Fundo multigestor: o que é e quando vale a pena investir

Por Redação Onze

Diversificação é a palavra-chave do investidor para ter segurança e garantir bons rendimentos. Uma das formas de conseguir investimentos mais seguros é por meio de aplicações em um fundo multigestor. Geralmente, quem opta por esse tipo de ativo se depara com rendimentos superiores aos fundos de renda fixa ou multimercado.

Mas, como tudo no mundo dos investimentos, é fundamental que você conheça bem o produto antes de investir o seu capital. Confira o artigo a seguir e entenda melhor o que é um fundo multigestor e como funciona, quais são as principais características e para qual perfil de investidor ele é indicado. Vamos lá?

O que é um fundo multigestor?

O fundo multigestor é um dos tipos de fundos existentes no Brasil e certamente pode ser uma alternativa interessante para quem está procurando por diversificação na carteira de investimentos. Isso porque, quando você investe nesse tipo de fundo, você terá na sua carteira outros fundos de investimentos, como fundos de renda fixa, fundos multimercado e/ou fundos de ações.

Desta forma, quando você aplica o seu capital em um fundo multigestor, você não estará sujeito a apenas um tipo de gestão, mas sim à gestão de cada um desses fundos em que o seu dinheiro estará investido. Assim, fica fácil entender por que a diversificação é um grande diferencial dos fundos multigestores. Ou seja, esse é um tipo de fundo em que é possível se expor a diferentes gestores e estratégias realizando um único aporte.

Além disso, com o fundo multigestor, você também consegue ter acesso a ativos que talvez não tivesse se tentasse investir em títulos públicos separadamente, porque eles possuem um valor mínimo de investimento. Ainda, você teria que pagar taxa de performance e de administração para cada um deles.

Uma das principais vantagens do fundo multigestor é que, por meio de uma carteira diversificada, esse tipo de fundo costuma garantir a seus investidores

rendimentos superiores aos que eles teriam caso aplicassem somente em renda fixa ou em multimercado, por exemplo.

Quais são as principais características?

Agora que você já conhece o que é um fundo multigestor, vamos dar mais detalhes sobre as suas principais características.

Diversificação

Como falamos anteriormente, quem investe em um fundo multigestor consegue uma excelente diversificação na sua carteira. Isso porque não apenas os ativos são diversificados, mas cada um dos fundos que compõem o seu investimento é administrado por um gestor diferente.

Portanto, você também consegue diversificar a sua estratégia de investimento. E essa diversificação é uma excelente forma de aumentar lucros e diminuir os riscos. Aliás, é uma estratégia recomendada por todos os especialistas em mercado financeiro.

Acesso a fundos renomados e restritos

Para aplicar o seu capital em um fundo de investimento, há sempre um valor mínimo e, no geral, os melhores fundos têm limites mínimos muito altos, muitas vezes na casa do milhão. Isso torna o acesso a esses fundos praticamente impossível para o pequeno investidor.

Algo bastante parecido acontece com os fundos de captação fechada. Por mais que você tenha dinheiro suficiente para investir nesse tipo de fundo, se estiverem fechados para novos investidores, não adianta nem tentar. Entretanto, se o fundo multigestor possuir um deles na sua carteira, então você terá acesso indiretamente aos fundos de captação fechada.

Ou seja, quando o seu dinheiro está aplicado em um fundo multigestor, como o volume de capital do fundo é maior, fica mais fácil acessar os melhores fundos. Além de também conseguir acesso aos fundos restritos.

Normalmente, os aportes mínimos dos fundos multigestores podem variar bastante, sendo de R$ 100 em alguns casos e de R$ 10 mil em outros. E depois os rendimentos são divididos entre os cotistas proporcionalmente, de acordo com o montante de dinheiro que cada um possui aplicado no fundo.

Taxas de administração superiores

É importante dizer que, por dar acesso a todos esses outros fundos de investimentos, quem tem capital aplicado em fundo multigestor precisa ficar atento à taxa de administração. Isso porque, apesar de ser uma só, ela acaba sendo mais alta do que a dos outros fundos de investimentos.

Ela é mais alta também porque esse tipo de investimento é mais complexo e requer maior atenção do gestor na hora de escolher em qual fundo aplicar o dinheiro.

Benefício tributário

Quem investe em fundos multigestores também conta com benefícios tributários, porque a alíquota máxima de Imposto de Renda a ser paga é de 22,5% sobre os rendimentos de aplicações de até 180 dias. E a alíquota mínima fica em 15%, para as aplicações acima de dois anos.

Outro ponto importante é que, se você estivesse fazendo a gestão da sua carteira com diferentes tipos de fundos de investimentos, seria preciso pagar o IR todas as vezes que você resgatasse o dinheiro de um lugar para investir em outro. Já no fundo multigestor essa cobrança simplesmente não existe.

Vale lembrar ainda que, além do IR, você também deverá pagar o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras), caso o seu dinheiro fique aplicado menos de 30 dias. A tabela é regressiva e funciona da mesma forma que os demais fundos.

Para que tipo de investidor é indicado?

Como todo produto do mercado financeiro, é importante destacar que o fundo multigestor não é indicado para todos os perfis de investidor. Por isso, é fundamental que, antes de aplicar o seu capital em qualquer ativo, você faça o teste primeiro e descubra qual é o seu perfil.

Quando você abre uma conta em uma corretora de valores, o primeiro passo a ser dado é fazer o teste do perfil de investidor. Entretanto, a recomendação é que você o refaça periodicamente, por exemplo uma vez por ano. Isso porque, conforme você vai investindo, conhecendo novos produtos e acumulando capital, o seu perfil pode mudar.

O investidor que opta por esse fundo precisa estar confortável em se expor a diferentes estratégias de gestão. Vale lembrar também que a diversificação acaba sendo uma segurança, mas, mesmo assim, como todo investimento, sempre há algum tipo de risco.

E é sempre importante lembrar que, na hora de escolher em qual fundo investir o seu dinheiro, opte por aqueles que possuem total transparência, que tenham uma boa gestão e que sejam capazes de lhe trazer bons rendimentos.

No Onze você encontra mais artigos sobre como investir melhor o seu dinheiro, previdência privada e dicas de gestão de empresas.