Economia de escala: o que é e qual o impacto na empresa

Por Redação Onze

Economia-de-escala

A economia de escala é um fator que todo investidor pode analisar ao escolher ações da bolsa. Ela representa o aumento da quantidade total de produção de uma empresa e, ao mesmo tempo, a redução do custo médio de produção. Sendo assim, um dos benefícios da economia de escala é o aumento da margem de lucro.

E esse é um fator que impacta diretamente na performance das ações e, consequentemente, na rentabilidade para o investidor. Então, que tal aprender como funciona a economia de escala e como ela pode ser usada na análise de ações? É só continuar lendo.

O que é economia de escala

Economia de escala ocorre quando uma empresa aumenta a quantidade total de produtos fabricados e alcança a redução do custo médio de produção. Para isso, o processo produtivo é padronizado, e existe uma utilização máxima de todas as suas etapas.

O custo de produção, apesar disso, não aumenta de forma proporcional à produção  — motivo pelo qual o custo médio é reduzido. O resultado, portanto, é o aumento dos lucros.

Em um artigo para a revista The Balance, Kimberly Amadeo, presidente da empresa World Money Watch, afirma que a economia de escala não beneficia apenas as organizações. “Consumidores podem aproveitar preços menores. A economia cresce na medida em que os preços mais baixos estimulam o aumento da demanda”, pontua a autora.

A economia de escala pode ser classificada em dois tipos: interna e externa. A interna consiste na melhoria dos processos dentro da empresa, e a externa diz respeito a fatores fora da empresa, como alterações na economia, por exemplo.

Como as empresas fazem economia de escala

Para fazer economia de escala, o primeiro passo realizado pelas empresas é a padronização de processos produtivos. Dessa forma, é possível otimizar a produtividade e a eficiência, além de reduzir o índice de erros. Em uma linguagem simples, é como se a empresa definisse uma fórmula adequada para produzir mais sem que tenha que elevar os custos por isso.

Mas não basta padronizar se a equipe não é capacitada para gerenciar os processos e evitar a necessidade de retrabalho. Por isso, o treinamento dos profissionais é uma etapa crucial da economia de escala.

Outras duas estratégias usadas pelas empresas que desejam aumentar a produção são parcerias e fusões. Em ambos os casos, as organizações reúnem esforços em prol de uma única meta.

A parceria é um recurso que permite que duas ou mais companhias trabalhem em conjunto a partir de um objetivo em comum, aproveitando o potencial de cada uma para elevar os resultados.

Já a fusão ocorre, como o próprio nome diz, quando as empresas são integradas. Nesse caso, o campo de atuação é ampliado, os custos são reduzidas e a vantagem competitiva no mercado aumenta.

Exemplos de economia de escala

Depois de entender o que é economia de escala, confira alguns exemplos de como ela funciona na prática. Vamos a eles.

Companhias elétricas

No livro Princípios de Economia (AMGH Editora, 2012), Robert Frank e Ben Bernanke exemplificam a economia de escala por meio da geração de eletricidade. Nesse caso, o uso de grandes geradores diminui o custo unitário de produção  — é uma forma de otimizar a produção. “Possuir muitos vendedores resultaria em custos significativamente maiores”, explicam os autores.

Indústria de softwares

Pense em uma empresa que desenvolve softwares, como plataformas e aplicativos. O maior custo envolvido no processo é o de desenvolvimento do sistema, já que a produção de cópias e distribuição têm baixo custo. Nesse caso, quanto mais produtividade a empresa tiver ao criar os softwares, menor será o custo médio de produção  — e maior será a oferta para o mercado.

Empresa de logística

Outro segmento que usa a economia de escala é o de transportes de mercadorias, que tem custos altos de maneira geral. Para uma empresa, enviar uma remessa pequena de produtos em um caminhão não vale a pena, por exemplo. Mas, quanto mais ela aproveita o espaço e peso de carga disponíveis no veículo, menores serão os custos por unidade de preço.

Análise da economia de escala nas empresas

Analisar a economia de escala nas empresas é um fator interessante ao buscar ações na bolsa de valores. Uma companhia que sabe colocar a economia de escala em prática aumenta os lucros e ganha competitividade no mercado. Logo, há mais chances de o investidor obter valorização do seu ativo, cujo desempenho está atrelado aos resultados alcançados pela empresa.

Mas vale ter em mente que esse fator não deve ser analisado de forma isolada. Encontrar as melhores ações na bolsa exige avaliar demonstrações financeiras da empresa, acompanhar as flutuações do mercado e considerar o seu perfil de investimento. Que tal contar com o apoio da Onze Investimentos nesse processo? Acompanhe nossos conteúdos e conheça nossas ferramentas exclusivas para investimentos de longo prazo que buscam a proteção e a multiplicação do seu patrimônio.