Happy hour: o que a empresa ganha ao promover eventos festivos

Por Redação Onze

Happy-hour

Independentemente do tamanho da empresa e do segmento em que atua, uma coisa é certa: todas querem contar com funcionários produtivos e engajados. Uma boa alternativa para proporcionar momentos de descontração entre os colaboradores e incentivar a interação é o happy hour.

Além de aliviar o estresse, é uma forma eficaz de melhorar o convívio entre chefes e funcionários. Dessa maneira, os colaboradores começam a sentir que fazem parte daquele ambiente, o que proporciona resultados ainda mais satisfatórios para a empresa.

Por que promover happy hour na sua empresa?

Quando falamos em happy hour, não significa que o único benefício é a integração da equipe. Existem outras vantagens que podem ser notadas no dia a dia de trabalho. São elas:

Ambiente colaborativo: esse tópico é ainda mais importante em casos de empresas com escritórios compartilhados. Quando a equipe tem um pensamento colaborativo, seus integrantes passam a motivar uns aos outros. Essa prática vai promover um ambiente de trabalho mais leve e saudável.

Melhora a comunicação interna: principalmente em empresas maiores, é comum que alguns colaboradores não se conheçam. Por meio do evento festivo, aumentam as chances de que essas pessoas comecem a se comunicar com mais frequência no escritório também. Essa mudança pode agregar na produtividade, além de trazer oportunidades para a empresa.

Construção da cultura corporativa: se a atividade for constante, ela vai se tornar parte da cultura da empresa. Essa prática vai auxiliar no momento de definir a personalidade da marca.

Diminui a competitividade: a rivalidade entre os profissionais é prejudicial para a empresa, além de tornar o ambiente desagradável. Ao estimular a socialização, essa disputa diminui, proporcionando a integração e a troca de ideias entre os colaboradores. Dessa maneira, a empresa só tem a ganhar.

Colaboradores mais engajados: quando a empresa mostra que se importa com os funcionários e busca motivá-los, eles passam a ser mais engajados e comprometidos. É como se os colaboradores sentissem a necessidade de retribuir o bom tratamento.

Integração entre chefes e empregados: para empresas que não contam com uma comunicação horizontal, ou que levem a questão hierárquica muito a sério, o evento é uma boa forma de quebrar o gelo. A convivência além do ambiente de trabalho pode estabelecer um relacionamento de colaboração entre líderes e funcionários.

A descontração fora do escritório vai refletir de diferentes formas dentro da companhia. Por isso, é interessante que as empresas avaliem maneiras de implementar essa atividade com mais frequência para colher bons frutos.

Dicas para organizar happy hour na empresa

Como qualquer outro evento, o happy hour também necessita de alguns itens básicos, como local, decoração, comida, bebida e música.

Local: existem duas possibilidades: realizar o happy hour em bares ou restaurantes próximos ao trabalho, ou fazer na própria empresa. Neste momento, é essencial que os chefes levem em consideração a preferência dos funcionários.

Decoração: seja criativo e evite exageros. Esse tipo de atitude pode inibir os funcionários e deixar o ambiente muito formal.

Música: escolha uma playlist mais eclética para agradar os gostos musicais de todos os convidados. Entenda que o ambiente tem que ser descontraído, mas não deve tornar-se uma festa.

Comida: empresas maiores – com mais de 80 funcionários – devem contratar um bufê especializado para evitar problemas. Negócios com menos colaboradores podem optar por organizar essa parte do happy hour. Uma boa alternativa é disponibilizar petiscos e comidas leves durante o evento.

Bebidas: definir se terá ou não bebida alcoólica é o primeiro passo para organizar essa parte do happy hour. Se a empresa oferecer esse tipo de bebida, a melhor escolha é fazer um evento mais curto para evitar situações desagradáveis.

Organizar um evento festivo não vai demandar muito tempo, e vai trazer benefícios tanto para a empresa como para seus colaboradores. Conversar e interagir fora do estresse e da correria do dia a dia de trabalho é bom para a qualidade de vida de todos.

Além disso, melhora a interação entre as pessoas, aumenta o senso de equipe e a cooperação e parceria entre os funcionários. Todos esses pontos vão promover um ambiente mais saudável e, consequentemente, resultados mais positivos para todos.

Quer conferir mais informações que podem trazer benefícios para a sua empresa? Acesse o blog da Onze e saiba mais!