você vai ver: evitar a padronização do funcionário homem, branco, jovem e heterossexual só traz vantagens.

Vamos conferir?

Inovação e competitividade

Variar os pontos de vista e perspectivas dentro da sua equipe é uma receita para obter soluções inovadoras.

Segundo relatório do Boston Consulting Group (BCG), em matéria da Folha, negócios fundados por mulheres obtêm, em média, mais que o dobro de retorno por dólar investido, na comparação com empreendimentos de homens.

Na mesma matéria, a presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, ilustra essa realidade: “No mundo empresarial, quem não tem diversidade perde em inovação e, consequentemente, em competitividade”.

 

Melhora no clima interno

Uma empresa que acolhe a pluralidade e valoriza as diferenças aprimora as relações pessoais dentro da organização. Também na área dos relacionamentos, as vivências diversas trazem um enriquecimento cultural.

Melhora na imagem da empresa

De quebra, uma empresa que verdadeiramente investe em diversidade é muito mais bem vista pelo seu público e pelo mercado.

Aumento da produtividade

Com uma imagem melhor, a marca acaba atraindo talentos mais qualificados, o que eleva a eficiência e melhora a qualidade do produto ou serviço. Além de contratar melhor, a organização que investe em diversidade também conta com colaboradores mais engajados, que se sentem valorizados e acolhidos. No fim das contas, uma maior produtividade é consequência natural disso.

Cenário da diversidade nas organizações

Somos um dos países mais diversos e miscigenados no mundo e, apesar disso, um dos mais desiguais. Segundo dados do IBGE, 53,9% dos brasileiros se declaram pretos ou pardos, que é a mistura de preto com outra cor. As mulheres também são maioria, na comparação com os homens: 51,7%.

Os casamentos homoafetivos cresceram 61,7% de 2017 para 2018, chegando a 9.520 uniões oficializadas de pessoas do mesmo sexo naquele ano. Como se vê, não estamos falando de grupos pouco significativos na população.

Mesmo assim, se você olhar ao redor no seu ambiente de trabalho, é provável que perceba um quadro bem diferente. Quanto maior é o nível de responsabilidade (e salário), maior é a densidade de homens brancos.

Segundo pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apenas 4,7% dos cargos de chefia são ocupados por pessoas negras, por exemplo.

Mas a tendência é de reversão desse quadro. No ramo de tecnologia, onde sempre foram minoria, as mulheres estão ganhando destaque. Veja dois exemplos:

  • A SAP Brasil alcançou a meta de ter 25% de mulheres em posição de gerência em 2019 e traçou o objetivo de chegar a 30% até 2022.
  • A Microsoft definiu a meta de ter pelo menos uma mulher entre os seus candidatos finalistas em todo processo de seleção (a pessoa contratada será a mais qualificada, independentemente do gênero).

O mesmo estudo do BID aponta que 41% das empresas entrevistadas têm políticas para pessoas com deficiência, mas apenas 28% incluem as mulheres e 8% têm ações afirmativas para negros. Ou seja, há um longo caminho pela frente.

Como aumentar a diversidade na sua organização

A diversidade nas organizações pode começar em pequenos detalhes ou em grandes planejamentos. De qualquer forma, seja qual for o tamanho da sua empresa, a mudança é para já.

Veja algumas medidas:

Abraçar a cultura

Por muito tempo, as empresas foram vistas como locais impessoais, formados por indivíduos heterogêneos que dividiam o mesmo espaço por mera necessidade financeira. No entanto, cada vez mais, essa abordagem está cedendo lugar a um contexto moderno de gestão mais focado em pessoas e menos em processos.

Cabe, portanto, ao empreendedor assumir para si um desejo genuíno de transformar o seu espaço em um ambiente que valoriza e abraça a diversidade. Esse deve ser o primeiro passo.

Adotar ações afirmativas

Com a crença estabelecida, é hora de colocar em prática. Metas específicas de inclusão, como as criadas pela SAP e pela Microsoft, são boas ideias para aumentar a diversidade na sua empresa.

Para isso, será preciso trabalhar em parceria com seu pessoal de recursos humanos. Boas orientações incluem remodelar processos de recrutamento, abolir exigências de padrão estético e físico, além de evitar perguntas desrespeitosas aos possíveis novos colaboradores.

Conversar com os líderes

É preciso reforçar a nova cultura com seus líderes e gerentes. Não se canse de conversar e demonstrar os benefícios dessa nova cultura focada na diversidade para que eles também a abracem e repliquem com seus colaboradores no dia a dia.

Ouvir os colaboradores

Um dos aspectos mais difíceis ao lidar com a diversidade nas organizações é prestar atenção ao que dizem, de fato, os funcionários. Será que eles estão se sentindo confortáveis, acolhidos e aceitos em seu ambiente de trabalho? É hora de descobrir.

Gostou das dicas para fomentar a diversidade na sua organização? Acesse o site da Onze e confira outros artigos sobre o assunto.