Gestão de RH nas pequenas empresas: como ela ajuda a crescer

Por Redação Onze

Gestão de RH

A gestão de RH nas pequenas empresas é tão (ou mais) importante quanto nas companhias de médio ou grande porte. Afinal, o impacto da capacidade produtiva e do desempenho individual é proporcional ao tamanho do quadro de funcionários.

Tendo isso em mente, fica claro que o setor de Recursos Humanos precisa ser ainda mais atuante nos pequenos negócios. Tudo para manter o foco e a motivação dos colaboradores em dia – só para citar uma de suas atribuições – de maneira que os objetivos organizacionais sejam alcançados com mais facilidade.

Neste artigo, vamos abordar a importância e como implementar a gestão de RH nas pequenas empresas. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Gestão de RH nas pequenas empresas: o que é?

De forma resumida, a gestão de RH nas pequenas empresas é o departamento responsável pelo gerenciamento de pessoas em um negócio de menor porte.

Com a importância que os colaboradores passaram a ganhar ao longo do tempo, mesmo as organizações com uma estrutura mais reduzida perceberam que é imprescindível contar com um setor de Recursos Humanos forte – nem que ele seja terceirizado (ou seja, contratando uma empresa para realizar suas funções).

Qual é a importância da gestão de RH nas pequenas empresas?

Ter um setor de Recursos Humanos eficiente e que tome decisões acertadas é fundamental para qualquer negócio – e, nas micro e pequenas empresas, não poderia ser diferente. 

A falta de estrutura e mesmo de capital não pode ser um impeditivo para a criação de um departamento de RH, ainda que modesto. Afinal, a gestão de pessoas traz diversos benefícios. Veja alguns deles nesta lista:

  • Aumento da produtividade
  • Maior retenção de talentos
  • Elevação da autoestima e do engajamento
  • Assimilação da cultura organizacional
  • Desenvolvimento de políticas de benefícios
  • Apresentação de planos de carreira
  • Eficiência nos processos seletivos
  • Melhoria do clima organizacional
  • Investimento em capacitação profissional.

O que faz a gestão de RH?

Ainda existe quem pense que o setor de Recursos Humanos lida apenas com questões burocráticas. No entanto, a verdade é que a gestão de RH é responsável por muitas funções dentro das empresas. Vamos conhecer quais são elas?

Organização de processos seletivos

Essa estratégia garante que as diferentes etapas do recrutamento ocorram da melhor maneira possível. Além disso, também assegura a contratação do candidato com o perfil mais adequado em relação aos requisitos da vaga.

Montagem de dinâmicas em grupo

Depois de contratado, o profissional precisa ser integrado à equipe, o que pode acontecer por meio de uma dinâmica em grupo. Essas atividades, aliás, também são muito úteis para a motivação dos colaboradores e para avaliar competências específicas, por exemplo.

Aplicação de análises de desempenho

A gestão de RH também é responsável por aplicar análises de desempenho, ferramenta que ajuda a verificar se a performance do funcionário está atendendo às expectativas nele depositadas.

Realização de feedbacks

Na companhia das lideranças, a gestão de RH fornece feedbacks a partir dos resultados obtidos na análise de desempenho. São elogios, críticas ou apontamentos, sempre de forma construtiva, que devem ser periódicos e ajudam a orientar a produção do funcionário. 

Definição de treinamentos

Ao constatar algum ponto fraco ou habilidade que precisa ser desenvolvida, a gestão de RH, junto com a liderança, é responsável por definir quais treinamentos serão realizados. Afinal, a capacitação profissional é uma das prioridades do setor de Recursos Humanos – e isso vale, inclusive, para as pequenas empresas.

Como fazer gestão de RH em pequenas empresas?

É perfeitamente possível implementar uma gestão de RH nas pequenas empresas de forma ativa. O orçamento pode ser menor, mas, com as três dicas abaixo, qualquer negócio consegue ter um setor de Recursos Humanos eficiente. Confira!

Crie ações integradas

A gestão de RH em pequenas empresas deve ser ainda mais integrada com outros setores do que em negócios de médio e grande porte. Afinal, qualquer decisão errada ou recurso desperdiçado pode trazer prejuízos irreversíveis para a organização.

Foque na retenção de talentos

Processos seletivos são caros e os custos com demissões, então, nem se fala. Isso sem mencionar o tempo gasto entre o recrutamento até a adaptação do profissional contratado.

Por isso, um dos focos principais da gestão de RH em pequenas empresas deve ser a retenção de talentos. Ou seja, desenvolver as melhores condições de trabalho e prezar pelo bem-estar para que o seu capital intelectual escolha continuar na organização.

Tenha um olhar atento

Justamente por contar com uma estrutura mais enxuta, o RH em uma pequena empresa precisa estar atento a todas as ações que envolvem o gerenciamento de pessoas. Isso inclui, inclusive, o acompanhamento dos benefícios oferecidos aos colaboradores.

Felizmente, essa tarefa pode ser facilitada caso a empresa opte por proporcionar aos seus funcionários um plano patrocinado de previdência privada corporativa da Onze, a primeira PrevTech do Brasil.

Em nosso aplicativo, o RH conta com visibilidade total do processo de adesão, desempenho e do impacto do benefício dos seus profissionais – e o melhor: sem burocracia. E as vantagens não param por aí. O colaborador também sai ganhando, pois tem controle completo das suas aplicações e a segurança de um futuro mais tranquilo.

Quer contar com esse benefício para a sua empresa? Entre em contato conosco e conheça as soluções inteligentes da Onze.