Fundo DI: como funciona e para quem é indicado

Por Redação Onze

Fundo-DI

Um Fundo DI é uma opção interessante para a reserva de emergência. Com liquidez diária, esse investimento se concentra em títulos de renda fixa, que não sofrem tantas oscilações no curto prazo.

Outra vantagem do Fundo DI é contar com a expertise de um gestor, que fará a compra e venda de títulos públicos e privados. Dessa forma, o profissional monta a carteira com foco em maximizar a rentabilidade e reduzir os riscos.

Ficou interessado? Neste artigo, você vai entender o que é um Fundo DI e tirar suas dúvidas sobre rentabilidade, tributação e liquidez.

O que é um Fundo DI

O Fundo DI é um investimento de renda fixa, de baixo risco e alta liquidez. Além disso, é uma aplicação de fácil acesso, já que a maioria exige baixo capital inicial. Ou seja, você pode começar com pouco dinheiro.

A carteira de um Fundo DI pode ser composta tanto por títulos públicos (Tesouro Direto), quanto privados. E quase a totalidade dos ativos, 95% deles, deve estar atrelada a indexadores como CDI ou Selic, além de possuir baixo risco de crédito. O restante do patrimônio pode ser distribuído em ativos conforme as regras para fundos de curto prazo.

No geral, o Fundo DI se enquadra em duas categorias, ambas de curto prazo. Em Fundos de Renda Fixa Baixa Duração Soberano, todos os ativos devem ser de títulos públicos federais. Já em Fundos de Renda Fixa Baixa Duração Grau de Investimento, essa composição deve ser de no mínimo 80%.

Apesar de não ter cobertura do Fundo Garantidor de Crédito, essa é uma opção bastante segura. A explicação está justamente na concentração em títulos do governo e de empresas privadas de baixo risco.

Também chamado de Fundo de Renda Fixa Referenciado DI, é gerido por um profissional responsável pela compra e venda dos títulos, com foco na rentabilidade. O investidor então compra cotas do Fundo DI e pode acompanhar o desempenho dos ativos em relatório divulgado mensalmente.

Agora que você já sabe o que é um Fundo DI, veja a seguir detalhes sobre tributação, rentabilidade e liquidez.

Características do Fundo DI

Podemos dizer que as características que pedem o máximo da sua atenção na hora de escolher um Fundo DI são a liquidez, a tributação e a rentabilidade.

Tributação

Um Fundo DI é uma boa opção para montar aquela reserva de emergência que todo mundo precisa ter para as horas de aperto, especialmente para quem não quer recorrer à poupança. No entanto, a tributação aqui não é o ponto mais positivo.

Esse tipo de aplicação sofre com a mordida do IR sobre os lucros. Mas, pelo menos, a tabela é regressiva. Isso quer dizer que, quanto mais tempo seu dinheiro ficar aplicado, menos imposto irá pagar na hora do resgate. A alíquota máxima cobrada é de 22,5% e a mínima, 15%.

Já ouviu falar em come-cotas? Essa é uma cobrança adiantada de 15% por parte do IR, que incide sobre os rendimentos duas vezes por ano. Mas fique tranquilo: no momento do resgate, esse valor é deduzido, e você pagará apenas a diferença de acordo com o tempo do investimento.

E não pense que é só isso. Há também o IOF, que incide sobre os lucros em caso de resgate antes dos primeiros 30 dias de investimento. A tabela nesse imposto também funciona de forma regressiva, sendo de 96% no primeiro dia e 3% no 29º dia. A partir do 30º dia não há mais incidência de IOF.

Tipo de rentabilidade

Chegou a hora de falar da rentabilidade. Um Fundo DI costuma seguir a taxa básica de juros Selic. Por acompanhar o desempenho do CDI, apresenta rendimentos que podem chegar a 100% desse índice. No entanto, para garantir essa performance, você deve estar atento aos custos dessa operação.

Por ser um fundo de investimento, existem custos, como a taxa de administração. Se você não tomar cuidado na hora de escolher um Fundo DI, pode perder parte da sua rentabilidade apenas pagando esses encargos.

E como você não quer ser pego de surpresa, verifique o valor das taxas antes de contratar um Fundo DI. O ideal é investir em um que, mesmo cobrando a taxa de administração, gere rendimento de 100% do CDI ao final.

Liquidez

Como já vimos, a liquidez de Fundo DI é um ponto positivo, já que é diária. Isso quer dizer que você pode resgatar seu capital até mesmo no dia em que fizer o pedido, contanto que dentro do horário limite.

Se a data de conversão do Fundo DI for de D+0, o cálculo das cotas e o pagamento do capital serão feitos no mesmo dia em que o resgate for solicitado. Já se a data de conversão e de resgate for de D+1, o cálculo e o resgate serão efetuados um dia após a solicitação.

De qualquer forma, imediatamente ou um dia depois, a liquidez do Fundo DI significa dinheiro a curto prazo. Além de montar uma reserva de emergência, você poderá sacar esse valor a qualquer momento sem prejuízo da sua taxa de retorno.

Quando investir em Fundo DI

O Fundo DI é um grande aliado do curto prazo. Veja duas situações nas quais ele faz sentido:

Reserva de emergência

Você já deve saber da importância de ter uma reserva de emergência. É a esse dinheiro que você vai recorrer em casos de imprevistos sem ter que mexer em investimentos mais lucrativos, mas que podem resultar em perdas de rendimento se vendidos ou resgatados no momento errado.

A liquidez diária do Fundo DI faz dele um ótimo porto seguro. Mesmo um investidor mais arrojado deve considerar uma aplicação desse tipo para diversificar a carteira com a opção de resgate imediato.

Dinheiro de curto prazo

No Fundo DI, você pode começar com valores baixos e, já no primeiro dia, lucrar um pouquinho. Isso se deve à rentabilidade diária.

Se você investir hoje e, em dois dias decidir resgatar seu capital, já terá uma pequena remuneração a receber. Claro que terá grande incidência de imposto, o que não é o ideal. Mas é interessante contar com essa valorização de um dia para o outro e não apenas uma vez por mês, como seria o caso em uma poupança.

Este artigo foi útil para você? Então acesse o site da Onze e confira nossos conteúdos exclusivos!