Conheça o mundo ETP – Produtos Negociados em Bolsa

Por Redação Onze

ETP

Com o mercado cada vez mais globalizado e a necessidade de os investidores diversificarem a sua carteira de ações, o volume de investimentos no exterior têm crescido a passos largos. Tanto é que, nos últimos dez anos, o mercado mundial de fundos com cotas negociadas em bolsa, conhecidos por ETFs (Exchange Traded Funds, em inglês) teve uma grande expansão.

Essa ampliação também abriu portas para que diversos produtos financeiros, além dos fundos, fossem estruturados. Como é o caso do ETP – Produtos Negociados em Bolsa, ou Exchange Traded Products.

Confira o artigo a seguir e entenda o que são os ETPs e suas principais características. Vamos lá?

ETP – Produtos Negociados em Bolsa: o que é

Originado do termo Exchange Traded Products, ETP – Produtos Negociados em Bolsa, são veículos de investimentos que podem ser formados por commodities, mercado de câmbio, preços de ações ou taxas de juros.

O valor desse ativo financeiro é derivado desses veículos de investimentos, ou seja, eles servem como uma referência para o mercado e têm negociação intradiária. Para se ter ideia, o ETP – Produtos Negociados em Bolsa, apresentaram cerca de US$ 100 bilhões de patrimônio no ano de 2001. Assim, o volume total ficou um pouco mais de US$ 1,5 trilhão. Portanto, mais de 4 mil alternativas estão disponíveis para os investidores.

Aliás, mais de 50 bolsas de valores existentes no mercado optam por muitos ETPs do mundo todo. Todavia, o mercado do Brasil ainda é iniciante, pois tem apenas dez fundos negociados exclusivamente na BM&FBovespa.

ETP: Principais características

Os mecanismos de aplicações e resgates são as principais características para diferenciar os ETPs dos fundos de investimento tradicionais. Isso porque o investidor não precisa entrar em contato com o banco ou um representante do administrador da carteira para autorizar o investimento. No ETP, ele mesmo faz a sua movimentação, comprando ou vendendo.

Essa regra também vale para a solicitação de baixa de aplicação. No ETP, o próprio investidor faz o processo, ganhando assim mais liberdade para as suas movimentações.

Além disso, os ETPs têm o objetivo de simplificar ao máximo a gestão da carteira, por isso eles adotam uma estratégia para seguir um determinado índice de referência do mercado. Dessa forma, calculam os valores de uma instituição renomada.

Mundialmente, existem três empresas principais para calcular os índices financeiros usados por ETPs. São elas: MSCI, Standard & Poor’s e Barclays Capital.

Leia o nosso artigo e entenda o que é um investimento a longo prazo.

Vantagens e desvantagens

E como em qualquer forma de investimentos, os ETP: Produtos Negociados em Bolsa também apresentam vantagens e desvantagens para o investidor que apostar nessa opção.

Entre as vantagens, podemos destacar:

  • Redução do custo de investimento;
  • Aumento da rentabilidade;
  • Flexibilidade;
  • Possibilidade de realizar transações combinadas;

Mas os investidores também fazem um alerta para as desvantagens, que seriam:

  • Mercado volátil;
  • Exige quantidade proporcional;
  • Mudança na demanda de clientes

É um investidor iniciante? Então entenda a Bolsa de Valores rapidamente.

ETP – Evolução ao longo dos anos

Em 2018, a escalada da bolsa acumulou uma alta de 12% e isso fez crescer o interesse dos investidores por fundos de renda variável. Mas o pequeno investidor ou iniciante, ainda pode ficar perdido com o volume grande de ações que estão disponíveis no mercado.

E quem tem pouco conhecimento ainda apresenta dificuldades para montar uma carteira de ações diversificada. Por isso, as ETFs e ETPs se tornaram boas alternativas para quem quer entrar nesse mercado, mas ainda tem pouco conhecimento ou recursos.

Com o crescimento dos ETFs, os investidores começaram a ter um retorno quase que idêntico ao índice dos fundos em que eles se espelhavam. Como por exemplo, ao invés de comprar papéis das 61 companhias da Ibovespa, o investidor pode comprar uma cota do ETF Bova11 e assim terá o mesmo retorno.

Assim, a divisão do mercado, que inclui especialização das funções, tem contribuído para que os ETPs tenham se expandido no mundo. E o mercado brasileiro também poderá ter essa expansão com o tempo.

Além do tempo, a flexibilidade na legislação e uma maior competição podem contribuir para a ampliação dos ETPs no mercado brasileiro, aumentando as alternativas ao alcance dos investidores locais.

O mercado crescente do Bitcoin

Além das commodities, moedas estrangeiras, preços de ações ou taxas de juros, o mercado dos ETPs também tem dado bastante foco para outro mercado relativamente novo mas promissor: as criptomoedas. Em Nova York, nos Estados Unidos, por exemplo, a WisdomTree Investments começou a oferecer seu primeiro produto negociado em Bolsa com suporte físico em Bitcoin.

Essa abertura das criptomoedas no mercado tradicional dispensa que o investidor necessite ter chaves privadas tradicionais, que são as criptografias essenciais para as operações. E também reduz a possibilidade de que o investidor seja vítima de furto ou ataque cibernético.

O chefe do departamento de mercados de capitais da WisdomTree, Jason Guthrie, concedeu entrevista à Reuters, e explicou que há uma grande demanda por investimento em Bitcoin no formato de ETP -Produtos negociados em Bolsa. Pois, segundo ele, o produto se antecipa nesta demanda.

Criptomoedas na Suíça

Na Suíça, as criptomoedas também são usadas para o mercado de ETP – Produtos Negociados em Bolsa. A MV Index Solutions (MVIS) e a fintech suíça Amun AG lançaram, em 2019, a Amun Bitcoin Suisse ETP, que começou a ser negociada na principal bolsa de valores da Suíça, a SIX Swiss.

Mas esta não foi a primeira ETP de criptomoeda negociada nessa bolsa. Desde fevereiro do mesmo ano, a SIX Swiss já contava com outras criptomoedas negociadas.

Aliás, a Suíça apresenta uma boa relação com as criptomoedas nos investimentos, já que o país tem fama mundial de ser neutro em questões geopolíticas e financeiras.

Assim, foi um dos primeiros governos a regularizar diversos aspectos tributários sobre as criptomoedas. Por essa ação positiva nessas áreas, várias empresas que trabalham com cripto ativos se instalaram na região de Zug, que ficou conhecida como Vale das Criptomoedas.

Com tantas opções de investimentos disponíveis no mercado financeiro, é importante contar com uma equipe de especialistas para garantir que você aplique o seu dinheiro da melhor forma e com excelentes retornos.

Nessa hora, você pode contar com a experiência da Onze Investimentos para investir melhor o seu dinheiro. Continue acompanhando o blog da Onze Investimentos.