IPO: vale a pena investir?

Por Redação Onze

ipo

O que é crescer na ampliação de uma carteira de investimentos? Vamos começar pelo básico! Afinal, o que é um IPO? E o IPO vale a pena investir?

 O que é IPO?

IPO é uma sigla do termo em inglês Initial Public Offering que, traduzido para a língua portuguesa, significa Oferta Pública Inicial.

Por que uma empresa realiza uma IPO?

Este IPO é o ato de uma empresa de grande porte, com ações na Bolsa de Valores, faz para abrir seu capital. Exemplificando, é o mesmo que vender ações ao público pela primeira vez.

O objetivo principal que leva uma empresa a fazer um IPO  é o de captar recursos para os seus projetos futuros.  Mas, vale ressaltar que, como qualquer coisa na vida, este tipo de investimento tem suas vantagens e também as suas desvantagens.

Na história do Brasil, houve em agosto de 2000 um IPO que ficou muito conhecido: a primeira venda de ações da Petrobras. Nesse caso, foi autorizado o uso do Fundo de Garantia de tempo de serviço (FGTS)  para a compra de ações da estatal.

Vale ressaltar para as pessoas que tem a intenção de investir que quando ocorre este tipo de oferta as ações das empresas ofertantes tendem a ser vendidas com valor reduzido, já que esse preço pode subir de forma consistente ao longo do tempo.

Para tanto, é necessário que o investidor tenha consciência de que se trata de um mercado de capitais, o qual por sua vez tem como característica o alto risco. Logo, trata-se de um tipo de investimento para pessoas com um perfil arrojado ou que prefiram diversificar sua carteira de investimentos entre aplicações conservadoras, moderadas e arrojados.

Dessa forma, é necessário compreender as principais vantagens e desvantagens deste tipo de investimento.

Vantagens

A primeira vantagem é que quando se realiza o IPO, o preço da ação tende a ser consideravelmente baixo e, ao longo do processo, tende a subir. Isso indica a possibilidade de se obter um lucro alto caso o investidor saiba vender no momento certo.

Desvantagens

Como se trata de uma oferta inicial, podem existir algumas incertezas acerca da volatilidade e da demanda dessas ações. Isso se dá devido a imprevisibilidade de preço caso a sustentação do valor da ação não ocorra conforme previsto, podendo ter uma queda abrupta pouco depois da abertura desta oferta inicial.

Como é feita a abertura de um IPO para uma empresa?

O processo de abertura de um IPO não é nada fácil. A empresa pode levar vários meses nesse processo, além de gastar uma certa quantia, já que são exigidas certas burocracias e taxas para que as ações sejam ofertadas.

Atendidas as questões burocráticas, ainda há a necessidade de organizar as informações financeiras da empresa, analisando os seus ativos e apresentando um projeto para o investimento previsto após a captação de valores pelo IPO. Afinal, este investimento precisa proporcionar um retorno positivo.

O que é necessário saber antes de investir em IPO?

Se você tem o interesse de investir por meio de um IPO de uma empresa, segue algumas dicas do que você precisará se atentar:

Saiba como está a empresa.

  • Procure conhecer o negócio no qual a empresa atua, verifique se o mercado é promissor e se há demanda para o principal serviço ou produto que a empresa oferta;
  • Analise as demonstrações financeiras da empresa como, por exemplo, o balanço patrimonial, para compreender as atividades operacionais, de investimento, de financiamento e o giro do ativo. Dessa forma, você vai poder saber mais sobre a estabilidade da empresa.

Analise ações parecidas

  • Acompanhar as ações de empresas concorrentes que oferecem o mesmo serviço ou produto, também é uma forma de avaliar se a empresa na qual se pretende investir é adequada. Se o valor das ações da ofertante do IPO estiver muito abaixo da média do valor de suas concorrentes diretas, vale pesquisar o motivo pelo qual isto acontece. Empresas do segmento de educação superior são boas fontes de estudo, pois estas ofertam basicamente os mesmos serviços em regiões similares, mas sempre há um grupo que se destaca no segmento.

Riscos do investimento

  • Todo investimento no mercado de capitais como é o de Oferta Inicial de Operações possui um risco inerente ao seu negócio. Estes riscos podem ser tanto de ordem interna, como os processos de governança corporativa, quanto de fatores externos como, por exemplo, legislações que podem favorecer ou não o negócio da empresa foco do investimento. Por isso, vale estar continuamente atento ao que ocorre na cadeia produtiva do setor da empresa.

Por quanto tempo vale a pena investir?

  • A decisão de investir nas ações de uma empresa não deve se restringir a uma questão de tempo. Você precisa estabelecer uma meta de rentabilidade, e ao ser atingida, se faça uma revisão das condições que levaram a este objetivo (tempo para atingir a rentabilidade, situações do mercado, perspectivas políticas e sociais que podem atingir o segmento da empresa, etc.), para só então decidir de vai sair, manter de forma total ou parcial.

Gostou do artigo? Acesse o site da Onze e confira mais dicas sobre investimentos